Exposição ‘O Rio do Samba: resistência e reinvenção’ estreia no Museu de Arte do Rio, neste sábado, com show de Martinho da Vila
Exposição ‘O Rio do Samba: resistência e reinvenção’ estreia no Museu de Arte do Rio, neste sábado, com show de Martinho da Vila
O Museu de Arte do Rio dá início neste sábado, 28 de abril, a uma viagem pela história do mais carioca dos gêneros musicais brasileiros, com a estreia da exposição “O Rio do Samba: resistência e reinvenção”. A mostra comemora os 5 anos do MAR e fica em cartaz durante um ano, com entrada gratuita durante o mês de maio. A abertura será celebrada com show de Martinho da Vila.
Levar a história do samba para um dos principais museus do Rio e do Brasil tem um sabor especial para a secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, que coordenou a pesquisa para que o samba fosse reconhecido pelo Iphan, em 2008, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. “Sempre lutei para que o brasileiro conhecesse uma de suas principais referências culturais. Este meu compromisso nunca deixou de existir. Valorizar o samba não significa apenas patrocinar ou sambar, mas, principalmente, respeitar e cuidar do corpo que mantém esta tradição, o corpo do sambista”, afirma Nilcemar.
A exposição
Para contar a história do samba, abordando os aspectos sociais, culturais e políticos do gênero, a mostra exibe cerca de 800 itens, entre obras de Portinari e Di Cavalcanti, fotografias de Evandro Teixeira e gravuras de Debret. Os curadores Nei Lopes, Evandro Salles, Clarissa Diniz e Marcelo Campos vão levar os visitantes a uma investigação sobre o samba carioca, desde as origens nos ritmos africanos.
A exposição traz também obras de Heitor dos Prazeres, Guignard, Ivan Morais, Pierre Verger e Abdias do Nascimento, os parangolés de Hélio Oiticica, e uma instalação de Carlos Vergara desenvolvida com restos de fantasias. Completando o acervo de raridades estão as joias originais de Carmem Miranda e o prato de porcelana tocado por João da Baiana.
Serviço:
O Rio do Samba: resistência e reinvenção’
Museu de Arte do Rio
Endereço: Praça Mauá, nº 5, Centro
Datas: Sábado, 28 de abril, às 20h (show de Marinho da Vila)
Até abril de 2019, de terça a domingo, de 10h às 17h (exposição)
Horário: 10h às 17h
Ingresso: Entrada franca (durante o mês de maio)
Atendimento: Rafaella Javoski
Mayara Barcellos
Coordenação: Jean Claudio Santana