MÃES DOS ALUNOS DO PROJETO “REFORÇO DO FUTURO” PARTICIPAM DE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DA MULHER.
MÃES DOS ALUNOS DO PROJETO “REFORÇO DO FUTURO” PARTICIPAM DE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DA MULHER.
Acontece nesta quarta-feira, dia 28 de março, ás 14 horas, o evento em comemoração ao mês das mulheres em parceria com o Boticário. As mães das crianças da comunidade atendidas pelo projeto “Reforço do Futuro” do Instituto Synthesis vão participar de uma palestra e do Dia de Beleza. O evento será no Boulevard Cidade Nova, onde fica a nova sala de aula dos projetos sociais do Instituto. O objetivo é que o local passe a funcionar também como um espaço de convivência, para troca de informações e estímulo à leitura de crianças, adolescentes e familiares. Os pais foram contemplados no novo espaço com uma sala de espera, recepção, banheiro, bebedouro e cantinho da leitura. Além da reforma e climatização do local, foi reservada uma sala para atendimento do serviço social individualizado, no segundo andar. Estão previstos eventos específicos para os pais durante todo o ano e o primeiro deles será com as mães.
A coordenadora do projeto Reforço do Futuro, Ângela Muniz, disse que ” vamos aprofundar cada vez mais o atendimento aos alunos e aos pais, sempre com o foco no objetivo principal que é fortalecer o conhecimento e o desejo de estudar. Estimulamos que os pais também voltem a estudar e acompanhem de perto o processo vivido pelos filhos aqui conosco. Da mesma forma, o nosso trabalho procura incentivar o hábito da leitura e a visita a museus e a outros espaços culturais da cidade”.
A mãe Fabiana Araújo da Silva, 35 anos, que esteve no primeiro dia de aula, falou que percebe uma evolução constante no seu filho, que está no projeto há um ano, ”ele passou de ano tranquilamente e estava ansioso em retornar para cá, ele sabe que o futuro dele depende do estudo. Eu quero para o meu filho o que eu não pude ter”, disse ela emocionada.
O projeto Reforço do Futuro tem como principal objetivo, contribuir para o aumento da escolaridade de 120 alunos matriculados nas escolas municipais localizadas nos bairros do Estácio, Rio Comprido e Catumbi. Em complemento ao horário escolar são oferecidas duas horas de aula, quatro vezes por semana, com reforço escolar, inglês, educação física. As crianças recebem uma camiseta do Projeto e o material necessário para as aulas e oficinas. Todos os alunos fazem dois lanches saudáveis, um no momento da chegada e outro na saída das atividades. Há uma lista grande de crianças que aguardam a hora de entrarem para o Projeto. Ângela Muniz finaliza destacando a importância da escola para a formação das pessoas: “o Reforço do Futuro foi criado para contribuir com as escolas e fortalecê-las em todos os momentos”.
Saiba mais
O ensino fundamental compreende as idades entre 7 a 14 anos e é a fase onde o aluno aprende a ler, escrever, a fazer operações matemáticas simples. Pelo fato de a evasão escolar ainda ser expressiva em muitas escolas, consequência das enormes dificuldades vividas por muitos alunos no seu processo de ensino-aprendizagem, nesta fase é que o Instituto Synthesis iniciou em 2009 o Projeto Reforço do Futuro. Nestes três anos, ele já atendeu a 164 alunos e 328 familiares. É importante reafirmar que as crianças e adolescentes da comunidade do Estácio, Catumbi e Rio Comprido, atendidas pelo projeto, vivem em condições de vulnerabilidade social. Os dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Synthesis no ano de 2006 afirmaram que 77% dos moradores da região não tinham concluído o ensino fundamental. Com baixa escolaridade os jovens e adultos em idade produtiva, que vivem nesta região, enfrentam dificuldade de acesso até aos cursos profissionalizantes por eles exigirem escolaridade mínima.
Ascom- Assessoria de Comunicação do Instituto Synthesis
Déborah Sathler