Estado acompanha cadastramento de candidatos a receber o Cartão Recomeçar
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2024
Estado acompanha cadastramento de candidatos a receber o Cartão Recomeçar
Prefeituras de Nilópolis e de Nova Iguaçu analisam situação de cidadãos que, se aprovados, terão ajuda de R$ 3 mil
Por determinação do governador Cláudio Castro, técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos acompanham o cadastramento de moradores de Nilópolis e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, afetados pelas chuvas do fim de semana. Os cidadãos que cumprirem os requisitos poderão ser contemplados com o Cartão Recomeçar, que terá uma parcela única de R$ 3 mil.
Para terem acesso ao benefício, as prefeituras precisam ter decretado estado de calamidade ou emergência, como fizeram o Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis e Mesquita. O benefício cobre despesas com mobiliário residencial, eletrodomésticos e materiais de construção.
– Temos muito trabalho pela frente, mas precisamos olhar pro cidadão. Essa ajuda é muito importante e precisa ser coordenada pelas prefeituras. Essa integração com os poderes e as ações específicas para os mais atingidos são o que tornam o Rio de Janeiro um estado resiliente, pronto para agir. Tivemos muita chuva e uma maré muito alta, mas também respondemos com nossas equipes nas ruas – avaliou o governador.
Na segunda-feira (15), pelo menos 2.400 militares, incluindo bombeiros extras, divididos em Grupos de Resposta ao Desastre (GRDs), atuam nos locais afetados com apoio de viaturas de salvamento, ambulâncias, barcos de alumínio para socorro a pessoas ilhadas por inundações e alagamentos, drones, aeronaves para busca de vítimas e monitoramento das áreas atingidas, cães farejadores, além de especialistas em resgate em estruturas colapsadas, entre outros recursos. Entre as ações sociais, destaque para a distribuição de pelo menos 3.200 refeições e 1.200 lanches ao longo desta segunda-feira (desde o fim de semana foram mais de 8.400 refeições).
Bombeiros 24h em ação
De acordo com os registros da Defesa Civil estadual, desde sábado (13.01), o Corpo de Bombeiros RJ trabalha ininterruptamente no atendimento às emergências e no socorro às vítimas. Já foram registrados mais de 360 socorros relacionados às chuvas, em todo o estado. Nas últimas 24 horas, a corporação atendeu a cerca de 80 ocorrências referentes a salvamentos de pessoas, inundações/alagamentos, cortes de árvores e desabamentos/deslizamentos.
O Corpo de Bombeiros trabalha ininterruptamente no atendimento às emergências e no socorro às vítimas, incluindo mergulhadores nas buscas. Até o momento, 12 mortes foram confirmadas no Estado e há relatos de dois desaparecidos no momento: uma mulher adulta que teria submergido após a queda de um veículo no rio Botas, no bairro Andrade Araújo, em Belford Roxo e um homem adulto que teria sido arrastado pela correnteza no Chapadão.
—
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoral