Novembro Negro Rio entra no calendário oficial da cidade

Novembro Negro RIO entra no calendário oficial da cidade
Durante todo o mês diversas atividades celebrarão a igualdade racial na cidade

A Prefeitura do Rio inseriu oficialmente o período de celebrações no mês da Consciência Negra no calendário de eventos da cidade. O objetivo é promover a igualdade racial e conscientizar a população com atividades voltadas para a reflexão sobre uma sociedade mais igualitária, inclusiva e antirracista. O decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes cria o Novembro Negro RIO.

– A inclusão do Novembro Negro RIO é mais um avanço na consolidação de ações concretas no combate ao racismo. O Rio preside hoje a Rede Global de Cidades Antirracistas, grupo de municípios criado para trocar experiências e inovar em políticas públicas de promoção da igualdade racial. A partir de agora, novembro será definitivamente um período para a cidade celebrar e refletir sobre o tema. – afirmou o prefeito.

As atividades do Novembro Negro RIO serão lideradas pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), órgão ligado à Casa Civil, em parceria com as diversas secretarias do município e com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro – COMDEDINE-RIO, entre os dias 01 e 30 de novembro de cada ano. O Decreto leva em consideração a importância da herança africana para a construção do Brasil e da cidade do Rio de Janeiro e o Cais do Valongo, na região da Pequena África, que é Patrimônio Mundial da UNESCO, desde 2017.

– Neste primeiro Novembro Negro RIO, teremos agendas culturais no MUHCAB e na Cidade das Artes, além do Cortejo da Tia Ciata, eventos no Caia do Valongo e grandes comemorações nos Arcos da Lapa e em Padre Miguel – celebrou Yago Feitosa, coordenador de Promoção da Igualdade Racial.

Desde o início do mês, a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial tem realizado, junto com as secretarias municipais de Cultura, Educação, Assistência Social (SMAS), Turismo (SETUR), Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), Integração Metropolitana, Ordem Pública (SEOP) e a Guarda Municipal, e uma série de iniciativas para promoção da consciência negra e de políticas de igualdade racial no município. A agenda passa por ações como a iluminação dos Arcos da Lapa e da Câmara Municipal nas cores da africanidade, a produção do evento “Africa Mundi celebra Zumbi”, oficinas e encontros.

AGENDA NOVEMBRO NEGRO:

9/11

Aliança Negra: Co-learning que reunirá lideranças de grupos apoiados neste ano e demais convidados.
9h às 12h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

Neap Fest – ITI: Oficinas e contação de história espaço livre
9h às 12h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

10/11

Grupo de gênero VIJ, UniRio, Muhcab, SPM-Rio.
14h às 16h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

11/11

Coletivo Black Chamas: movimento que exalta e honra a força da ancestralidade de pessoas negras. Roda de conversa e acolhimento para a promoção da equidade racial.
9h, Sala de Leitura da Cidade das Artes. Entrada gratuita

Café das Pretas.
9h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre

Roda de Samba do Bar – Nego Álvaro.
10h às 22h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre

Lançamento do livro “Entre a escravidão e liberdade”
13h30 às 16h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre

11/11 e 16/11

Circuito Afro-Carioca, com seminários, shows e bailes em Padre Miguel, próximo ao Busto do Zumbi

12/11

Agenda Cidade Unicef: reunião sobre “Primeira infância negra” para crianças e jovens que fazem parte da ação, na Pavuna. Agenda para estudantes e jovens do projeto.

Roda de samba e ensaio – Projeto casa funk.
12h às 17h -Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

14/11

Projeto liderança feminina – Instituto Fundação João Goulart: Realização de desfile, para empoderamento e elevação de confiança para mulheres que trabalham na prefeitura do Rio de Janeiro em cargos de segurança.
12h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

Identidades abertas.
15h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

15/11

Yèle Sira – Um show Afro Poético: O concerto é composto por nove composições autorais e faz um híbrido entre diversas linguagens artísticas.
10h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

17/11 a 20/11

Evento Africa Mundi Celebra Zumbi: grande comemoração do Novembro Negro, com programação de shows, seminários e feiras durante o dia. Iluminação dos Arcos da Lapa com as cores da africanidade.
Arcos da Lapa. Evento gratuito.

