Imperatriz Leopoldinense – “Liberdade, Liberdade, … “
“Vem, vem, vem reviver comigo amor…”
Considerado um dos maiores sambas da história do carnaval “Liberdade, Liberdade, abra as asas sobre nós”, obra antológica da Imperatriz Leopoldinese, volta a encantar aos brasileiros 23 anos após o desfile no qual impulsionou a Verde e Branco da Zona da Leopoldina rumo ao seu terceiro campeonato.
Escolhido como tema de abertura da novela “lado a lado” exibida pela Rede Globo de Televisão, a composição de Niltinho Tristeza, Preto Jóia, Vicentinho e Jurandir ecoa em todos os lares do Brasil mostrando a força e a poesia do samba carioca.
Reproduzido em sua versão original, gravada pelo intérprete Dominguinhos do Estácio, o samba narra a batalha do povo brasileiro em busca da liberdade, contemplando os principais fatores que influenciaram a proclamação da República, como a libertação dos escravos e a grande vitória na guerra do Paraguai.
Toda essa narrativa trançada em versos de incontestável poesia e emoldurada por uma melodia contagiante, levou nota máxima de todos os jurados, e marcou para sempre a história da Imperatriz.
Em reconhecimento à grandiosidade dessa composição, não só para a Imperatriz como para todo o mundo do samba, a Diretoria Gresilense convida todos os componentes e admiradores de nossa agremiação para comparecerem no próximo domingo, 23 de setembro, as 20:00h à quadra de ensaios Luiz Pacheco Drumond, para juntos homenagearmos nossos nobres poetas.
André Bonatte
Deptº Cultural
(foto compositires, divulgação; foto disputa de samba RJ, Diego Mendes)