Humanidade 2012 sedia premiação Heróis do Futuro e fóruns de Empreendedorismo
Humanidade 2012 sedia premiação Heróis do Futuro e fóruns de Empreendedorismo
O evento ainda terá apresentação do Programa Municípios Verdes e
Florestabilidade, lançamento da “biblioteca mãe” e Fóruns de Produção e Consumo Sustentável, Equidade de Gênero e Qualidade de Vida nas Cidades.
Nesta quinta-feira, 14, no Humanidade 2012, projeto paralelo à Rio+20, acontece o Prêmio “Heróis do Futuro”, onde serão anunciadas as equipes vencedoras do concurso Heróis do Futuro. Na sexta-feira, 15, destaque para os fóruns de Empreendedorismo e Empreendedorismo Social, que se dividem em diversos painéis ao longo do dia.
Durante esta quinta-feira, os auditórios do espaço expositivo contam com a apresentação do “Programa Municípios Verdes e Florestabilidade” e com a palestra “A Voz do professor”, que focará na reorganização dos conceitos de sustentabilidade dentro da perspectiva educacional.
Às 19 horas, ocorre o lançamento da “biblioteca mãe”, um dos destaques da Capela – espaço central do projeto Humanidade 2012. Formada por cerca de sete mil livros indicados por mais de 100 personalidades de diversas áreas – Caetano Veloso, Jô Soares, Lula, Marina Silva, Fernando Henrique Cardoso, Daniel Filho, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, entre outros – o espaço simboliza a diferença fundamental entre os homens e os outros animais: a possibilidade de transmissão do conhecimento pela criação da linguagem.
Durante o lançamento, Luiz Alberto Oliveira, físico e pesquisador do CBPF, conversa com os participantes sobre “O homem do futuro diante do presente”. Na sequência, acontece um sarau com a leitura de trechos de obras, feita por pessoas que indicaram livros como Renata Sorrah, Carlos Alberto de Matos, Paulo Niemeyer, Jorge Mautner e Roberta Sudbrack.
Já na sexta-feira, não faltam opções de fóruns, debates e palestras para os visitantes que circularem pelo espaço. Na agenda do dia: “Produção e Consumo Sustentável: Governança Nacional e Global, avanços da Indústria no Brasil e perspectivas pós- Rio +20”, “Equidade de Gênero: Pressuposto para o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza”, “Qualidade de vida nas cidades” e “Mesa de Diálogo para uma energia sustentável”.
José Júnior, líder do AfroReggae, troca experiências com o público e discute “Qual futuro queremos e como os jovens podem impactar processos para fazer a diferença nessa direção”. O talk show acontece no Café Cultural, às 14h, e será conduzido pelo diretor titular do CJE, Sylvio Gomide, e pela presidente do Conselho de Jovens Empresários da Firjan, Poliana Simões. Às 15h30, o auditório recebe Orquestra Sonidos de La Tierra. Às 20 horas, Pedro Duarte conversa sobre “O homem e a natureza e o que a filosofia tem a dizer sobre isso?”, no Café Cultural.
O evento, que acontece até o dia 22 de junho no Forte de Copacabana e ocorre em paralelo à Rio+20, é uma iniciativa da FIESP, Sistema FIRJAN, Fundação Roberto Marinho, SESI do Rio, SESI-SP, Senai do Rio, Senai-SP, com patrocínio da Prefeitura do Rio, do SEBRAE e da Caixa Econômica Federal.
PROGRAMAÇÃO
Dia 14 de junho
Programa Municípios Verdes e Florestabilidade – Sala Multiuso – 09 às 13h
A experiência do Programa Municípios Verdes (PMV) do estado do Pará será apresentada pelo governador Simão Jatene e secretários do estado, demonstrando como contribui para a redução das taxas de desmatamento no bioma; as boas práticas da agropecuária; e a legalidade das propriedades rurais. Dentre os convidados para o diálogo estão: Adalberto Veríssimo (Imazon); Adnam Demacki (Prefeito de Paragominas), Daniel Azeredo (Procurador do Ministério Público), Justiniano Neto (Secretário Especial de Municípios Verdes) e Mauro Lúcio Costa (Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas). Mais informações: http://municipiosverdes.com.br
O projeto Florestabilidade: Educação para o Manejo Florestal é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho com o Fundo Vale e o Serviço Florestal Brasileiro. Será implementado nos estados do Pará, Amazonas e Acre a partir de Agosto próximo. Tem por objetivo difundir as vantagens econômicas, socias e ambientais do manejo florestal para estudantes e comunitários da Amazônia e despertar jovens para as carreiras ligadas à gestão das florestas brasileiras. O evento contará com a presença do Governador do Pará, Simão Jatene, e Secretários de Estado de Educação e Meio Ambiente do Amazonas e do Acre. O diálogo sobre manejo florestal será mediado pela jornalista Amanda Pinheiro. Na ocasião, será apresentada uma amostra dos vídeos educativos que vão compor o projeto. O evento marca ainda a formalização da parceria da Fundação Roberto Marinho com o do Governo do Pará para a implementação do projeto em escolas do estado. Mais informações: www.florestabilidade.org.br
Mestre de Cerimônia: Amanda Pinheiro
A Voz do Professor – Auditório – 10h às 13h
Promover a discussão do tema nas diversas esferas: debates, depoimentos, mediação e show musical. Instrumentalizar docentes para a inclusão do tema nas práticas pedagógicas. Reorganizar os conceitos de sustentabilidade dentro de uma perspectiva educacional.
Palestrantes:
Pedro Bial – Mestre De Cerimônia
Walter Vicioni Gonçalves – Superintendente Operacional Do Sesi – Sp E Diretor Regional Senai -Sp
Paulo Skaf – Presidente Da Fiesp/Sesi-Sp/Senai-Sp
Silvio Meira – Pesquisador De Engenharia De Software
Tião Santos – Presidente Da Associação De Catadores De Material Reciclável De Jardim Gramacho
Marcelo Jeneci – Cantor E Compositor
Heróis do Futuro – Auditório e Capela – 15h às 16h30
Evento de premiação das equipes vencedoras do concurso Heróis do Futuro, em suas categorias escolar (Rio e SP) e livre. Criado pelo Sistema FIRJAN para aproximar os jovens dos temas que serão debatidos na Rio+20, o projeto Heróis do Futuro reúne um filme em 3D e um jogo virtual sobre sustentabilidade. Mais de 385 escolas do Rio aderiram à iniciativa, com cerca de 190 mil alunos. Os participantes, que concorrem a prêmios como Ipad2 e Playstation3, têm até 9 de junho para concluir o jogo.
Mestre de Cerimônia: Thalita Rebouças
Palestra Luiz Alberto Oliveira (Físico e pesquisador do CBPF) – Café – 19h
Tema: “O homem do futuro diante do presente”
Dia 15 de junho
è Fórum de Empreendorismo Social – Painel 1 – Empatia e Cuidado: o paradigma e a atitude para uma nova civilização – Auditório – 09h às 12h
A Empatia e o Cuidado contêm o conjunto de valores para fundamentar a nova civilização da sustentabilidade. São componentes fundamentais da nova inteligência que necessitamos para avançar rumo a uma nova civilização.
Palestrantes:
Leonardo Boff
Bernardo Toro
Kriran Bir Sethi
Vilma Guimarães
Milton Cáceres
Produção e Consumo Sustentável: Governança Nacional e Global, avanços da Indústria no Brasil e perspectivas pós- Rio +20 – Multiuso – 9h às 12h
O objetivo central é estimular o debate entre os diversos agentes, como empresas, indústrias, governos, público em geral, produtores e consumidores, em busca de ações que levem a novos padrões de produção e consumo.
