Governo do Estado lança campanha pelos 10 anos do Segurança Presente
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 17 de março de 2024
Governo do Estado lança campanha pelos 10 anos do Segurança Presente
Maior programa de polícia de proximidade do país quase dobrou de tamanho desde 2021 e, hoje, conta com 4 mil agentes em 40 bases espalhadas pelo estado
O Governo do Estado lança, neste domingo (16.03), uma campanha publicitária pelos 10 anos do Segurança Presente, maior programa de polícia de proximidade do país. A campanha, que terá inserções no rádio, emissoras de TV, jornais, redes e sites com banners, não só celebra o sucesso desse projeto, como é ainda uma prestação de contas, uma oportunidade para a população constatar as conquistas e resultados do programa.
Desde 2021, o Segurança Presente quase dobrou de tamanho e conta, hoje, com quase 4 mil agentes (militares e civis) em 40 bases espalhadas por 22 municípios do Rio de Janeiro. Só na Cidade do Rio, são ao todo 17 bases (Zonas Sul, Norte e Oeste, e Centro). São 12 na Baixada Fluminense, 8 no Interior e outras 3 também na Região Metropolitana 2 (Niterói, São Gonçalo e Itaboraí).
— O Segurança Presente é, acima de tudo, um programa da população. É a polícia de proximidade atendendo o morador de cada bairro, garantindo o reforço do policiamento e o aumento da sensação de segurança. Também cria laços entre os agentes e os cidadãos e cumpre um papel social que vai além da segurança pública. A importância desse projeto é imensa. Por isso, na minha gestão inaugurei mais 19 bases, praticamente quase dobrando a quantidade. Esses 10 anos são um marco e temos que comemorar o sucesso que é o Segurança Presente – declarou o governador Cláudio Castro.
A campanha mostra ainda que o programa não age só como como forma de policiamento, mas também na criação de laços e relações de confiança entre os cidadãos e as instituições policiais. Seus agentes, além de prevenirem e coibirem a atuação de criminosos nos bairros, prestam auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade, colaborando para que tenham acesso a direitos básicos, como a emissão gratuita de documentos. Em 36 das 40 bases do Segurança Presente há grupos de assistentes sociais, que interagem com a comunidade e atuam nas necessidades básicas.
Projetos “Viva Melhor” e “Mulheres Encorajadas”
O Segurança Presente contempla a população fluminense também com diversos projetos. O “Viva Melhor” oferece aulas de ginástica, ministradas por professores de Educação Física, para a terceira idade, em 9 bases do programa. E, em breve, chegará a outros bairros.
O “Mulheres Encorajadas”, na base de Miguel Couto, atende a 70 mulheres vítimas de violência doméstica. Além de assistência psicológica e agendamento de exames, o projeto oferece aulas de dança, autodefesa, artesanato e palestras, conectando as vítimas a redes públicas e privadas de assistência.
Apoio às Crianças em Vulnerabilidade Social
Nove bases do Segurança Presente abordam a vulnerabilidade social de crianças, oferecendo atividades como Yoga, Jiu-Jitsu, Dança, Artesanato, Modelagem e visitas turísticas guiadas. Os assistentes sociais e policiais das bases desempenham papel crucial nesse suporte.
Segurança Presente em números
Desde o começo, o Segurança Presente já atendeu mais 400 mil pessoas em vulnerabilidade social, localizou 8 mil foragidos da Justiça e conduziu mais de 57 mil suspeitos às delegacias.
Somente na Lapa, área onde o programa começou, foram mais de 90 mil atendimentos à população em situação de rua.
Redução de criminalidade
Em média geral, as bases do Segurança Presente registraram redução de criminalidade em 2023 na comparação com 2022, dentro do horário e atuação do programa.
Foram 50% a menos de casos de roubo a pedestres no interior; 42% a menos de casos de roubos a estabelecimentos comerciais na Baixada; 43% a menos de roubos de veículos na capital; 23% a menos de casos de roubo a pedestre na capital; e 22% a menos de casos de roubo a celulares na capital.
—
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
credito fotos
21/04/2021 – Segurança Presente Aterro Foto Luis Alvarenga