Lançamento do livro “A dança nobre do Carnaval” de Renata de Sá Gonçalves

 
Ministério da Cultura
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Setor de Difusão Cultural
 
Lançamento de livros no Museu de Folclore, no Catete
 
Serão lançados no dia 1º de setembro, às 19 horas, no auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro, no Catete, Rio de Janeiro, os livros A Bandeira e a Máscara: a circulação de objetos rituais nas folias de reis, de Daniel Bitter, e A dança nobre do Carnaval,  de Renata de Sá Gonçalves. Os livros são resultado das pesquisas de doutoramento dos autores, concluídas, em 2008, no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/IFCS/UFRJ).
 
O lançamento é uma realização do Centro Nacional de Folclore e Cultura  Popular/Iphan/Ministério da Cultura  e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS/UFRJ, em parceria com a Capes e a Associação Cultural Caburé. A iniciativa conta, ainda, com o  apoio das editoras 7 Letras e Aeroplano e Magnífica Cachaça do Brasil.
 
Os pesquisadores centraram suas investigações em manifestações artísticas e culturais da cidade do Rio de Janeiro. Daniel Bitter estudou as práticas rituais de foliões de reis no morro da Mangueira, e Renata Gonçalves teve como universo de pesquisa a dança do casal de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba do Rio de Janeiro.
 
Ambos trazem ao leitor os circuitos daqueles que fazem, dançam, tocam, aprendem e realizam suas tradições artísticas como importantes agentes culturais contemporâneos. Por meio da ação dos objetos materiais como a máscara e a bandeira, manipulados por foliões de reis e devotos, ou o pavilhão das escolas de samba que dá vida ao casal de mestre-sala e porta-bandeira, os autores descortinam a cultura popular pelo viés dinâmico de suas atuações. Estes trabalhos etnográficos colocam em foco as diferentes possibilidades de inserção social dos indivíduos e a diversidade das manifestações culturais na cidade do Rio de Janeiro.
 
Sobre os autores
 
Daniel Bitter teve sua pesquisa agraciada com o primeiro lugar na edição 2008 do Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular, oferecido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular(CNFCP). Tem produzido pesquisas e publicações em torno das culturas populares, cultura material, ritual, performance e patrimônio. É membro fundador da Associação Cultural Caburé, entidade que se dedica à pesquisa e difusão de práticas culturais relacionadas à sociedade brasileira. Desde 2009, é professor adjunto do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).
 
Renata Gonçalves vem realizando pesquisas sobre o carnaval do Rio de Janeiro. Teve sua pesquisa de mestrado Os ranchos pedem passagem contemplada com o Prêmio Carioca de Pesquisa 2003 e menção honrosa do Concurso Sílvio Romero do mesmo ano. A pesquisa foi publicada pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro na coleção Biblioteca Carioca, em 2007. Renata também organizou com Maria Laura Cavalcanti o livro Carnaval em Múltiplos Planos, de 2009.Entre 2008 e 2009 atuou como professora e pesquisadora recém-doutora vinculada ao Programa de Pós-graduação em Antropologia e Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).
 
A publicação da tese de doutoramento de Daniel Bitter foi financiada por meio de recursos do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS/UFRJ, da Capes, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan e da Associação Cultural Caburé.
 
A publicação da tese de doutoramento de Renata de Sá Gonçalves foi viabilizada por meio de recursos do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém Doutores – PRODOC/Capes e por intermédio do apoio do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS/UFRJ.
 
 
Serviço
 
Lançamento dos livros 
A Bandeira e a Máscara: a circulação de objetos rituais nas folias de reis, de Daniel Bitter, Editora 7 Letras; CNFCP/IPHAN, 2010
A dança nobre do Carnaval, de Renata de Sá Gonçalves. Aeroplano Editora, 2010
1 de setembro, às 19 horas
Auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro
Rua do Catete, 179, (metrô Catete), Rio de Janeiro, RJ
 
Realização
 
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan/Ministério da Cultura
Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/IFCS/UFRJ)
Editora 7 Letras
Editora Aeroplano
 
Parceria
Capes
Associação Cultural Caburé
 
Apoio
Magnífica Cachaça do Brasil
 
Informações
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Setor de Difusão Cultural
Telefones: 2285-0441 / 2285-0891, ramais 204, 205 e 206
E-mail: difusao.folclore@iphan.gov.br
Visite www.cnfcp.gov.br e conheça a instituição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 18 =