Lançamento do livro “ARTESÃOS DA SAPUCAÍ”, dia 22 de novembro, na Travessa de Ipanema
LIVRO “ARTESÃOS DA SAPUCAÍ” SERÁ LANÇADO NA TRAVESSA DE IPANEMA, DIA 22 DE NOVEMBRO
Com abordagem inédita sobre o tema, publicação revela através de textos e fotografias os bastidores dos desfiles de carnaval do Rio de Janeiro, apresentando 60 dos principais profissionais das mais diversas categorias de produção
Sinta-se a vontade para entrar no universo criativo dos bastidores de nosso carnaval através do livro “Artesãos da Sapucaí”, de Carlos Feijó e André Nazareth, publicado pela Editora Olhares com versão em português e inglês. A noite de autógrafos será no dia 22 de novembro, na Livraria Travessa de Ipanema, a partir de 19:00h. O livro apresenta de forma envolvente e cativante o mundo muito peculiar dos profissionais que produzem o carnaval carioca, em uma rara iniciativa de oferecer reconhecimento público a esses artistas.
Os autores, o fotógrafo André Nazareth e o artista plástico Carlos Feijó, circularam durante meses por barracões, ateliês, pequenas fábricas e confecções caseiras para registrar 60 dos mais representativos artesãos do carnaval, responsáveis pelas diversas categorias de trabalho nas escolas de samba. O resultado dessa pesquisa é uma documentação abrangente do conhecimento destes profissionais em depoimentos e fotografias que representam e se apropriam esteticamente de seus ambientes de trabalho, técnicas peculiares e processos criativos.
Com prefácios de Fernando Pamplona e Martinho da Vila, “Artesãos da Sapucaí” percorre a história do carnaval com extrema sensibilidade e força estética. “A percepção de como se juntam os elos de uma obra coletiva, nesse ambiente de fronteiras pouco definidas em que dezenas de pessoas mergulham, meses a fio, para produzir o espetáculo, já seria, por si, interessantíssima. Mas, mais que isso, o olhar de dentro do barracão revela toda a organicidade da estética do carnaval, algo que evolui com base na sobreposição de referências – ano a ano, desfile a desfile –, com uma forte dinâmica de apropriação, por parte das escolas que produzem o carnaval, de inovações, técnicas, conceitos, metodologias, tecnologias e saberes particulares que sobressaiam no desfile em momentos específicos”, relata Carlos Feijó.
Além de trazer ao público os resultados do convívio que tiveram com o trabalho de diretores de carnaval, pesquisadores, carpinteiros, aramistas, bordadeiras, peruqueiras, chapeleiros, iluminadores, coreógrafos, e muito mais, os autores lembram no livro de histórias pitorescas que ajudaram a moldar a estética do carnaval carioca. O resultado é um apanhado muito especial, com os personagens divididos em categorias de base, construção, ornamento e finalização. Ou seja, uma justa homenagem a esses artesãos, em sua maioria anônimos, que trabalham o ano inteiro para botar na avenida o maior espetáculo da terra.
“Nos surpreendemos, por exemplo, com o que deveria ser óbvio em nossa visita ao ateliê do Carlos das Placas, um dos principais batedores de placas de acetato do carnaval carioca. Sua matéria de criação, as placas de acetato, entraram na avenida pela primeira vez em 1979, pelas mãos do carnavalesco Arlindo Rodrigues, e hoje, pela praticidade e efeito que proporcionam, têm uma aplicação generalizada nos desfiles, usadas para modelar detalhes pequenos ou grandes de adereços e fantasias”, conta Feijó.
Como diz Martinho da Vila no prefácio, citando versos de sua música clássica sobre o tema: “Os artesãos do carnaval trabalham quase o ano inteiro, em mutirão…Tem sonhos de reis e de rainhas como a velha baiana, que foi passista”.
“Artesãos da Sapucaí” é puro gingado. Mais informações no Blog: www.editoraolhares.com.br/blog
SERVIÇO
Lançamento do livro “Artesãos da Sapucaí”, de Carlos Feijó e André Nazareth
Local: Livraria da Travessa – Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572 – tel:3205-9002)
Data e Horário: 22 de novembro de 2011, a partir de 19:00h
Artesãos da Sapucaí tem versão em português e inglês, 220 páginas e formato 21,5 x 25,5. Preço de capa: R$80,00 (promocional em função do patrocínio da empresa COMOLATTI, através da Lei Rouanet de incentivo à cultura)
SOBRE OS AUTORES
Carlos Feijó é artista plástico e pesquisador, criador do projeto Carnaval Off. Foi diretor do Centro Cultural Municipal José Bonifácio, no Rio de Janeiro, e um dos idealizadores e diretores do Prêmio Parangolé de Arte Contemporânea, da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Diretor de arte da campanha Rio Orgulho promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Social, também da Prefeitura do Rio de Janeiro, foi curador do simpósio Escola de samba – uma arte carioca.
Arquiteto de formação, André Nazareth é fotógrafo profissional há 15 anos. Em 2000, associou-se à agência de fotografia Strana, e desde 2007 integra a associação de documentaristas Arcapress. Desenvolve projetos autorais sobre meio ambiente e expressões culturais e é colaborador constante do mercado editorial e de comunicação corporativa, principalmente no segmento de arquitetura e interiores.