OFICINA GRATUITA DO MUSEU DO SAMBA FORMA AGENTES CULTURAIS

OFICINA GRATUITA DO MUSEU DO SAMBA FORMA AGENTES CULTURAIS

O Museu do Samba abre vagas para a Oficina de Formação de Agentes Culturais. A atividade, que tem o samba como pano de fundo, busca capacitar, de forma gratuita, profissionais a partir de conhecimentos relativos aos saberes e fazeres do samba, como patrimônio cultural brasileiro.

Com aulas práticas e teóricas, a oficina irá abordar as temáticas das leis de incentivo à cultura, elaboração de projetos culturais, empreendedorismo, economia criativa, samba e carnaval. Dentre os convidados para ministrar as aulas, estão nomes de peso, como André Marini, diretor presidente da Cidade das Artes, formado em Administração e Marketing (Universidade São Paulo Apóstolo), com MBA em Gestão Executiva (IBMEC). Profissional com mais de 20 anos de experiência em área Comercial, Marketing e Eventos; Felipe Ferreira, professor do Instituto de Artes e do Programa de Pós Graduação em Artes da UERJ, Coordenador do Centro de Referência do Carnaval, Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório da Arte Carnavalesca e autor de diversos livros sobre carnaval da UERJ; Luísa Reis, professora e produtora de teatro, formada em Artes Cênicas (Unirio) e em Letras (UFF). Trabalhou com artistas como Gustavo Gasparani, Otávio Muller, Cacá Carvalho e Susana Ribeiro. Assinou a produção executiva de espetáculos premiados como “Josephine Baker – A Vênus Negra”, “Janis”, “Samba Futebol Clube” e outros; Vinícius Natal, graduado em História pela (UFF), Mestre e doutorando em Sociologia e Antropologia (UFRJ). Atuou como pesquisador do Centro Cultural Cartola e professor de História do CAP -UERJ. É co-autor do livro “As Titias da Folia: O Brilho Maduro de Escolas de Samba de Alta Idade” e autor do livro “Cultura e Memória nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Exerceu a função de julgador do carnaval dos grupos de acesso do Rio de Janeiro e outros lugares do Brasil. Atualmente, é Coordenador de Igualdade Racial do município do Rio de Janeiro, Diretor Cultural do GRESU Vila Isabel e um dos autores do enredo para o GRES Acadêmicos do Cubango para o carnaval de 2019.

As aulas, que são gratuitas, acontecem nos dias 8, 9 e 10 de outubro, no Instituto de Artes da UERJ – auditório do 11º andar – de 18h às 22h. A oficina oferece certificado para todos os participantes que cumprirem a carga horária.

Os interessados devem enviar e-mail para oficinasmuseudosamba@gmail.com

A inciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio do Pontofrio e o apoio do Instituto de Artes, do Centro de Referência do Carnaval, do Laboratório de Arte Carnavalesca e do Núcleo de Cultura Popular da UERJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + quatro =