Oficinas de samba com rainha de bateria da Portela são sucesso no Japão

Oficinas de samba com Bianca Monteiro são sucesso no Japão

Rainha de bateria da Portela tem 12 workshops agendados até o dia 9 de junho, além de visitas a importantes pontos turísticos do país asiático

A rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, está no Japão para promover uma série de 12 oficinas de samba. Os workshops, que começaram no dia 30 de maio e vão até 9 de junho, são promovidos pelo Consulado da Portela em Tóquio. As atividades contam com a participação de mais 50 japonesas, entre elas passistas e rainhas de agremiações locais. As oficinas têm dois níveis, cada um dividido em quatro módulos e aulas especiais.


Bianca também ministrará dois workshops para passistas em Kanagawa e Chiba, estados vizinhos de Tóquio. As escolas com sede naqueles estados a convidaram para ensinar dentro de suas comunidades. No intervalo das oficinas, Bianca fará palestra na capital japonesa sobre sua trajetória na Portela, o relacionamento com a bateria e as atribuições do posto de rainha durante o ano. O encontro será voltado para sambistas e ritmistas de todas as agremiações japonesas.


Segundo a rainha da Tabajara, as oficinas têm sido bastante produtivas e as japonesas aprendem rápido. “No geral, as meninas que estão participando já sabem sambar. Mas, para algumas é necessária uma atenção maior, o que é natural. Além de ensinar algumas técnicas, venho me concentrando em ‘limpar’ a dança delas, corrigindo a postura e retirando alguns vícios”, explica.

Como as atividades ocorrem à noite, Bianca aproveita para visitar os principais pontos turísticos durante o dia e conhecer a culinária e a cultura do país asiástico. Ela já esteve no complexo de construções do Templo Sensoji, no coração de Tokyo, datado de 645. Conheceu também o Grande Buda de Kamakura, no Estado de Kanagawa, construído em 1252, e o santuário shintoísta Tsurugaoka Hachimangu, de 1063. A rainha esteve, ainda, na segunda torre mais alta do mundo, a Tokyo Sky Tree, e no recém-construído mercado de peixes, frutas e hortaliças do país, o Toyosu Market.

“Estou impressionada com a limpeza das ruas e a educação do povo. O país é muito seguro, organizado e moderno. A culinária é maravilhosa, leve e bem diferente da comida japonesa que conhecemos no Brasil”, revela Bianca.

De acordo com a vice-presidente do Consulado da Portela no Japão, Kishuko Sudoh, as oficinas estão muito concorridas e há candidatas na fila de espera. “Bianca é muito didática. Explica de forma fácil, mas também aperta as alunas quando é preciso. Nós, japonesas, gostamos disso porque ela mostra que está aqui para ensinar de verdade”, comenta Kishuko.

A rainha de bateria da Portela deve visitar, ainda, outros pontos turísticos do Japão, como o famoso Monte Fuji, com mais de 3 mil metros de altura, o Museu Edo-Tokyo, onde estão expostas centenas de peças de arte japonesa, o Palácio Imperial, onde reside a família imperial nipônica, e a ponte Rainbow, com 126 metros de altura, que atravessa a Baía de Tokyo. No dia 9 de junho, último dia da turnê, haverá uma roda de samba onde Bianca poderá dançar e cantar com as alunas. Os interessados em participar podem levar seus instrumentos para animar ainda mais a festa.

Vale lembrar que a turnê está sendo promovida pelo consulado portelense em Tóquio, que já levou ao país o presidente Luis Carlos Magalhães, o mestre de bateria Nilo Sérgio, a coordenadora da ala de passistas e diretora de Harmonia da escola, Nilce Fran, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Marlon Lamar e Lucinha Nobre, e a passista Nanda Coelho. Todas as visitas fazem parte de um programa de divulgação da Portela e do samba no arquipélago nipônico.

Outras duas importantes personalidades da Azul e Branco devem vir ao Japão ainda em 2019. As negociações estão em andamento e contam com o apoio da diretoria da Portela e do Departamento Cultural da escola.

Fotos: Consulado da Portela no Japão / Divulgação


Raphael Perucci
Assessoria Portela

Deixe um comentário