Governo do Estado mantém esquema especial de serviços para o pré-carnaval neste fim de semana

Governo do Estado mantém esquema especial de serviços para o pré-carnaval neste fim de semana

Com operação integrada, ações garantem mobilidade, segurança e atendimento ao público durante blocos de rua e ensaios técnicos

O Governo do Estado segue com um esquema especial de serviços para o fim de semana de pré-Carnaval, com diversos blocos de rua e ensaios técnicos previstos para sábado (7/02) e domingo (08/02), no Rio de Janeiro. A atuação integrada envolve ações nas áreas de segurança pública, saúde, transportes e fiscalização, com foco na proteção de foliões, moradores e trabalhadores.
Para os ensaios técnicos, que reúnem até 80 mil pessoas ao Sambódromo e ocorrem às sextas, sábados e domingos, há ampliação da oferta nos horários de maior movimento e operação com horário estendido.

Metrô

O MetrôRio estenderá o horário de embarque de passageiros nas estações Praça Onze e Central do Brasil/Centro. Desde o início desta sexta-feira (6/02), o metrô funciona das 5h às 4h. No sábado (7/02), a circulação será das 5h às 2h30. Já no domingo (08/02), a circulação ocorrerá das 7h às 2h30. As estações Praça Onze e Central do Brasil contarão com esquema especial para facilitar o fluxo de passageiros. As demais estações funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite, às sextas e sábados, e das 7h às 23h, aos domingos, ficando abertas após o horário apenas para desembarque.

A transferência entre as linhas 1 e 2 será realizada entre Central do Brasil e Botafogo (às sextas-feiras), e entre Central do Brasil e General Osório (aos sábados e domingos).

Trens Urbanos

Os trens urbanos também terão reforço na operação. Durante os ensaios técnicos, serão realizadas 77 viagens extras, com grade ampliada. Os ramais de Santa Cruz, Japeri e Saracuruna contarão com 25 viagens adicionais cada, enquanto o ramal Belford Roxo terá duas viagens extras. A estação Central do Brasil permanecerá aberta para atender os foliões ao fim dos ensaios no Sambódromo.  

Para os megablocos, serão feitas 128 viagens extras nos trens. No dia 07/02, no Bloco da Favorita, estão previstas oito viagens adicionais, e no dia 8/02, durante o Cordão do Boitatá, mais 18 viagens extras. Nos ramais Santa Cruz e Japeri, haverá ainda redução dos intervalos entre os trens.  

Barcas

As barcas vão operar com horários especiais na linha Arariboia–Praça XV. Nos dias 07/02 (Bloco da Favorita) e 08/02 (Fogo e Paixão e Cordão do Boitatá), a operação terá intervalos de 30 minutos, com redução para 20 minutos nesses mesmos horários de pico.

A linha Paquetá também contará com esquema especial. No período da tarde, entre 13h e 17h, haverá quatro viagens extras, sendo duas na ida e duas na volta. Para o transporte de cargas, poderão ser realizadas até quatro viagens adicionais, duas no sentido Praça XV e duas no sentido Paquetá, incluindo uma viagem no dia anterior ao evento, em 6 de fevereiro.

Segurança Pública

Na segurança, a Polícia Militar mantém reforço no policiamento com mais de 2.700 agentes mobilizados para blocos de rua, ensaios técnicos e eventos associados ao pré-Carnaval.  Além do efetivo ampliado, as ações são realizadas com uso de tecnologia, como drones, câmeras e reconhecimento facial. O programa Segurança Presente também reforça a presença policial, especialmente na região central da capital.

A Polícia Civil mantém delegacias em funcionamento com equipes de plantão para o registro de ocorrências, atuando de forma integrada com os demais órgãos de segurança.

Equipes da Operação Lei Seca estarão posicionadas em pontos estratégicos de toda a cidade, fiscalizando motoristas para garantir a segurança no trânsito e evitar a mistura de álcool e direção.

Saúde

Todos os hospitais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual de saúde vão funcionar normalmente. O serviço SAMU 192, único do estado operado pela SES-RJ, funcionará 24 horas por dia, mantendo toda a sua frota ativa em atendimento. São 73 ambulâncias, incluindo duas de suporte de desastres, além de 30 motolâncias.

Os veículos do SAMU ficarão localizados em pontos estratégicos, com destaque para Zona Sul e região central da cidade, incluindo a base ao lado do Sambódromo da RioFarmes.


Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

📸 Crédito Foto

🚫 Proibida a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor, conforme a Lei nº 9.610 – Direitos Autorais.