Programa de Turismo e Economia Criativa da Paraíba promove intercâmbio de quadrilhas de São João com Carnaval do Rio de Janeiro
Turismo e Economia Criativa
DO ‘MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO’ PARA
‘O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA’
Projeto do Sebrae da Paraíba realiza intercâmbio de quadrilheiros de Campina Grande com organizadores do Carnaval carioca, em programa de Turismo e Economia Criativa
Por iniciativa do Sebrae da Paraíba, um grupo de 30 dirigentes e diretores das Quadrilhas Espetáculos de Campina Grande, responsáveis por realizar a mais famosa festa junina do Brasil – internacionalmente reconhecida como “O maior São João do mundo” – visitaram o Rio para conhecer os bastidores do Carnaval e das escolas de samba. Recepcionados por Célia Domingues, presidente da Amebras (Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil), os quadrilheiros conheceram a Cidade do Samba, o Sambódromo, a Liesa e o Centro de Capacitação da Amebras.
O presidente da Liesa, Jorge Castanheira e o diretor de Carnaval da instituição, Elmo José dos Santos, receberam os visitantes e falaram sobre gestão, logística e organização do Carnaval do Rio. Ciceroneados por Elmo José, conheceram os barracões da Estação Primeira de Mangueira e Beija-Flor. Foram recebidos também na quadra da Acadêmicos do Salgueiro, por Delma Barbosa, diretora de projetos especiais. No Sambódromo carioca, os paraibanos conheceram o Espaço Carnaval e Cidadania, da Amebras, e, na Cidade do Samba, participaram de uma oficina de adereços e conheceram a estrutura e o funcionamento dos projetos sociais da Associação.
“Pretendemos com esta visita técnica ter a oportunidade de conhecer, de forma vivencial, as potencialidades, os resultados e, principalmente, a organização dos grupos representativos de grandes eventos, como é o Carnaval e suas escolas de samba, pensando em como podem ser administrados, gerados e ampliados de forma a se transformarem em negócios rentáveis, geradores de emprego e renda, por meio de um trabalho corporativo, integrado e profissional nas quadrilhas juninas”, explicou Mirian Rocha, da Associação de Cultura Gerais, em presa que presta consultoria ao Sebrae da Paraíba para desenvolvimento de atividades turísticas com foco em economia criativa.
O intercâmbio realizado faz parte do ‘Projeto de Turismo de Vivência e Experiência’, criado pelo Sebrae da Paraíba e por meio do qual já foram formatadas mais de 150 atividades turísticas criativas, com foco na Produção Associada ao Turismo de Vivência e Experiência, em onze municípios daquele estado. Algumas dessas atividades turísticas criativas são reconhecidas como ‘boas práticas’ pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae Nacional.
Sobre a Amebras – A Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil é uma instituição voltada à formação profissional em ofícios dos bastidores do Carnaval, como costura, bordado, adereçaria e chapelaria. Em 17 anos de vida, já capacitou mais de 25 mil artesãos no Rio de Janeiro e em San Luis, província do Centro-Oeste da Argentina. Com um Centro de Capacitação localizado na Cidade do Samba, a Amebras também possui um banco de oportunidades e negócios, que insere profissionais formados pela instituição no mercado de trabalho, gerando emprego e renda.
Assessoria de Imprensa da Amebras
Jean Claudio Santana – Tel (21) 98121 0089 / 2235 3020 – E-mail: jeanclaudio@1alinha.com.br
1ª Linha Agência de Comunicação Boutique