Estandarte de Ouro, do jornal O Globo, elege os melhores da Sapucaí em 2014

Estandarte de Ouro, do jornal O Globo, elege os melhores da Sapucaí em 2014

Premiação acontece no dia 15 de março destacando os talentos das escolas de samba

Após os dias de folia no Sambódromo do Rio de Janeiro, o jornal O Globo promove mais uma vez o prêmio Estandarte de Ouro para homenagear os profissionais que fizeram essa grande festa acontecer no Rio de Janeiro em 2014. No sábado (15 de março), às 20h, o Estandarte de Ouro – considerado pelos sambistas o Oscar do carnaval carioca – entrega, no Vivo Rio, os troféus para as escolas de samba vencedoras em 17 categorias.

Salgueiro é eleita a melhor escola de 2014 pelo Estandarte de Ouro

Criado em 1972, o prêmio Estandarte de Ouro, concedido pelo jornal O Globo com patrocínio do Prezunic, Ricardo Eletro e Prefeitura do Rio/Riotur, está em sua 43ª edição e homenageia os talentos da avenida. Todos os anos, a escolha dos vencedores é feita por especialistas em Carnaval (historiadores, jornalistas e músicos, entre outros), que votam em todas as áreas e promovem debates acerca de cada indicado. Os jurados privilegiam fatores como empolgação, emoção, empatia com o público, evolução e harmonia, escolhendo este ano o Salgueiro como melhor escola do grupo especial.

A apresentação do evento será de Antonio Carlos, locutor da Rádio Globo, e a noite será embalada pela bateria do Salgueiro, vencedora do Estandarte nas categorias Melhor Escola, Samba-Enredo e Bateria. As demais escolas vencedoras em 2014 foram: Imperatriz Leopoldinense (Mestre-Sala e Personalidade), Grande Rio (Intérprete, Passista Feminino e Passista Masculino), União da Ilha (Enredo e Revelação), Portela (Ala), Vila Isabel (Porta-Bandeira), Mangueira (Comissão de Frente, Ala das Passistas e Baiana), Viradouro (Escola do Grupo de Acesso) e Acadêmicos do Cubango (Samba-enredo do Grupo de Acesso).

Além de homenagear as escolas de samba, o Estandarte de Ouro comemora os 30 anos do Sambódromo. Durante o evento serão relembrados os sambas campeões que emocionaram o público nesse período. Cada década será comentada, revelando as transformações e adaptações que as escolas fizeram para engrandecer ainda mais a festa.

VENCEDORES PRÊMIO ESTANDARTE DE OURO 2014:

MELHOR ESCOLA: SALGUEIRO

COMISSÃO DE FRENTE: MANGUEIRA / CARLINHOS DE JESUS (COREÓGRAFO)

MESTRE-SALA: PHELIPE LEMOS (IMPERATRIZ)

PORTA-BANDEIRA: GIOVANNA (VILA ISABEL)

SAMBA-ENREDO: SALGUEIRO

INTÉRPRETE: EMERSON DIAS (GRANDE RIO)

BATERIA: SALGUEIRO / MESTRE MARCÃO (DIRETOR DE BATERIA)

PASSISTA MASCULINO: ANDREZINHO (GRANDE RIO)

PASSISTA FEMININA: MARISA FURACÃO (GRANDE RIO)

REVELAÇÃO: MARCINHO (PRIMEIRO MESTRESALA DA UNIÃO DA ILHA)

PERSONALIDADE: MARIA HELENA (IMPERATRIZ)

ENREDO: UNIÃO DA ILHA / ALEX DE SOUZA (CARNAVALESCO)

ALA: PORTELA (ALA DAS DAMAS)

ALA DAS PASSISTAS: MANGUEIRA

BAIANA: MANGUEIRA

ESCOLA DO GRUPO DE ACESSO: VIRADOURO

SAMBA DO GRUPO DE ACESSO: CUBANGO

 

Heda Wenzel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =