Maquiadora da Viradouro começa a mostrar hoje um pouco do que o público pode esperar em 2023.As maquiagens vão bombar

Alquimia no Carnaval

Quem vê os destaques das escolas de samba chegarem lindos e soltos ao fim do desfile com as maquiagens e pinturas corporais intactas, a despeito do suor, chuva ou qualquer outra intempérie, fica doido pra saber o caminho do milagre. Maquiagem à prova d’água, fixador, laquê ….. O milagre é segredo guardado a sete chaves mas o nome dos santos são pra lá de conhecidos no meio do samba. Geralmente são visagistas, experts em maquiagens artísticas mas que, para enfrentar a Sapucaí sem perder décimos preciosos, se superam e viram cientistas loucos ou alquimistas em misturas inusitadas que resultam em novos materiais que operam o tal milagre nos rostos e corpos de sambistas, ritmistas, comissões e rainhas.

Quem não se lembra da lendária Sereia da Unidos da Viradouro que, cruzou a Sapucaí, mergulhando e encantando sem nada além da água escorrendo. Chegou à dispersão tal e qual entrou na concentração: maquiagem e caracterização intactas. Nesse caso, o nome do santo, ou melhor, da “santa” é Christina Gall, que assina a maquiagem da Comissão de Frente da Escola e outros mais de mil componentes.

Antes da Sereia mergulhar na avenida, foram semanas de experimentos e testes de resistência. “Criei o protótipo, misturei materiais mas para o teste de resistência precisava de uma cobaia. Escalei uma amiga, transformei em sereia e fiz com que mergulhasse e nadasse caracterizada por horas numa piscina. Só liberei a atleta sereia depois de me certificar que ela continuava perfeita tal como havia entrado na água para o primeiro mergulho”, conta Christina Gall.

A Alquimia neste ano, segredo guardado a sete chaves, está a todo vapor para o enredo Rosa Maria – Egipciaca, a santa meretriz do carnavalesco Tarcísio Zanon.

“Tarcísio dá total liberdade para criarmos a partir do seu projeto e, algumas vezes, chega a adaptar fantasias para permitir melhor aproveitamento da caracterização que criamos. Isso é fantástico na Viradouro”, celebra Gall, que comanda uma equipe de cerca de 200 profissionais responsáveis pelos rostos, corpos e cabelos da escola de Niterói.

Alessandra Nóbrega

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − três =