Governador Cláudio Castro entrega Cartão Recomeçar em Nova Iguaçu

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 03 de abril de 2024
Governador Cláudio Castro entrega Cartão Recomeçar em Nova Iguaçu
Município é o quinto a receber o benefício nesta semana. Ao todo, serão contempladas mais de 13 mil famílias na Baixada Fluminense
O governador Cláudio Castro iniciou a entrega do Cartão Recomeçar, nesta quarta-feira (03/04), para famílias atingidas pelos temporais em Nova Iguaçu. A ação dá continuidade à distribuição do benefício à população fluminense, iniciada em Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias na terça-feira (02/04).
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos entregará mais de 13 mil cartões na Baixada Fluminense. Nos últimos dois anos, o governo estadual já investiu R$ 87,4 milhões no auxílio, atendendo mais de 29 mil famílias em mais de 30 municípios.
– O Cartão Recomeçar dá à população um meio de comprar bens perdidos por conta das chuvas, como móveis e eletrodomésticos. Também aquece a economia local. Estamos ajudando a devolver a dignidade a essas famílias – afirmou Castro.
A distribuição será feita pelas prefeituras. O Cartão Recomeçar tem o valor de R$ 3 mil, em parcela única para a compra de material de construção, eletrodomésticos e móveis.
– Sou nascida e criada em Nova Iguaçu. Também já passei pela dor de ter a casa invadida por água. E quem ajudava a gente nesse momento difícil eram os vizinhos e familiares. Mas hoje é um dia de alegria, pois estamos juntos, Governo do Estado e prefeitura, para auxiliar os moradores de Nova Iguaçu a recomeçar – afirmou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.
Beneficiados satisfeitos
O benefício atendeu às expectativas da aposentada, Alda Tripoli. Mãe de dois filhos, ela conta que o sentimento é de emoção.
– Com as fortes chuvas a caixa d’água da casa rompeu e isso fez os dois banheiros desmoronarem. Com a chegada do Cartão Recomeçar eu vou comprar uma nova e também ajeitar o meu banheiro – afirmou.
O barbeiro Alef Barboza também foi receber o seu benefício. Ao saber que o Governo do Estado iria conceder o cartão no seu município, rapidamente se cadastrou.
– Sou casado e pai de duas filhas. Perdi armário de cozinha e guarda-roupa. O Cartão Recomeçar é um alívio, uma ajuda. Com ele vou comprar meus móveis novamente – afirmou.
Outra beneficiada foi Alessandra Pereira da Silva. Ela cuida do esposo acamado por motivo de doença. Ela aponta que o auxílio do Governo do Estado é fundamental para repor a vida em ordem.
– Estou muito feliz! Essa noite eu nem dormi. Recebi a mensagem, via WhatsApp, avisando para comparecer aqui. O cartão vai me ajudar muito. Vou comprar cimento para refazer a calçada da entrada da minha casa – afirmou
VÍDEO: https://drive.google.com/drive/folders/1C5ypLog-hUwtrxME_yQkW1H0SHLhm2lu?usp=
Fotos: Carlos Magno
Créditos Fotos
Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoria