Mesquita: Mobilização na Praça Elizabeth Paixão no Dia Mundial da luta contra a Tuberculose
No Dia Mundial da luta contra a Tuberculose, a Secretaria de Saúde através da ODM Mesquita em parceria com a Secretaria de Governo através da Coordenadoria de Politicas Publicas para Diversidade Sexual realizou uma mobilização na Praça Elizabeth Paixão, Centro de Mesquita, para prestar esclarecimentos à população sobre a doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões.
Os profissionais abordaram os cidadãos na região central do município. Cartazes e panfletos com alertas e sintomas foram distribuídos e também divulgado o setor de atenção especializada do município.
A Secretaria de Saúde e ODM -Mesquita na pessoa da Coordenadora, Ana Leila, afirma que além do apelo explicativo de como a doença é contraída e das formas de prevenção, foi reforçado que o tratamento é um direito de todos, garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos levando informações também sobre hábitos prejudiciais à saúde, como alimentação inadequada”, pontua Ana Leila.
A doença é transmitida pelo ar, por contato com secreções respiratórias contaminadas, habitualmente através da tosse. Estima-se que uma pessoa infectada com tuberculose pulmonar, se não tratada, pode contaminar outras 15 no intervalo de um ano.
O Coordenador de Diversidade Sexual, Neno Ferreira , distribui preservativos e atentou a população que as pessoas que possuem maior risco de contrair a doença são idosos, diabéticos, alcoólatras, insuficientes renais crônicos, doentes com neoplasias ou sob quimioterapia, transplantados e portadores do vírus HIV.
77081020 / 696*17084/26978803