Governo do Estado certifica alunos de projeto para cuidado e atenção à pessoa idosa e anuncia segunda fase do curso com mais de 1.5 mil vagas
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 28 de março de 2024
Governo do Estado certifica alunos de projeto para cuidado e atenção à pessoa idosa e anuncia segunda fase do curso com mais de 1.5 mil vagas
Projeto QUALIdade é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável e a Uerj
A Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Envelhecimento Humano (UnaTI/Uerj), entregaram, nesta semana, os certificados dos aprovados nos cursos do Projeto QUALIdade. Durante a cerimônia, realizada na Uerj, foi anunciado também a continuidade do projeto para o ano de 2024.
O programa ofereceu, gratuitamente, 1.5 mil vagas nos cursos de Introdução à Gerontologia, Atualização no Cuidado com a Pessoa Idosa e Treinamento em Gerontologia. As aulas foram voltadas para gestores, técnicos, conselheiros, profissionais da rede e cuidadores familiares interessados ou atuantes nas políticas de atenção às pessoas idosas do Rio de Janeiro. Os alunos estudaram modalidade on-line e os cursos duraram três meses.
O secretário de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, destacou a importância de se ter uma rede de apoio ao público 60+ cada vez mais qualificada.
– Esse é um importante projeto que capacita os profissionais envolvidos no cuidado com a pessoa idosa, que também se tornam multiplicadores dos seus aprendizados. Estamos muito felizes em entregar esses certificados e anunciar que o programa terá continuidade neste ano, com 1.5 mil vagas nos cursos de Cuidador de Idosos, Cuidados Paliativos e Gestão de Política Pública. As inscrições serão divulgadas em breve – afirmou.
A aluna Cláudia Doin, de Nova Friburgo, é médica psiquiatra e participou das aulas junto com os técnicos de enfermagem que a auxiliam com os cuidados de seu pai.
– Eu tenho muito interesse nessa área e fiz o curso junto com os cuidadores do meu pai. O cuidado à pessoa idosa com ética é muito importante. Nos capacitamos ainda mais para prover o cuidado com ele e outras pessoas que podemos atender. Então, essa qualificação fez muita diferença no nosso dia a dia – explicou Claudia.
Na cerimônia, o secretário Alexandre Isquierdo recebeu a reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva; a superintendente da Pessoa Idosa da Seijes, Lícia Mattesco; o diretor do Núcleo do Envelhecimento Humano da Uerj, Renato Veras; e a coordenadora de Extensão do Núcleo do Envelhecimento Humano da Uerj, professora Sandra Rabello.
—
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Credito Foto
Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoria