NENÊ DA VILA MATILDE MORRE EM SÃO PAULO.
NENÊ DA VILA MATILDE MORRE EM SÃO PAULO
Fundador de uma das mais tradicionais escolas de samba da capital morre na madrugada desta segunda-feira, aos 89 anos
Nenê da Vila Matilde em foto de fevereiro de 2009
São Paulo – O fundador da Escola de Samba Nenê da Vila Matilde, Alberto Alves da Silva, conhecido como Seu Nenê, de 89 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira no Hospital do Tatuapé, na zona leste da capital paulista. A informação foi confirmada pela agremiação.
De acordo com a Escola, ele foi internado na última quinta-feira, com sintomas de uma gripe forte, mas as causas da morte ainda não foram divulgadas. O velório acontecerá na quadra da agremiação, na Rua Júlio Rinaldi, 1, na Penha, nesta tarde.
Seu Nenê da Vila Matilde fundou a Escola em 1949 e ficou 47 anos à frente da presidência. Em 1996, por já apresentar problemas de saúde, o comando passou ao seu filho, Alberto Alves da Silva Filho, o Betinho. Ainda assim, ele continuou a desfilar todos os anos.
A Escola de Samba Nenê de Vila Matilde é considerada uma das Escolas de Samba mais tradicionais da cidade e possui onze títulos do Carnaval de São Paulo. O 1º a Escola conquistou em 1956, com um enredo sobre “Casa Grande e Senzala”, e nos três seguintes a Escola também foi campeã.
O último título no Grupo Especial Paulistano aconteceu em 2001, com o enredo “Voei, voei, na Vila aportei, onde me deram a coroa de rei”. Em 2010, com um enredo que falou sobre a importância da água para a vida na terra, a Nenê foi campeã do Grupo de Acesso do carnaval para onde havia sido rebaixada no ano anterior. Em 2011, voltará a desfilar pelo grupo especial.
Wellington Pessanha