Palestrantes:
Ana Maria Vieira Neto – Diretora De Produção E Consumo Sustentável Na Secretaria De Articulação Institucional E Cidadania Ambiental Do Ministério Do Meio Ambiente – Mma, Brasil
Arab Hoballah – Chefe Do Setor De Produção E Consumo Sustentável Da Divisão De Tecnologia, Indústria E Economia – Dtie, Unep/Pnuma
Denise Hamú – Responsável Pelo Escritório Brasileiro Da Unep/Pnuma
Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira – Presidente Da Firjan
Hugo Bethlem – Vice-Presidente Executivo Do Grupo Pão De Açúcar
Jorge Soto – Diretor De Sustentabilidade Da Braskem S/A
Nelson Pereira Dos Reis – Diretor Titular Do Departamento De Meio Ambiente Da Fiesp
Paulo Skaf – Presidente Da Fiesp
Fórum Empreendedorismo – Educação e Empatia no sistema de ensino – Multiuso – 09h às 12h
Este workshop, facilitado pela Escuela Nueva e Piece First, tem por objetivo apresentar o conceito de empatia para educadores e pais que tenham interesse em desenvolver em crianças e jovens a habilidade da empatia, permitindo que possam exercer seu papel como cidadãos, líderes e inovadores de maneira efetiva.
Sobre o Fórum:
Fórum de Empreendedorismo Social na Nova Economia reúne empreendedores de todo o mundo para propor ideias e ações práticas que contribuam para um novo impulso na agenda da sustentabilidade e na emergência de uma nova economia. A realização do evento apoia-se no reconhecimento do papel decisivo do empreendedor social no movimento que procura reunificar sociedade e natureza, ética e economia como base para o desenvolvimento sustentável. É uma iniciativa conjunta de quatro instituições: Fundación Avina, Ashoka, Skoll Foundation e Fundação Roberto Marinho e é patrocinado por Fiesp, Sistema Firjan, Prefeitura do Rio de Janeiro, Sesi, Senai e Sebrae. Conta ainda com o apoio da InterAmerican Foundation, Rockefeller Foundation e do Instituto Arapyaú. Muito mais do que utopias distantes do mundo real, o Fórum traz uma diversidade de experiências capazes de inspirar práticas transformadoras para consumidores, empresas, associações e governos. A participação é aberta ao público. Conheça a programação e inscreva-se no www.empreendedorismosocial.org.br
Fórum – Equidade de Gênero: Pressuposto para o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza – Capela e Sala Cultural- 09h às 13h
Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, Marta Suplicy, senadora, Luiza Helena de Bairros, ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e Patricia Amorim, presidente do Clube de Regatas do Flamengo, entre outras representantes em cargos de destaque em diversos setores, vão discutir o posicionamento da mulher no futuro do planeta. O Fórum vai abordar ainda a igualdade de gênero como forma de equidade econômica e social e erradicação da pobreza.
Palestrantes:
Eliane Belfort – Diretora Titular Do Comitê De Responsabilidade Social
Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira – Presidente Da Firjan
Paulo Skaf – Presidente Da Fiesp
Izabella Teixeira – Ministra Do Meio Ambiente
Gleisi Helena Hoffmann – Ministra-Chefe Da Casa Civil
Helena Chagas – Ministra-Chefe Da Secretaria De Comunicação Social Da Presidência Da República
Luiza Helena De Bairros – Ministra-Chefe Da Secretaria De Políticas De Promoção Da Igualdade Racial
Marta Suplicy – Senadora Da República
Mara Cristina Gabrilli – Deputada Federal/Sp
Maria Antonieta De Brito – Prefeita Do Município Do Guarujá
Eunice Cabral – Presidente Da Confederação Nacional Dos Trabalhadores Nas Indústrias Do Setor Têxtil, Vestuário, Couro E Calçados.
