Programação Humanidade 2012 – Domingo e Segunda-feira – 17 e 18 de Junho
Domingo, dia 17 de junho
è Fórum de Empreendedorismo – Painel 1 – Empreendedorismo Social e Tecnologias de Colaboração – Auditório – 09h às 11h
Objetivo: A cidadania para uma nova economia se evidencia no cruzamento de dois dos mais espetaculares elementos da governança dos dias de hoje, orientados pela tecnologia: transparência e engajamento cívico, que os empreendedores sociais devem usar para alavancar transformações sociais. Este painel objetiva discutir o papel das tecnologias nos espaços de colaboração para o empreendedorismo social.
Oportunidades: Promover uma reflexão sobre seu papel como empreendedor social na construção de uma nova economia por meio de tecnologias de colaboração. Ter acesso a cases de nível mundial sobre colaboração em alta escala e seus efeitos nas transformações sociais.
Palestrantes: Ellen Miller, Michel Bauwens, Silvio Meira
Mediador: Ronaldo Lemos
è Fórum de Empreendedorismo – Oficina 1 – Elaboração de projeto de Vida – Multiuso 1 – 09h às 13h
Objetivo: Fortalecer habilidades empreendedoras que auxiliem jovens nos desafios da construção de seus projetos de vida.
Oportunidades: Refletir sobre seu projeto de vida (escolhas, oportunidades,valores). Encontrar outros jovens; conhecer práticas empreendedoras; e acessar novas oportunidades para redirecionar seu projeto de vida.
Facilitadoras: Mafoane Odara, Roberta Albuquerque
Jovens empreendedores convidados: Ines Finchelstein, Roberto França Gonçalves, Gustavo Neres e Marcio Manuel Pereira da Silva
è Fórum Empreendedorismo – Oficina 2 – Governança democrática para acesso à Água – Multiuso 2 – 9h às 10h50
Objetivo: Dar visibilidade às contribuições de empreendedores sociais para aumentar e melhorar o acesso à água das populações latino-americanas.
Oportunidades: Conhecer experiências de projetos destinados à melhorar o acesso à água.
Participantes: Andres Nápoli, Cristina Nascimento, Elizalda Márquez de Monge, Max Campos, Zulmira Duarte
Moderador: Boris Ramirez
è Fórum Empreendedorismo – Oficina 3 – Moradia Cidadã – Multiuso 2 – 11h10 às 13h10
Objetivo: Demonstrar experiências bem sucedidas de acesso à moradia para populações de baixa renda. Como remover as principais barreiras à moradia e à reforma habitacional e como as classes D e E podem ter acesso a moradias com padrão de qualidade, com direito à posse a cesso a serviços? São algumas das perguntas que serão discutidas pelo grupo.
Oportunidades: Conhecer como se pode estabelecer parcerias intersetoriais para que estes objetivos sejam conseguidos.
Facilitadores: Andre Albuquerque, Andressa Ferrarini, Francesco Piazzesi, Vishnu Swaminathan
è The Climate Challenge – Rio Clima – Multiuso – 09h às 13h
Às 11h será realizado o The Climate Challenge – Rio Clima e Conferência de Imprensa para a divulgação do documento elaborado no RioClima, por especialistas de 14 países, com propostas e sugestões concretas para minimizar o aquecimento do nosso planeta e evitar uma catástrofe para as próximas gerações.
O documento será entregue oficialmente à Presidente Dilma Rousseff, na reunião de Chefes de Estado, durante a abertura da Rio + 20.
Farão parte da Coletiva de Imprensa Marina Silva, o Deputado Federal Alfredo Sirkis, presidente da subcomissão Rio + 20 da Câmara dos Deputados e coordenador do Rio Clima, Senador Cristovam Buarque (PDT), Christiana Figueres, secretária geral da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Gilberto Gil e Sérgio Xavier, secretário de Meio Ambiente de Pernambuco.
è Fórum Empreendedorismo – Painel 2 – Cidades sustentáveis: oportunidades para os empreendedores sociais – Auditório – 14h às 16h
Objetivo: Apresentar indicadores de sustentabilidade no meio urbano e melhores práticas para atingí-los. O objetivo é oferecer ferramentas aos empreendedores sociais para acelerar a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Para tanto, serão apresentados o relatório baseado em indicadores, realizado pela Rede Latino-americana por Cidades e Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis, e o programa e experiências de Cidades Sustentáveis, uma agenda positiva na construção de espaços urbanos saudáveis.
Oportunidades: Conhecer indicadores e experiências bem sucedidas que oferecem oportunidades para acelerar o processo de transformação das cidades e territórios.
Palestrantes: Boaventura de Sousa Santos, Javier Maroto, Oded Grajew
Moderador: Marcio Gomes
è Fórum Empreendedorismo – Oficina 4 – Governança de ecossistemas na América Latina – Multiuso 1 – 14h às 16h
Objetivo: Trazer um panorama geral sobre o debate de paradigmas de desenvolvimento em ecossistemas e o papel da governança para promover modelos sustentáveis. Serão apresentados exemplos efetivos de pactos de governança em biomas, suas complexidades e desafios para estabelecer esses pactos e a liderança necessária para conquistá-los e mantê-los.
Oportunidades: Conhecer modelos inovadores e bem sucedidos de governança, que promovam o desenvolvimento sustentável e evitem o colapso dos ecossistemas.
Participantes: Adalberto Veríssimo, Nicolás Lucas, Pablo Frère
Moderador: Heloísa Dias
è Fórum Empreendedorismo – Oficina 5 – Qualidade de Vida na Cidade: levando a Rio+20 para sua comunidade – Multiuso 2 – 14h às 18h
Objetivo: Etapa final da oficina, onde serão apresentados os diagnósticos e propostas de soluções dos desafios encontrados para transformar as comunidades Babilônia-Chapéu Mangueira e Morro dos Tabajaras em ambientais saudáveis e sustentáveis. As apresentações serão feitas pelos inscritos na oficina, com a mediação dos especialistas da organização BioRegional.
Oportunidades: Participar das discussões e reflexões sobre planos sustentáveis nas comunidades envolvidas.
Facilitadores: Jim Fielder, Daniel Viliesid
è Fórum Empreendedorismo – Oficina 6 – Comprometa-se a ser a mudança que você quer no mundo – Multiuso 1- 16h30 às 18h30
Objetivo: Apresentar e discutir as iniciativas da União Global pela Sustentabilidade. A iniciativa tem a Rio+20 como elemento deflagrador de uma busca contínua por compromissos por ações concretas apresentadas por indivíduos e instituições da sociedade civil (empresas, ONGs, academia, movimentos sociais) que contribuam efetivamente para a agenda da sustentabilidade, com alcance tanto nacional como global.
Oportunidades: Construir compromissos e convergências globais voltados para a sustentabilidade.
Facilitadores: Ana Toni, Paulo Itacarambi, Pedro Tarak
ENCERRAMENTO: Talk show cultural
èWRI – Clean Technology for a Green Economy – Multiuso – 14h às 18h
è 18h – Apresentação dos Astronautas com a física e artista Maria Borba
Segunda-feira, Dia 18 de junho
è Biocombustíveis Sustentáveis Para a aviação – Sala Cultural – 15h às 17h30
Apresentar e discutir o progresso do projeto cofinanciado pelo BID, Boeing e Embraer sobre emissões de carbono ao longo do ciclo de vida da produção, distribuição e utilização de biocombustíveis para aviação, tomando como exemplo um dos processos que permite a produção de biocombustíveis para aviação a partir da cana de açúcar (processo Amyris).
Palestrantes:
Carlos Cavalcanti – Diretor Do Departamento de Infraestrutura FIESP
Arnaldo Vieira De Carvalho – Divisão De Energia Do BID
André Nassar – Gerente Icone
Gulherme Freire – Diretor De Estratégia E Tecnologia Ambiental Da Embraer
Darrin Morgan – Diretor De Estratégia Para Os Biocombustíveis Da Boeing
Adalberto Febeliano – Diretor De Relações Institucionais Da Azul Linhas Aéreas
Rodolfo Bryce – programação De Clientes Da GE Aviação
Joel Velasco – Vice-Presidente Sênior Da Amyris
Jane Hupe – Chefe Da Seção De Meio Ambiente Da Air Transport Bureau – ICAO
Leandro Alves – Chefe Da Divisão De Energia Do BID
Adalberto Bogsan – Vice-Presidente Técnico Da VRG Aéreas S.A.
09h – 10h – Medição e comunicação das emissões de carbono: Sistema de Monitoramento de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Rio de Janeiro
Abertura: Carlos Muniz, Vice-prefeito e Secretário de Meio Ambiente, Cidade do Rio de Janeiro
o Nelson Moreira Franco, gerente de mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, secretaria municipal de meio ambiente da cidade do Rio de Janeiro
o Dr Emílio La Rovere, professor do programa de planejamento energético da COPPE/UFRJ, coordenador de estudos integrados sobre meio ambiente e mudanças climáticas (Centro – Clima COPPE/UFRJ) e do laboratório interdisciplinar de meio ambiente (Lima – COPPE/UFRJ) e membro do IPCC/ONU
Organizadores: Prefeitura do Rio de Janeiro e Coppe/UFRJ
10:00 – 10:30 – intervalo
10:30 – 12:00 – Apresentação do Plano de Desenvolvimento de Baixo Carbono da Cidade do Rio de Janeiro
o Rodrigo Rosa, Assessor Especial do Prefeito e Coordenador Executivo da Prefeitura para a Rio+20, Cidade do Rio de Janeiro
o Pedro Moura Costa, Presidente da BV Rio
o José Paulo Pontes, vice-presidente senior e diretor de desenvolvimento de negócios da DNV
o Hassan Tuluy, Vice-presidente do Banco Mundial para América Latina e Caribe
o Eduardo Paes, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro
Organizadores: Cidade do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ e Banco Mundial
12:00 – 12:30 – “Carta do Rio para a Sustentabilidade” – Secretários Municipais de Meio Ambiente das Capitais do Brasil
Leitura da carta pelo Vice-prefeito do Rio de Janeiro e Secretário Municipal do Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz
Lançamento do livro com casos de sucesso de projetos ambientais das capitais brasileiras.
12h30 – 14h30 – almoço
14h30 – 16h – As Cidades na linha de frente das mudanças climáticas: questões-chave para o Segundo Relatório de Avaliação da Rede (UCCRN) sobre Clima Urbano (ACR3-2)
o Jeffrey Sachs, Universidade de Columbia – The Earth Institute (AC)
o Shobhakar Dhakal: Diretor Executivo da Global Carbon Project
o Cynthia Rosenzweig, Pesquisadora Chefe e Diretora do Climate Impact Groups no Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA
o Martha Barata, Pesquisadora e Professora da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
o Daniel Wiener, Chairman da Fundação Global Energy Basel
o Carlos Muniz, Vice-prefeito do Rio de Janeiro e Secretário Municipal do Meio Ambiente, e/ou Nelson Moreira Franco, gerente de mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, secretaria municipal de meio ambiente da cidade do Rio de Janeiro
o Helena Molin Valdes, Diretora Interina, UNISDR
o Eduardo Jorge Martins, secretário do verde e do meio ambiente do município de São Paulo
Organizadores: UCCRN, Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, Universidade de Columbia – The Earth Institute, Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA
è Biodiversidade no contexto da Sustentabilidade – Multiuso – 09h às 19h
O painel vai abordar o panorama global e brasileiro da biodiversidade, assim como os desafios e perspectivas para a conservação. A abertura contará com a participação de Bráulio Dias (secretário de biodiversidade das Nações Unidas), de Paulo Nogueira Neto (conselheiro da Fiesp, Professor Emérito da USP e Ex-Secretário Especial do Meio Ambiente) e de Roberto Cavalcanti (Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente).
As atividades programadas avaliam os biomas da Mata Atlântica e da Amazônia com a participação de Roberto Mangabeira Unger (ex-ministro de Assuntos Estratégicos), Maria Cecília Wey de Brito (WWF-Brasil) e Craig Hanson (World Resources Institute/WRI), além de Carlos Alfredo Joly (Programa Biota Fapesp-Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo).
O valor econômico e social da Biodiversidade será tema para Margaret Adey – Representante da Plataforma de Líderes para o Capital Natural (Universidade de Cambridge, UK), Helena Boniatti Pavese (Projeto The Economics of Ecosystems and Biodiversity) e representantes do Movimento Empresarial pela Biodiversidade (MEB).
Palestrantes:
Dra. Gro Horlem Brundtland – Ex- Embaixadora Da Noruega
Paulo Nogueira Neto
Isabela Teixeira – Ministra Do Meio Ambiente, Brasil
Eliezer Baptista
Isaac Plachta – Presidente Do Conselho Empresarial De Meio Ambiente Do Sistema Firjan
Nelson Pereira Dos Reis – Diretor Titular Do Departamento De Meio Ambiente Da FIESP
Carlos Minc – Secretário De Estado Do Ambiente Do Estado Do Rio De Janeiro – SEA
Rubens Riseck – Secretário-Adjunto De Estado Do Meio Ambiente Do Estado De São Paulo
Carlos Alfredo Joly – Coordenador Do Programa Biota-Fapesp (Fundação De Amparo À Pesquisa Do Estado De São Paulo)
Israel Klabin – Representante Da Sos Mata Atlântica
Paulo Dallari Soares – Diretor Do Departamento De Meio Ambiente Da Fiesp
Marina Silva – Ex-Ministra Do Meio Ambiente, Brasil
Roberto Mangabeira Unger – Ex-Ministro De Assuntos Estratégicos Do Brasil E Professor Na Universidade De Havard Law Scholl (EUA) –
Maria Cecília Wey De Brito – Secretária Geral Do Wwf-Brasil
Craig Hanson – World Resources Institute – Wri
Paulo Dallari Soares – Diretor Do Departamento De Meio Ambiente Da FIESP
Margaret Adey – Representante Da Plataforma De Líderes Para O Capital Natural – Universidade De Cambridge (Uk) – Natural Capital Leadership Compact- University Of Cambridge Programme For Sustainability Leadership
Helena Boniatti Pavese – Diretora De Relações Corporativas E Coordenadora De Projeto Teeb- The Economics Of Ecosystems And Biodiversity /Brasil Ci- Brasil – Conservação Internacional
Ana Claudia Dias De Oliveira – Associação Brasileira Das Indústrias De Química Fina /Ufrj – Universidade Federal Do Rio De Janeiro
Walter Lazzarini – Presidente Do Conselho Superior De Meio Ambiente Da FIESP
Bráulio Dias – Secretário De Biodiversidade Das Organizações Das Nações Unidas – Onu
Roberto Brandão Cavalcanti – Secretário De Biodiversidade E Florestas Do Ministério Do Meio Ambiente Do Brasil – MMA
è Encontro com Luiz Eduardo Soares -Antropólogo, cientista político e escritor – “Desigualdade e sustentabilidade” – 15h
è Show de Chelpa Ferro, formado por Luiz Zerbini, Sérgio Mekler e Barrão – 17h
Assessoria de Imprensa Humanidade2012 – In Press Porter Novelli
Diretora de Atendimento: Renata Jordão
Atendimento: Bárbara Pires
Atendimento: Agata Cunha