POROROCAS PARAWARAS”: GRANDE RIO RELEASES PHOTOS OF 2025 COSTUMES
“POROROCAS PARAWARAS”: GRANDE RIO DIVULGA FOTOS DAS FANTASIAS DE 2025
A Grande Rio divulgou partes de suas fantasias para o carnaval de 2025, quando cantará, na Marquês de Sapucaí, o enredo “Pororocas Parawaras – as Águas dos meus Encantos nas Contas dos Curimbós”. Concebidos pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, os figurinos ocuparam o espaço imersivo “Mar de Espelhos”, no AquaRio. As fotos do ensaio “Mergulho no Espelho do Encante” foram realizadas por Custódio Coimbra e Joana Coimbra, os mesmos artistas responsáveis pelo material de divulgação das fantasias do desfile da Grande Rio de 2022, que celebrou as energias de Exu. Haddad explica a continuidade da parceria e a proposta deste novo ensaio:
“Custódio e Joana possuem um olhar muito interessante, poético e não-óbvio. Isso nos interessa muito, pois permite que brinquemos com as roupas, que dão cores e formas a uma narrativa de enredo também não-óbvia. A ideia do ensaio não é revelar as roupas da forma como irão para a Avenida, nos moldes do que fazemos para o Livro Abre-Alas. Algo mais formal, voltado para o julgamento. Pelo contrário: a ideia é que as fotos de Custódio e Joana desafiem o olhar do público, aguçando a curiosidade e contribuindo para a construção de uma atmosfera. Não são fantasias completas, o jogo começa aí. Misturamos peças, ocultamos elementos. Queremos mais a insinuação do que a revelação, uma espécie de caleidoscópio. O enredo é mágico e nos leva ao mistério, aos movimentos de barras de saias e margens de rios, reflexos e profundidades. Algo muito sensorial. Por isso falamos em “Mergulho no Espelho do Encante” e evocamos a energia das águas da Amazônia. A sensibilidade precisa estar aflorada.” – finaliza o carnavalesco.
Leonardo Bora reforça o caráter experimental deste ensaio, que contou, ainda, com a produção de vídeo de Ewerton Pereira. Ele destaca que a proposta é a continuidade de uma série de ações realizadas em parceria com outros artistas:
“O enredo “Pororocas Parawaras”, concebido e desenvolvido em parceria com a artista paraense Rafa BQueer, permite que a gente mergulhe num universo extremamente rico. Na visão fantástica da narrativa, as Princesas Turcas, que se confundem com as pororocas do Pará, atravessam os Portais da Encantaria, em alto mar, e conhecem uma explosão de vida no interior da floresta, no barro dos igapós, no “fundo do igarapé”, como canta o samba escolhido – que tem, entre os seus autores, o Mestre Damasceno. Elas se transformam em animais de poder, bailam em Pajelanças e Candomblés, são cultuadas nas giras de Tambor de Mina, viram tema de Carimbó. É algo muito vivo e fluido, orgânico, dinâmico. E só é possível vivenciar essa riqueza a partir do diálogo com o território – por isso a parceria com artistas paraenses é fundamental. Andreia de Vasconcelos, que vestiu parte de uma fantasia que expressa o Carimbó, é paraense, idealizadora do Grupo de Carimbó Aturiá, pesquisadora e professora de danças e ritmos amazônicos. João Victor, que “navegou” em um barquinho cujo nome homenageia Dona Onete, autora de “Quatro Contas”, é paraense, designer, ilustrador, artista visual e criador da marca Pink Boto. Essa troca de saberes e energias começou na pesquisa do enredo, quando entrevistamos dezenas de mestres e lideranças religiosas, passou pela feitura do filme de divulgação, realizado pelo cineasta Vitor Souza Lima, pela gravação de um EP inédito, com “doutrinas encantadas” e um carimbó composto por Jane Cerdeira e Marcelle Almeida, e continua se desdobrando.” – completa o artista.
Um dado curioso, que chamou a atenção de todos, é que um dos espaços do “Mar de Espelhos” tem o nome “Pororoca” e é descrito como uma interação que “simula o desdobrar do nosso reflexo, das várias versões de nós mesmos refletidas nas ondas.” Haddad ressalta que “é isso o que podemos esperar da Grande Rio: uma onda de alegria!”
Além da parceria com o Mar de Espelhos do AquaRio, a escola realizou um ensaio fotográfico em seu barracão, na Cidade do Samba. O fotógrafo Ademir Júnior, colaborador de Bora e Haddad desde 2017, registrou todas as fantasias do desfile de 2025 – imagens que irão compor o Livro Abre-Alas. Nessas fotos, as roupas estavam completas. A experimentação, no entanto, também se fez notar, como informa Haddad:
“Mesmo no ensaio realizado no barracão, que em geral é mais tradicional, propusemos toques especiais. O cenário-base foi pensado como grande colcha de retalhos, sobre a qual se derramava um móbile composto por 2 mil garrafinhas preenchidas com líquidos coloridos – uma referência sutil ao trabalho das erveiras do Ver-o-Peso, mercado onde são vendidos itens para os rituais do Tambor de Mina. Algumas bancas e lojas, inclusive, levam o nome das Princesas – elas estão em tudo. Ao lado dessa colcha, construímos uma caixa com espelhos, dentro da qual algumas fotos desconstruídas foram realizadas. É um recurso antigo e fascinante, que pode ser conferido nas fotos do Júnior” – finaliza o artista.