Isabel Martínez Lozano – Representante Internacional De Políticas Pró-Equidade De Gênero Na Espanha
Lilliana Negrini Ferraro – Empresa Dulca
Celina Maria Da Trindade – Grupo Cene
Eliana Calmon – Ministra Do Superior Tribunal De Justiça
Paulo Cavalcante De Albuquerque Ribeiro Dias – Furnas
Cintia Da Silva Ferreira – Sesi/Sp
Fórum: qualidade de vida nas cidades (etapa 1) – Multiuso – 09h às 13h
Palestrantes:
Jim Fielder – Bioregional
Daniel Viliesid – Bioregional
Fórum Empreendedorismo Social: Mineração – Criando espaços de resolução de conflitos – Multiuso – 14h às 16h
Apresentar o diálogo interssetorial como uma ferramenta capaz de contribuir para a construção de um novo modelo de mineração que contribua para o projeto nacional baseando-se em três premissas, proteger o bom uso e a conservação dos recursos naturais, o respeito pelos direitos humanos e que seja economicamente rentável para a comunidade e a nação.
Palestrantes:
Carlos Monge – Revenue Watch Institute
José Luis López Follegatti
Maria Del Pilar Pardo Fajardo
Carlos Alberto Cordova Caluqui
Volker Frank – Fundación Futuro Latinoamericano – Equador
Fórum Empreendedorismo – Diálogos sustentáveis – Arapyau / Funbio – Multiuso – 14h às 18h
O Programa Diálogos Sustentáveis tem como objetivo aprofundar o conhecimento de líderes empresariais a respeito de diferentes temas relacionados ao tema, e expor as oportunidades e benefícios à disposição de empresas que incorporam a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nos seus negócios.
Palestrantes:
Silio Boccanera
Joseph Stieglitz
Tim Jackson
Nicholas Stern
Camila Monteiro – Funbio
Talk Show com José Júnior, líder do AfroRaggae – Café Cultural – 14h às 16h
Tema: “Qual futuro queremos e como os jovens podem impactar processos para fazer a diferença nessa direção”
Atividade Cultural- Orquestra Sonidos de La Tierra – Auditório – 15h30 às 16h30
O Sonidos de La Tierra nasceu, em 2002, como uma iniciativa de empreendedorismo social para ensinar jovens de regiões pobres e subdesenvolvidas do Paraguai a criar música de forma coletiva. Os instrumentos da orquestra são feitos com materiais reciclados. Desde então, o programa beneficia mais de 3.000 crianças de comunidades pobres do país, que desfrutam da alegria única e da satisfação pessoal de dominar um instrumento musical. Apresentação da orquestra.
Sonidos de La Tierra:
Ada Rios
Andres Riveros
Cristhian Molinas
Esteban Insaurralde
Favio Chavez
Jose Rodriguez
Juan Jose Rodrigues
Luis Szaran
Maria Rios
Maria Rodriguez
Mauro Figueredo
Natalia Dominguez
Oscar Molinas
Shirley Falcon
Tania Vera
Victor Caceres
Mesa de Diálogo para uma energia sustentável – Sala 01 – 16h30 às 18h
Apresentar o diálogo multissetorial como uma ferramenta capaz de contribuir para o desenho de uma visão de longo prazo no setor de energia e um mecanismo para a governança inclusiva.
Palestrantes:
Rodrigo Castillo
Juan Carlos Villalonga
Felício Soares
Ramiro Fernandez
Paulo Rocha – Avina
Fórum de Empreendedorismo Social: Os Desafios e oportunidades para o Empreendedorismo Social – Auditório – 17h às 19h
Palestrantes: Diana Wells Guilherme Leal, Pamela Hartigan
Mediador: Carlos Eduardo Lins da Silva
Palestra Pedro Duarte (Filósofo) – Café – 20h
Tema: “O homem e a natureza e o que a filosofia tem a dizer sobre isso?”
Serviço
Forte de Copacabana
Data: de 12 a 22 de junho
Horário da exposição: das 10 horas às 21 horas – última entrada de público às 19h30
Área expositiva aberta ao público, gratuita
www.facebook.com/humanidade2012
Assessoria de Imprensa Humanidade2012 – In Press Porter Novelli