Inclusão social por meio da cultura: em um mês de Me Leva RJ, mais de 70 instituições manifestam interesse em participar do programa

Inclusão social por meio da cultura: em um mês de Me Leva RJ, mais de 70 instituições manifestam interesse em participar do programa

Com o agendamento das solicitações do primeiro mês, 1.400 pessoas poderão ser beneficiadas

Lançado há pouco mais de um mês pelo Governo do Estado, o programa Me Leva RJ foi procurado por 73 instituições beneficentes que desejam visitar pontos turísticos e culturais do Rio de forma gratuita. Apenas com o agendamento das solicitações recebidas, pelo menos 1.400 cidadãos em situação de vulnerabilidade social serão beneficiados pela iniciativa. Os locais mais requisitados pelos grupos são AquaRio, Bioparque, Maracanã, Museu Imperial Petrópolis e Centro Cultural Sesc Quitandinha. 

– Nosso principal objetivo é promover a inclusão social dos cidadãos fluminenses, além de proporcionar a oportunidade de frequentar esses espaços. O programa Me Leva RJ pode receber inscrições de moradores de todos os municípios, para incentivar essas pessoas a conhecerem mais da nossa história – explicou o governador Cláudio Castro.

Somente em dezembro de 2024, pelo menos 200 pessoas conseguiram realizar visitas a espaços como o Museu Aeroespacial, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Museu do Amanhã, Oi Futuro, Museu de Ciências da Terra, Museu Ciência e Vida, entre outros. 

Ainda em dezembro, o programa levou 26 crianças do Instituto Rodrigo Antunes, projeto que atende crianças e adolescentes das comunidades do Turano e da Maré, para correr a Maratoninha do Rio, evento realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Um dos pequenos maratonistas foi João Gabriel Almeida, de 7 anos, que participou de uma corrida de rua pela primeira vez.

– Nunca corri uma maratona, essa foi minha primeira vez. Depois da corrida, fizemos várias atividades, descansamos e brincamos – relatou.

Integração entre as pastas

O programa Me Leva RJ é uma iniciativa da Secretaria de Governo e conta com o apoio da Secretaria do Gabinete do Governador, além das secretarias de Cultura e Economia Criativa, de Esporte e Lazer, de Turismo e de Desenvolvimento Social e Direitos.

O secretário de Governo do RJ, André Moura, destacou a importância do programa para fomentar o interesse da juventude pela cultura.

– O Me Leva RJ veio para possibilitar que crianças, jovens e até idosos que moram também fora do município do Rio, conheçam esses locais. Desta forma, despertamos o interesse histórico, cultural e esportivo, estimulando a busca por conhecimento – afirmou.

O secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, enfatizou que a parceria entre as pastas demonstra o trabalho transversal do Estado do Rio de Janeiro para proporcionar bem-estar à população fluminense.

– Na Maratoninha, por meio da parceria com a Secretaria de Governo, levamos as crianças e seus responsáveis para ter essa vivência em um evento tão tradicional, que conta com o apoio da nossa Lei de Incentivo ao Esporte. Vamos seguir juntos, trabalhando para incentivar os jovens na prática esportiva e garantir o melhor para a população fluminense – declarou Picciani.

Como participar

As inscrições para participar do programa são realizadas pelo formulário disponibilizado nas redes sociais do programa (@melevarj) ou pelo e-mail melevarj@segov.rj.gov.br. E devem ser realizadas por instituições como escolas, organizações não-governamentais, associações e outras entidades com CNPJ ativo que representam ou assistem pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

Durante a inscrição, deve-se definir o tipo de passeio desejado – turismo, cultura, esporte e lazer e grandes eventos. Após a solicitação, as instituições interessadas receberão orientações para organizar as visitas e indicar preferências de locais e atividades.

Cada grupo, formado por no mínimo 10 pessoas, será acompanhado por monitores especializados, responsáveis por garantir a segurança e o bem-estar dos participantes durante os passeios. O transporte é realizado por veículos institucionais identificados, operados por motoristas do programa.

Crédito Foto

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro