MAIS DE 4 MIL PESSOAS EM BUSCA DE OPORTUNIDES EM ARTESANATO – Começou nesta quarta a 10ª Rio Artes Manuais
MAIS DE 4 MIL PESSOAS EM BUSCA DE OPORTUNIDADES EM ARTESANATO
*Começou nesta quarta a 10ª Rio Artes Manuais, maior feira de capacitação em artesanato do estado do Rio
*Aposentada chegou às 4h30min da madrugada
*Até domingo, feira oferece 26 mil vagas gratuitas para um público de 20 mil pessoas
Mais de quatro mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (16 de março), no primeiro dia da 10ª Rio Artes Manuais, maior feira de capacitação em artesanato do estado do Rio de Janeiro e uma das maiores do Brasil. As filas começaram a se formar às 4h30min da madrugada, cinco horas antes da abertura oficial do evento. A professora aposentada Sonia Dorothea, moradora da Vila da Penha, foi a primeira a chegar na fila e a entrar no evento. “Hoje tirei o dia para aprender costura; já fiz uma nécessaire e uma saia”, contou Sonia, que participou de todas as edições da feira, desde 2008.
Até domingo, 20 de março, a Rio Artes Manuais está oferecendo 26 mil vagas em cursos gratuitos de mais de sessenta técnicas de artes manuais, como biscuit, bijuteria, crochê, tricô, pintura, bordado, decupagem, patchwork, entre outras. As aulas são oferecidas nos 50 estandes das principais indústrias brasileiras do setor de artesanato.
O Senac, que participa pela primeira vez do evento, oferece oficinas nas áreas têxtil e de moda. O Sebrae orienta os artesãos sobre formalização e empreendedorismo, o Facebook dá palestras sobre uso das redes sociais para divulgar a atividade e o Bradesco oferece produtos e serviços, como abertura de contas e obtenção de microcrédito.
“Parece uma equação: toda vez que o desemprego aumenta, o mercado de artesanato cresce e representa uma chance de recomeçar. A Rio Artes Manuais oferece capacitação e oportunidades para quem deseja sair da crise, gerando renda para quem perdeu o emprego ou precisa complementar os ganhos mensais”, afirma Roberto Santos, coordenador geral do evento. A expectativa é que 20 mil pessoas visitem a feira até domingo.
Assessoria de Imprensa da 10ª Rio Artes Manuais
Jean Claudio Santana (MTB 26263 – RJ)