Feijoada da Acadêmicos da Ponta da Areia marca estreia da agremiação no circuito do Carnava

Feijoada da Acadêmicos da Ponta da Areia marca estreia da agremiação no circuito do Carnaval 

A Acadêmicos da Ponta da Areia, a caçulinha de Niterói, fez sua estreia no circuito do carnaval com uma festa inesquecível. O evento, realizado na quadra provisória da agremiação, localizada na Praça Dr. Vitorino, na Ponta da Areia, foi um grande sucesso e contou com a presença maciça da comunidade da Ponta da Areia, Portugal Pequeno e Morro da Penha. Os participantes foram recepcionados com uma deliciosa feijoada, que deu o tom de confraternização e alegria à festa. Durante o evento, foi apresentada a equipe para o carnaval 2025 e realizado o concurso que definiu a rainha de bateria da agremiação. 

Um dos pontos mais altos da festa foi a coroação da Rainha da escola, Cris Alves. Emocionada, Cris declarou: “Que prazer estar com vocês! Em primeiro lugar, quero agradecer a todos vocês, a essa população de Niterói, Cubango, Morro do Bumba onde nasci e fui criada, porque foram vocês que fizeram a Cris Alves. Cris Alves só existe por conta de vocês. Já estava aposentada, quietinha, mas como diz sete encruzilhadas: pra ser Rainha não é só sentar no trono! Mandaram me chamar, aqui estou! Gratidão ao nosso querido Vereador Adriano Boinha, gratidão Gustavo Soares pelo carinho. São muitos anos de carnaval, estou muito emocionada! Espero representar dignamente a vermelha e branca da Ponta da Areia.” 

A presença de personalidades da política local, como a ex-secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos de Niterói, Dayse Monassa, e do carnaval, representados pelo Presidente da Liga RJ, Hugo Jr., o locutor oficial dos desfiles na Marquês de Sapucaí, Wanderley Ramos, e Erich Otto Straher, representante da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), deu ainda mais brilho ao evento, destacando a importância da Acadêmicos da Ponta da Areia no cenário carnavalesco de Niterói. Tony Lemos, o renomado promoter das estrelas, esteve presente e fez a alegria dos convidados, contribuindo para o clima festivo e descontraído da festa. 

Outro momento importante do evento foi a apresentação do experiente intérprete Nego, cuja voz inconfundível será a responsável por embalar a escola no próximo carnaval. Nego, que este ano celebra a conquista de oito prêmios, incluindo o prestigioso primeiro prêmio da Band como melhor cantor, está atualmente na Acadêmicos de Niterói, a escola de samba de seu sobrinho, Wallace Palhares, e também na Acadêmicos da Ponta da Areia, uma escola de samba do bairro onde trabalhou por dez anos no estaleiro Mauá. “Mais uma escola, mais um ano de carnaval! É uma satisfação imensa estar na Acadêmicos da Ponta da Areia, onde trabalhei com o pai do presidente de honra, o Vereador Adriano Boinha. Quando ele e o presidente Gustavo Soares me chamaram, aceitei de imediato,” disse Nego. Ele expressou seu compromisso em ajudar a agremiação a alcançar seu objetivo de realizar um belo desfile de avaliação e, posteriormente, ganhar o campeonato. “Farei o possível para essa comunidade da Ponta da Areia, um lugar onde passei muitos anos. Em 1981, ganhei meu primeiro campeonato com meu irmão, Neguinho da Beija-Flor, quando eu trabalhava aqui no bairro, como soldador do estaleiro Mauá. Para mim, isso é um orgulho muito grande,” afirmou.  

Rainha de bateria é cria do Morro da Penha 

A recém-escolhida Rainha de Bateria da Acadêmicos da Ponta da Areia, Ketlen Soares, de 17 anos, também expressou sua profunda emoção e gratidão após ser coroada para o importante cargo. Em um emocionante discurso, Ketlen destacou o significado especial de representar a escola do bairro onde nasceu e foi criada. “É uma emoção muito grande e especial ser a Rainha de Bateria de uma escola no bairro onde nasci e cresci. Sinto-me honrada por ter sido escolhida para esse cargo tão importante para a nossa escola,” declarou Ketlen. Ela fez questão de agradecer a todos que torceram por ela desde o início. “No dia do concurso, as emoções estavam à flor da pele, com certeza, mas foi a comunidade que torceu por mim desde o início. São eles que eu tenho que exaltar sempre,” afirmou. Apesar da presença dos jurados, Ketlen ressaltou que a escolha foi, de fato, da comunidade. “Claro, tinham os jurados, mas quem escolheu mesmo foi a comunidade, né? Isso eu tenho que agradecer sempre,” concluiu a rainha da bateria “Swing da PDA”. O evento ainda contou com a coroação do Rei de bateria. Renato Metello, que também é morador do bairro. Sambista há quase dez anos, com experiência em escolas de ponta do samba, como Viradouro, Salgueiro e Porto da Pedra, Renato Metello, de 29 anos, já foi Rei do Carnaval de Niterói 

O presidente da Acadêmicos da Ponta da Areia, Gustavo Soares, comemorou o sucesso do evento que marcou a estreia da escola no circuito do carnaval. Com apenas três meses de existência, a agremiação conseguiu realizar uma festa de grande porte, atraindo importantes personalidades do meio político e do carnaval de Niterói e da Sapucaí. “Para ser o primeiro evento de uma escola que ainda irá completar três meses no próximo dia 26, conseguimos realizar algo grandioso, reunindo pessoas tão importantes. Mais importante ainda é saber que a comunidade aprovou e celebrou o sucesso da nossa escola. Isso já é um grande passo para nós,” declarou Gustavo Soares. 

Ana Victória – Direção de Comunicação e Cultura do GRCESA Ponta da Areia 

Crédito e Fotos: Creuza Araújo e Ana Victória 

Proibido a reprodução das imagens sem  expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoria

Deixe um comentário