Primeiro dia da Carnavália-Sambacon é sucesso de público
Primeiro dia da Carnavália-Sambacon é sucesso de público
Mesa de abertura reúne principais autoridades do país
O Centro de Convenções SulAmérica será, a partir da tarde desta quinta-feira, o endereço oficial da economia voltada para o Carnaval. Até sábado, a 4ª edição da Carnavália-Sambacon reunirá, no espaço localizado na Praça XI – Rio de Janeiro – fornecedores, autoridades, sambistas, lideranças e profissionais envolvidos com a cadeia produtiva do Carnaval, com o propósito de gerar negócios, contratações e fomentar discussões sobre como encarar e superar a crise econômica e a falta de apoio do poder público para a maior festa popular do país.
Com 55 expositores, 8 deles de fora do Rio de Janeiro, a Feira de Negócios do Carnaval reuniu, na mesa de abertura, autoridades como o presidente da Riotur, Marcelo Alves, André Lazaroni e Nilcemar Nogueira, respectivamente Secretário de Cultura do Estado e do Município, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, além das lideranças cariocas para o Carnaval, Jorge Castanheira ( LIESA), Déo Pessoa ( Lierj) e Rita Fernandes ( Sebastiana). Recebidas pela tradicional galeria das Velhas Guardas das Escolas de Samba, as autoridades abordaram o tema crise, que será mais profundamente discutido durante os debates da Sambacon, usando o otimismo como mola propulsora para que supere a crise e se faça , mais uma vez, uma grande festa.
– Temos a certeza de que todas as entidades irão se superar e fazer um grande Carnaval, disse o presidente da Liesa – instituição que organiza os desfiles do Grupo Especial, fazendo coro com Alvaro Caetano, diretor da AMI7, uma das organizadoras do evento.
Marcelo Alves, presidente da Riotur, aproveitou para pedir a mobilização de todos em prol do sucesso da festa e anunciou que parcerias privadas estão em vias de acontecer para a melhoria do espetáculo no Sambódromo.
– A generosidade, entendimento, compreensão e discernimento de todos para estabelecer um diálogo é o melhor caminho para chegarmos ao objetivo maior que é levar o Rio de Janeiro à posição que ele merece. Chega de polêmica, cada um, no seu papel, tem uma responsabilidade absurda, porque somos a vitrine do Brasil e do mundo. Tudo o que acontece aqui reverbera e acreditem, temos dialogado muito para buscar caminhos para que o Carnaval cresça e posso afirmar que estou me dedicando pessoalmente a isso. Vamos em frente, com otimismo e faremos o melhor Carnaval de todos os tempos, disse Marcelo.
Participando da Carnavália-Sambacon pela primeira vez, a delegação de Parintins, representada pelo prefeito Bi Garcia na mesa de abertura, defendeu os investimentos e parcerias para o sucesso das festas populares.
– Estamos aqui para aprender com vocês e promover um Festival que queremos que seja importante a nível mundial, assim como é o Carnaval e digo que a gente
acredita que, se a situação está difícil, é necessário investir ainda mais para respirar e sair da crise, e não cortar verba frisou o prefeito.
Presente também na mesa de abertura, o secretário estadual de cultura André Lazaroni, destacou a importância cultural do carnaval para a cidade do Rio de Janeiro.
– Precisamos mudar esse pensamento de que investir no carnaval é um gasto extra para os cofres públicos, na realidade, o carnaval é uma das maiores fontes de renda do Rio de Janeiro. Investimos milhões para termos o retorno de trilhões, além de fazer parte da cultura da cidade, afirmou o secretario.
Quem também esteve presente no centro de convenções Sulamérica, foi Rita Fernandes, presidente da Sebastiana. Rita aproveitou a oportunidade para pedir o apoio dos governantes para o carnaval de rua.
– Estivemos anos sem voz, e nos últimos anos, conseguimos uma parceria muito produtiva com os gestores da cidade, o carnaval de rua hoje é algo que ultrapassou todas as expectativas e nos contamos com o apoio da prefeitura para mantermos a qualidade do carnaval de rua. O Rio é nosso, o Rio é a rua, o Rio é do povo, falou empolgada a presidente da associação dos blocos do Rio de Janeiro.
Encerrando a primeira noite da Feira de Negócios do Carnaval, uma roda de samba comandada por Toninho Geraes, Luiz Camilo e Leonardo Bessa, recebeu talentos da nova geração como Andreia Caffé, Chacal do Sax, Marcele Motta e Lucas de Moraes embalados pelo grupo Café com Fumaça. O evento continua nesta sexta e sábado, das 13h às 22h. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria pelo valor de R$30 ( válido para todos os dias do evento).