Netos de Seu Nenê homenageiam o avô e criam o “Instituto Seu Nenê”
Netos de Seu Nenê homenageiam o avô e criam o “Instituto Seu Nenê”
Um sambista de sangue e alma deu início a uma gloriosa trajetória. São 67 anos, que se erguem junto a memórias e histórias de lutas e superação.
Vários títulos e dois tricampeonatos fizeram da nação azul e branca da zona leste de São Paulo, a escola mais tradicional e ousada na folia de momo paulistana.
Seu protagonista, conhecido como Seu Nenê, fundou a escola de samba Nenê de Vila Matilde, trazendo para a maior festa popular do planeta a inovação e o pioneirismo, fatos que levaram o patriarca do carnaval paulistano a se encher de orgulho. Quem não se lembra da Nenê desfilando com o enredo “ O DIA QUE O CACIQUE RODOU A BAIANA AÍ Ó” – 1985 e deixando sua marca no templo do carnaval carioca, a Marquês de Sapucaí?! A única escola de outro Estado, a realizar tal feito.
Depois de 47 anos à frente da presidência, Seu Nenê deixou seu legado. Com seu falecimento em 2010 e a saída de seu filho, o ex-presidente Betinho, seus herdeiros e netos Alberto Alves Neto e Carlos Alberto Alves , trabalham com afinco para nunca cessar essa jornada de glórias.
O histórico de uma grande escola de samba como a Nenê de Vila Matilde pede mais do que notas, quesitos e campeonatos. O verdadeiro samba não vive só de avenida, carros alegóricos, fantasias , plumas e paetês; vive principalmente de sua comunidade.
Pensando nisso e, com o objetivo de homenagear aquele que é um dos maiores baluartes do carnaval paulistano, os netos de seu Nenê fundaram o INSTITUTO SEU NENÊ.
O instituto já era desejo do seu avô e, mesmo antes de ele estar consolidado formalmente, algumas obras sociais foram iniciadas pelo filho de seu Nenê, Betinho. Este feito deu início a uma grande caminhada, gerando valores sociais, baseados nos princípios dos direitos e garantias fundamentais do homem, encontrados na Constituição Federal brasileira.
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I – a soberania;
II – a cidadania;
III – a dignidade da pessoa humana;
IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V – o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II – garantir o desenvolvimento nacional;
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
I – independência nacional;
II – prevalência dos direitos humanos;
III – autodeterminação dos povos;
IV – não-intervenção;
V – igualdade entre os Estados;
VI – defesa da paz;
VII – solução pacífica dos conflitos;
VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X – concessão de asilo político.
Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
Através de diversos cursos, projetos sociais e culturais, o Instituto valoriza e auxilia a comunidade matildense no processo de construção da cidadania. Aulas de dança, capoeira, percussão entre outras, além da preservação da memória daquele que foi o precursor , fazem parte deste projeto de grande relevância.
A equipe de trabalho composta por educadores, psicólogos e outros profissionais é acompanhada de perto por seus desenvolvedores e administradores: Alberto Alves Neto e Carlos Alberto Alves, netos de Seu Nenê, a viúva Sra. Iracema e o Promoter e Relações Públicas Dom Mariano, que possui vasta experiência como padrinho da Escola de Surf Rocinha, regida por Ricardo Ramos (Bocão).
-
Hoje buscamos atingir metas , cumprindo e continuando nosso legado, deixado por nossos verdadeiros Baluartes, aqueles que nos inspiraram a ajudar o próximo, independente de posição social, credo ou opção sexual. Comenta Dom Mariano.
Um projeto audacioso, perfil que faz parte da já tradicional escola de samba da região e que contempla (in memorian), o saudoso Seu Nenê.
Século XXI traz a era das altas tecnologias e um carnaval de vanguarda, porém, aqueles que iniciaram essa luta deixando marcos importantes na cultura do samba, não podem ser esquecidos, jamais. Uma justa homenagem a Seu Nenê, baluarte que iniciou esse legado em 1949 e, que ajudou a dar nome, força e prestígio ao Carnaval paulistano.
site oficial: www.institutoseunene.com.br
Lia Amorelli –
Assessoria e Divulgação
INSTITUTO SEU NENÊ (SP)