Feira das Yabás reúne comidas típicas dos quintais suburbanos e samba de raiz

page

Feira das Yabás reúne comidas típicas dos quintais suburbanos e samba de raiz

 

Evento gratuito atrai cariocas e turistas, que vão a Oswaldo Cruz provar quitutes das “barraqueiras”.

 

Velha Guarda da Portela está confirmada na edição de domingo, dia 03 de fevereiro   

 

O que é mais carioca do que o subúrbio? Casas de portas abertas, crianças brincando no quintal, o cheiro do tempero que toma conta das vilas, a cerveja gelada sobre a mesa e o samba de raiz ao fundo. Tudo isso compõe o cenário perfeito para a Feira das Yabás, evento que no domingo, 03 de fevereiro, terá sua 12º edição, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio de Janeiro, reunindo comidas de origem africana, como bobó de camarão, tripa lombeira e feijoada, além de roda de samba comandada pelo sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz e o Bloco Timoneiros da Viola. O grupo  contará com a presença do homenageado, o cantor e compositor Paulinho da Viola, e de sua filha, Cecília Rabello, como musa do bloco, e reforço da Velha Guarda da Portela.

“Essa Feira recria os quintais das mulheres de Oswaldo Cruz. No meu caso, na casa da Tia Doca e da Tia Surica, que sempre tinham comida embalada pelo samba”, explica o idealizador do evento, Marquinhos de Oswaldo Cruz.

Na Praça Paulo Portela a feira se instala todo segundo domingo do mês (excepcionalmente em fevereiro, em função do Carnaval, a Feira será no primeiro domingo). São montadas 16 barracas, cada uma com um prato diferente. Nessa cozinha a céu aberto, são as Yabás (termo que refere-se a Yemanjá e Oxum, mas que, no Brasil, é utilizado para definir todo orixá feminino), ou seja, as matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz, que apresentam suas delícias. Carinhosamente chamadas de “barraqueiras”, as mulheres preparam ali pratos que parecem feitos especialmente para acompanhar as tradicionais rodas que atraem bambas do samba, como Monarco e Tereza Cristina, sem falar no diversificado público de turistas e cariocas das zonas Sul, Oeste e Norte, claro.

Cardápio variado relembra as origens do samba e da cultura africana

Com ingredientes como aipim, jiló e frutos do mar, as comidas e petiscos servidos pelas Yabás remetem à influência africana na culinária brasileira. Em sua barraca, Tia Surica (baluarte da Velha Guarda da Portela) oferece mocotó e aipim com carne-seca;  entre as refeições mais concorridas está a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe e frutos do mar; a barraqueira Romana vai de jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha; bobó de camarão é o prato da Jussara; Selma Candeia (filha do sambista Candeia) oferece abóbora com carne seca; já a combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz é responsabilidade da Tia Nira; Tia Edith apresenta macarrão com carne assada; Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora; Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira (viúva de Luiz Carlos da Vila)  mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e bolinho de bacalhau pra Feira; Marlene apresenta roupa velha e feijoada; Tia Natércia e Sueli vão de vaca atolada, bolo de aipim e carne com aipim. Para arrematar, a barraqueira Vera de Jesus prepara doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 15.

Evento acontece desde 2009

A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2009, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes e conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, desde abril de 2012.

Para ajudar a compor a grande roda de samba, a cada edição da Feira das Yabás Marquinhos de Oswaldo Cruz conta com um convidado especial. Já passaram pelo bairro de Oswaldo Cruz nomes como, Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Almir Guineto e Jongo da Serrinha, entre outros. Nesta 12ª edição da Feira, também estão confirmadas as presenças do compositor Elton Medeiros e de Nelson Sargento, da Velha Guarda da Mangueira.

SERVIÇO

Feira das Yabás – gastronomia e roda de samba

Quando: Domingo, 10 de fevereiro (todo segundo domingo do mês)

Hora: a partir das 12h

Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

Evento gratuito

 

APPROACH COMUNICAÇÃO INTEGRADA – assessoria de imprensa
Mariana Barbosa – atendimento

mariana.barbosa@approach.com.br
(21) 3461-4616 r. 135 – (21) 9621-1470
Fabi Guimarães – coordenadora de mídia, comportamento e eventos

(21) 3461-4616 r. 152 – (21) 9476-4050

fabiana.guimaraes@approach.com.br
www.approach.com.br

 

Mariana Barbosa

Deixe um comentário