G.R.E.S. Império Serrano inicia ensaios da bateria nesta quarta-feira

G.R.E.S. Império Serrano inicia ensaio da bateria nesta quarta-feira

 

Faltam poucas horas para o G.R.E.S. Império Serrano dar a largada ao ensaio da sua premiada bateria, a Sinfônica do Samba. Os portões da verde e branco de Madureira, na Avenida Ministro Edgard Romero, 114, abrem para o público hoje (20/06), às 21h, horário que inicia o ensaio. Com 250 ritmistas, a bateria vai dar um show de samba gratuito para a comunidade até às 22h30. Os ensaios ocorrem todas as quartas-feiras neste mesmo horário. A novidade é que os ritmistas ganharam uma sala própria, toda equipada com televisão, armários, sofás e salão de jogos.


Antes de aquecer os tamborins, mestre Gilmar revela que se reunirá com os músicos juntamente com o presidente e o vice-presidente de Carnaval do Império Serrano, Átila Gomes e Luciano Vargem, respectivamente. O objetivo é apontar os pontos positivos e negativos da bateria no desfile de 2012, para aprimorar ainda mais a melhor bateria do Carnaval carioca.


– Vamos passar a visão da nova diretoria e discutir os pontos que precisamos melhorar. Inovar sempre, mas faremos este ano o que não tivemos a oportunidade de fazer no ano passado, consertar erros que a bateria vinha cometendo em anos anteriores. A meta é melhorar o que já é ótimo, mas sem descaracterizar a nossa bateria, cuja sinfonia é sua marca registrada – ressalta mestre Gilmar.


Com a quadra reformada e estruturada, mestre Gilmar acredita que a Sinfônica do Samba terá uma motivação a mais, além da paixão pela escola da Serrinha.


– Agora os ritmistas têm uma sala só deles, o que nunca existiu na escola. Eles terão uma área de lazer, com conforto, comodidade, para relaxar antes das apresentações. Eles poderão chegar do trabalho, tomar banho, trocar suas roupas e terão armários para guardar seus pertences. Em breve, colocaremos uma mesa de sinuca para que nossos músicos possam desfrutar de momentos de lazer em nossa escola – revela Gilmar, de 34 anos, com a bagagem de 23 anos como músico de bateria, sendo 22 anos na família imperiana, onde começou a desfilar na escola de samba mirim Império do Futuro.

 

Aulas da Percussamba começaram essa semana

 

A oficina Percussamba, projeto que forma novos músicos, iniciou na última segunda-feira (18/06). O projeto que profissionaliza alunos a partir dos 13 anos, sem limite de idade e para ambos os sexos, dá aulas de percussão para a comunidade com os nove instrumentos da bateria: surdo de 1º, 2º e 3º, agogô, caixa, tamborim, repique, cuíca e chocalho. As aulas acontecem as segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h30, na quadra da G.R.E.S. Império Serrano, em Madureira. A escola de percussão já conta com 70 alunos, mas ainda há vagas para outros interessados. As inscrições vão até o dia 30 deste mês.


De acordo com mestre Gilmar, com uma equipe com 11 diretores no projeto, o objetivo não é só formar futuros ritmistas para o Império Serrano, e sim formar novos músicos, podendo, inclusive, serem aproveitados em outras escolas de samba. Os alunos recebem aulas práticas e teóricas.


– Por enquanto, nossa bateria está completa, nosso objetivo mesmo é formar músicos. Porém, aqueles que se destacarem poderemos usar futuramente em nossa bateria, como na Império do Futuro, de acordo com a idade do músico – explica mestre Gilmar.


Os interessados devem fazer suas inscrições na secretaria da agremiação, nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h, munidos de duas fotos 3X4, xerox da idade, do CPF e do comprovante de residência. A taxa de inscrição sai ao custo de R$ 30 e a mensalidade a R$ 40.

 

Crédito: foto bateria (Ricardo Almeida)

Aula Percussamba (Fernanda França)



Eloisa Leandro

Assessora de Imprensa
G.R.E.S. Império Serrano
Montagem:SandraZayres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 13 =