Daniela Safadi
Assessora de imprensa GRES Acadêmicos da Grande Rio
Crédito Foto Ademir Junior
Modelo Matheus Renan
Proibida a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor, conforme Lei 9.610 de Direitos Autorais.
“POROROCAS PARAWARAS”: GRANDE RIO RELEASES PHOTOS OF 2025 COSTUMES
Grande Rio has unveiled glimpses of its costumes for the 2025 Carnival, when it will present the theme “Pororocas Parawaras – The Waters of My Charms in the Beads of the Curimbós” at the Marquês de Sapucaí. Conceived by carnival designers Gabriel Haddad and Leonardo Bora, the costumes were showcased in the immersive space “Sea of Mirrors” at AquaRio. The photoshoot, titled “Dive into the Mirror of Encantaria,” was conducted by Custódio Coimbra and Joana Coimbra, the same artists behind the promotional material for Grande Rio’s 2022 parade, which celebrated the energies of Exu. Haddad emphasizes the importance of continuing this partnership and explains the concept behind the new photoshoot:
“Custódio and Joana have a unique, poetic, and unconventional perspective. That interests us greatly because it allows us to play with the costumes, which bring color and shape to a narrative that is also unconventional. The idea is not to reveal the costumes as they will appear on the Avenue, as we do for the Livro Abre-Alas (the official parade book). That’s a more formal presentation, focused on judging criteria. On the contrary, these photos are intended to challenge the viewer’s gaze, sparking curiosity and building an atmosphere. These are not complete costumes—the play begins there. We mix pieces and conceal elements. We aim for suggestion over revelation, like a kaleidoscope. The theme is magical, taking us into mysteries, skirt hems fluttering, riverbanks, reflections, and depths. It’s highly sensory, which is why we talk about ‘Diving into the Mirror of Encantaria’ and evoke the energy of the Amazon’s waters. Sensitivity needs to be heightened.”
Leonardo Bora reinforces the experimental nature of this photoshoot, which also includes video production by Ewerton Pereira. He highlights that the project continues a series of collaborations with other artists:
“The theme ‘Pororocas Parawaras,’ conceived in partnership with the Pará-based artist Rafa BQueer, allows us to dive into an incredibly rich universe. In the narrative’s fantasy, Turkish Princesses, who merge with the tidal bores (pororocas) of Pará, cross the Portals of Encantaria on the open sea, discovering an explosion of life deep within the forest, in the muddy floodplains, at the bottom of the igarapé (narrow river), as the samba tells us—written, among others, by Mestre Damasceno. These princesses transform into powerful animals, dance in Pajelança and Candomblé rituals, are celebrated in the giras of Tambor de Mina, and become subjects of Carimbó dances. It’s something vibrant, fluid, organic, and dynamic. And we can only experience this richness through dialogue with the local culture, which is why partnering with artists from Pará is essential. Andreia de Vasconcelos, who wore part of a Carimbó-inspired costume, is from Pará, founder of the Aturiá Carimbó Group, and a researcher and teacher of Amazonian rhythms and dances. João Victor, who ‘sailed’ in a boat named after Dona Onete (author of ‘Quatro Contas’), is also from Pará. He’s a designer, illustrator, visual artist, and creator of the Pink Boto brand. This exchange of knowledge and energy began with research for the theme, involving interviews with numerous masters and religious leaders. It continued through the promotional film, directed by filmmaker Vitor Souza Lima, the recording of a new EP with ‘enchanted doctrines’ and a Carimbó song by Jane Cerdeira and Marcelle Almeida, and keeps unfolding.”
An intriguing fact that caught everyone’s attention is that one section of the “Sea of Mirrors” is named “Pororoca.” It is described as an interactive space that “simulates the unfolding of our reflection, with multiple versions of ourselves mirrored in the waves.” Haddad emphasizes, “That’s what you can expect from Grande Rio: a wave of joy!”
In addition to the collaboration with the Sea of Mirrors at AquaRio, the school also held a photoshoot at its warehouse in the Cidade do Samba. Photographer Ademir Júnior, a collaborator with Haddad and Bora since 2017, captured all the 2025 parade costumes—images that will feature in the Livro Abre-Alas. Even in these more traditional photos, experimentation was present, as Haddad explains:
“Even during the warehouse photoshoot, which is typically more conventional, we introduced special touches. The set was designed as a large patchwork quilt, over which a mobile with 2,000 small bottles filled with colored liquids was hung—a subtle reference to the work of the herbalists at the Ver-o-Peso market, where items for Tambor de Mina rituals are sold. Some stalls and shops at the market are even named after the princesses—they’re everywhere. Next to the quilt, we built a box with mirrors, where we took some deconstructed photos. It’s an old yet fascinating technique, as you can see in Júnior’s photos.”
Daniela Safadi
Press Officer, GRES Acadêmicos da Grande Rio
Photo Credit: Ademir Júnior
Model: Matheus Renan
The reproduction of these images is prohibited without the express authorization of the author, in accordance with Law 9,610 on Copyright.
Translated by: Sandra Cristina (SandraZayres)
MTB: 0037.715RJ