Mesmo diante de crise escolas de samba mirins prometem fechar em grande estilo os desfiles no Sambódromo do Rio

Escolas Mirins

Mesmo diante de crise escolas de samba mirins prometem fechar em grande estilo os desfiles no

Sambódromo do Rio

 

Público terá entrada gratuita na Terça-feira de Carnaval na Passarela do Samba

 As agremiações que compõem o grupo mirim encerrando os desfiles no carnaval carioca estão prometendo fechar em grande estilo na próxima terça-feira (13) as atividades no maior palco a céu aberto do mundo. Mesmo atravessando uma  crise sem precedentes, desde o final do ano passado, quando o prefeito Marcelo  Crivella anunciou o corte da  metade da subvenção destinada às escolas para desenvolverem o carnaval, medida esta que pegou os dirigentes de  surpresa, os limitando nos orçamentos e reduzindo em aproximadamente 20 mil componentes. Outro fator que prejudicou foi o atraso no repasse da verba, sendo as escolas de samba mirins as últimas a receberem a quantia a elas destinada, em 15 de janeiro deste ano. Mesmo assim, a garra e empenho dos diretores e representantes da Associação das Escolas de Samba Mirins e representantes das 16 agremiações, além da euforia dos futuros foliões, tornará o sonho de encerrarem os desfiles no Sambódromo uma realidade.

Com enredos que variam desde homenagens a personalidades do nosso carnaval como o emblemático casal de  mestre-sala e  porta-bandeira Chiquinho e Maria helena, pela Miúda da Cabuçu, o baluarte e mais famoso compositor da escola de samba Lins Imperial João Banana, pela Infantes  do Lins, o radialista Rubens Confete, pela Golfinhos do Rio de Janeiro, a cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, pela Mangueira  do Amanhã e o antológico “Peguei um Ita no Norte”, que se  tornou um clássico entre  os sambas de enredo, rendendo ao Salgueiro o título no ano de 1993. “São propostas de enredos sensacionais. Além do reconhecimento às pessoas  homenageadas, além de lugares e regiões importantes em nosso país, temos a  oportunidade de ensinar às crianças e adolescentes que desfilam ou assistem, sobre as  pessoas que um dia fizeram com que as escolas de samba se tornassem essa expressão de cultura” – disse Ricardo Dias, diretor de comunicação da AESM-Rio e ex-presidente da Estrelinha da Mocidade.

A festa terá início às 17h30min com a  abertura da corte oficial do carnaval carioca e  cortejo mirim, composto pelo Rei Momo, Rainha, princesas e Cidadão Samba do carnaval mirim, definidos através de  concurso promovido pela AESM-Rio, além do casal de  mestre-sala e  porta-bandeira  da entidade. Em seguida a Infantes do Lins abre a tarde noite de samba no pé da garotada e a Mangueira do Amanhã encerra. Confira a ordem de desfile e os enredos das agremiações:

1 – Infantes do Lins – “Um griot em verde e  rosa conta  a  sua história: João Banana”;

2 – Tijuquinha  do Borel – “Tijuquinha é swing do Brasil”;

3 – Inocentes da Caprichosos – “Tem zoeira, tem zoeira, neste  carnaval a Inocentes vai à feira”;

4 – Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy – “Amizade, identidade e  divindade no centenário de Nossa Senhora de Fátima”;

5 – Miúda da Cabuçu – “Maria Helena e Chiquinho, casal nota 1000”;

6 – Nova Geração do Estácio de Sá – “Zeca da Cuíca, sublimes lembranças de um mestre em acordes no compasso da emção, a Nova Geração é seu palco na passarela  de  ilusões”;

7 – Pimpolhos da Grande Rio – “Samba Cid com alegria: Pimpolhos canta cidadania”;

8 – Filhos da Águia – “Dez nota dez”;

9 – Império do Futuro – “Tem criança  no samba”;

10 – Aprendizes do Salgueiro – “Peguei um Ita no Norte”;

11 – Estrelinha da Mocidade – “Os três desejos  de Alladin”;

12 – Corações Unidos do Ciep – “O Rio revisita  suas memórias nos 100 anos de Cordão”;

13 – Herdeiros da Vila – “Música o alimento da alma”;

14 – Petizes da Penha – “Petizes sabor guaraná”;

15 – Mangueira do Amanhã – “Campina Grande, o maior São João do Mundo”.

Vale lembrar que o público terá entrada gratuita. Os setores de arquibancadas serão abertos pelos promotores o evento às 17 horas. Apesar de não existir concorrência nos desfiles mirins, as escolas serão avaliadas por integrantes da diretoria da AESM-Rio que definirão os agraciados com o Troféu Olhômetro. A novidade para 2018 será a premiação Troféu Tamborim de Ouro, promovido pelo Jornal O Dia e que através do voto popular, escolherá a escola mirim vencedora no quesito.

Serviço:

Desfiles das Escolas de Samba Mirins – Carnaval 2018

Local: Sambódromo

Entrada: Gratuita (seores de arquibancadas)

Horário: a partir das 17h30mim.

Arleson Rezende / Ricardo Dias / Ana Valéria Gonçalves

-Departamento de Comunicação Aesm-Rio-

Deixe um comentário