17/11

Coro Madrigal do Villa – o programa do concerto “Música Sacra Negra: Spirituals e Gospel” apresenta obras representativas da música sacra nas Américas, de influência musical africana. O grupo, que faz parte da Escola de Música Villa-Lobos, resgata a importância da ancestralidade africana, presente em praticamente toda a população brasileira, reconhecendo o legado trazido por esses povos que tanto agregam na nossa cultura popular.
20h30, Teatro de Câmara da Cidade das Artes. Entrada: a partir de R$20

Casa Amarela: imersão, visita guiada, ocupação cultural, contação de histórias, apresentação de música da Orquestra Luna e show de encerramento do dia – Azula memória travesti.
10:30 às 19h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

18, 19 e 20/11

Peça “Ninguém sabe o meu nome” – história de uma mãe preta de meia idade que se pergunta como deve educar seu filho para enfrentar uma sociedade que não o reconhece como igual. Em cena, a atriz Ana Carbatti – indicada ao Prêmio Shell e ao APTR pelo papel – se múltipla em muitas vozes e corpos, cujas expressões são as premissas do projeto.
Sábado e domingo, às 20h, e segunda-feira, às 19h, Teatro de Câmara da Cidade das Artes.

Entrada: a partir de R$30 na bilheteria da Cidade das Artes ou no site da Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/88288/d/223950/s/1515106

18/11

Roda de Samba – Saravá llê: Aromas Ancestrais: aula sobre perfumaria egípcia ancestral.
13h as 15h – Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

Rolezinho Literário com Julio Braz. O autor da literatura afro-brasileira fará contações de histórias com o público presente.
15h, Sala de Leitura da Cidade das Artes. Entrada: gratuita

19/11

Lançamento do livro “Seu João”, de Filipi Gradim, carioca e imperiano de fé. A obra é baseada na história de uma doce jongueira que queria fazer de cada convidado do jongo um irmão, além de uma negra fina e aprumada, que girava feito rainha, no centro de todos, enquanto o batuque acelerava e as pessoas participavam da dança.
15h, Sala de Leitura. Entrada: gratuita

Velhos Malandros: Roda de samba
15h às 21h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

20/11

Cortejo da Tia Ciata, que faz o percurso tradicional. Concentração às 10h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian e caminhada até o busto de Zumbi, na Praça Onze.

20 a 24/11

4ª edição da Semana da Consciência Negra da Guarda Municipal do Rio, com rodas de capoeira, palestras e oficinas.

Dia de Turista: visita ao Cais do Valongo e MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira

Jongo da Serrinha – 60 anos: show sobre a trajetória desse relevante grupo referência da cultura afro-carioca e leva a Cidade das Artes a tradição do jongo com os mais variados instrumentos e figurinos da época para contar a ligação com a África e a história dos jongueiros, que vieram para os morros do Rio com a libertação do povo negro. O Grupo Cultural Jongo da Serrinha se apresenta na Cidade das Artes com 24 integrantes, sendo: 3 cantoras, 6 músicos, 14 jongueiros e 1 produtor.
17h30, Jardim da Cidade das Artes. Entrada franca.

OSB Jovem com a participação especial de duas cantoras do Jongo da Serrinha: Lazir Sinval e Dely Monteiro, descendentes diretas das famílias jongueiras, tradicionais de Madureira, na Zona Norte.
16h, Teatro de Câmara da Cidade das Artes.

Samba da Dida: roda de samba
15h às 21h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

21/11

Debate “Adolescências, judicialização da vida e questão racial: perspectivas da assistência social”.
14h às 17h, Auditório da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Engenho Novo, na URS Casa Viva Del Castilho/ 3ª CAS

22/11

Palestra II Encontro: “Racismo estrutural e o uso nocivo de substâncias psicoativas” 10h

25 e 26/11

Feira Aquilombá de Afroempreendedores, com curadoria da CPIR / Prefeitura do Rio e parceria com SEBRAE.

SÁBADO 25/11

Encontro das baianas de acarajé.
9h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

26/11

35 anos da Fundação Palmares e lançamento do Ajeum Fest/llê aiê: Comemoração de aniversário da Fundação Palmares.
10h às 22h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.


Guilherme Cardoso
Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário