MUSEU DO SAMBA GRAVA COM ELTON MEDEIROS

Elton Medeiros

MUSEU DO SAMBA GRAVA COM ELTON MEDEIROS

No último sábado, a equipe do Museu do Samba esteve na casa do grande Elton Medeiros, para mais um capítulo da ação Memória das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro. A iniciativa, que consiste na gravação de depoimentos com personagens icônicos do universo do samba, busca registrar e imortalizar as histórias dos reais protagonistas deste movimento tão característico do Brasil.

Elton, grande compositor brasileiro, foi parceiro de Cartola em “O Sol Nascerá” e “Peito Vazio”, além de frequentador assíduo do Zicartola. Compôs também com outros nomes de peso, como Clementina de Jesus, Paulinho da Viola e Zé Kéti. Fundador da Ala dos Compositores da Aprendizes de Lucas – um modelo de organização na época, fato que a fez ser convidada para apadrinhar a ala de mesmo nome na Portela – esteve envolvido com a música desde a adolescência.

Para o Museu do Samba, foi uma honra enorme gravar com esse gigante da música brasileira. Ao fim do depoimento, Elton e sua família agradeceram ao Museu pela oportunidade de eternizar essa história.

Até o momento, a ação, que é parte do projeto Memória e Educação na Salvaguarda do Samba – apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio do Pontofrio – conta com mais de 130 depoimentos, de nomes como Maria Augusta, Laíla, Luis Carlos Magalhães, Leci Brandão, Nelson Sargento e Dona Ivone Lara. Os documentos ficam disponíveis para consulta pública no acervo do Museu do Samba.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 9 =