FEIRA DAS YABÁS RECEBE NO PRÓXIMO DOMINGO DIA 11 DE JANEIRO , A FOLIA DE REIS DE VASSOURAS

Exibindo 10888771_705284372904211_4699962974618551893_n.jpg

Evento tem ainda,  a roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz

Para começar o ano  de 2015, em Alto Astral,a Feira das Yabás  e a   roda de samba comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, recebem no próximo domingo dia 11 de Janeiro, a partir das 13h, A Folia de Reis: “A Guia dos Santos Reis”,  de Vassouras .

A Folia de Santos Reis, Reisado, Companhia de Reis (muitos não gostam do termo “Folia” por não se tratar de uma brincadeira, mas de um trabalho sério, de fé e devoção) ou simplesmente Folia de Reis, são cortejos de caráter religioso que se realizam em vários estados do Brasil. Ocorre entre o Natal, 25 de dezembro, e a Festa de Reis, 6 de janeiro.

Para James Bernardes , produtor da Folia de Reis do  município do Centro-Sul do estado , é muito gratificante ser convidado a fazer parte desta grande festa. ” A oportunidade de estar participando de um evento tão especial como a Feira das Yabas é unica para divulgar e fortalecer a nossa cultura e manter viva a chama da Folia de Reis no nosso estado.” Já o idealizador da Feira, Marquinhos de Oswaldo Cruz , está muito feliz em trazer para o subúrbio um acontecimento histórico:” Como todos sabem a região de Oswaldo Cruz, e um dos maiores território de bens culturais de nossa cidade.  Todas essas riquezas imateriais são extremamente diversas. La, além do samba tínhamos Jongo, cachambu, o regionais de choro e as folias de Reis. Todos esse gêneros , tinham e tem significado para aquelas comunidades.  Assim a nossa feira das Yabas alem da roda de samba mais tradicional, funciona como a grande alimentadora da memória coletiva local.  Recriando suas culturas e alimentando essa imensa riqueza cultural imaterial”.

A Feira das Yabás,   conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, desde abril de 2012 ,apoio da TV Globo e a produção da  Conceito A Mais e tem ainda, as  barracas de comidas de origem afriacana-carioca, como Tripa Lombreira,Feijoada e Vaca Atolada , que se unem a roda de samba de raiz que animam uma multidão todo segundo domingo de cada mês.

Um pouco da história da Folia de Reis:

A Folia de Reis é um auto popular, um teatro do povo. É religioso, sagrado e ao mesmo tempo folclórico: conta a história oficial da Igreja Católica à luz da cultura popular tradicional. Por isso é tão rico e cheio de nuances. Trata-se da manifestação popular mais difundida do Brasil e rica em ritos e crenças próprias.

A Folia de Reis representa a história da viagem dos três Reis Magos à gruta de Belém. Reproduzindo de forma simbólica essa procissão, os grupos vão de casa em casa adorar o Menino Deus no presépio ou lapinha.

A possibilidade de improvisação individual, permite a recriação constante do ritual e quando estas criações individuais são aceitas pelo coletivo passam a ser incorporadas ao repertório das tradições desta comunidade, deste coletivo. Por isso, cada folia tem sua tradição de acordo com a região, os ensinamentos que são passados de geração em geração ou mesmo da forma de entendimento do mestre ou embaixador, a pessoa que lidera a folia.

Sobre as Rodas de Samba:

Esse mito de origem do samba brasileiro – comprovado por várias fontes históricas – gira em torno da famosa Tia Ciata e de sua casa na Rua da Alfândega, e depois na cidade nova, no Rio de Janeiro. Tia Ciata era uma mãe de santo baiana que havia chegado ao Rio no início do século xx. Sua casa sintetiza os principais elementos que estão na origem do samba carioca: a presença dos migrantes baianos, do samba-de-roda e do candomblé. Donga que, em 1916, gravou “pelo telefone”, e João da Baiana, juntamente com Pixinguinha e outros músicos importantes da época, frequentavam as rodas de samba da casa de Tia Ciata e foram os responsáveis pela fusão dessa música com instrumentos de tradição ibérica, como a flauta, o violão e o cavaquinho, característicos do choro.

Sobre a Feira das Yabás:

Além de música na Praça Paulo Portela, a Feira das Yabás conta com 16 barracas de comidas típicas do subúrbio carioca, cada uma com um prato diferente. Nessa cozinha a céu aberto, são as Yabás (termo que refere-se a Yemanjá e Oxum, mas que, no Brasil, é utilizado para definir todo orixá feminino), ou seja, são as matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz, que apresentam suas delícias. Carinhosamente chamadas de “barraqueiras”, as mulheres preparam ali pratos que parecem feitos especialmente para acompanhar as tradicionais rodas que atraem bambas do samba , como Monarco e Tereza Cristina, sem falar no diversificado público de turistas e cariocas das zonas Sul, Oeste , Norte, Baixada e de todo grande Rio.

Evento acontece desde 2008

A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes .

SERVIÇO:

Feira das Yabás – gastronomia e roda de samba

Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz convida: Folia de Reis de Vassouras

Quando: Domingo, 11  de Janeiro de 2015.

Hora: a partir das 13h

Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

Evento gratuito

Enildo do Rosário( Viola)
Assessoria de Imprensa e Divulgação.
Celular: (21) 9924-3599 / 8530-1395
Nextel: (21) 7842-7972
ID: 24*30323
e-mail:violaassessordeimprensa@gmail.com
Twitter:
www.twitter.com/violaassessor
Msn:
enildo.rosario@gmail.com
Facebook : Enildo do Rosário
Orkut: Enildo do Rosário Viola

Skype: Violaassessor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =