PROJETO CRIOLICE REALIZA PRIMERA FEIJOADA NO DIA DOS NAMORADOS COM SHOW DE ALMIR GUINETO DE GRAÇA
PROJETO CRIOLICE REALIZA PRIMERA FEIJOADA NO DIA DOS NAMORADOS COM SHOW DE ALMIR GUINETO DE GRAÇA
O “Projeto Criolice” Corredor Cultural Marquinhos PQD e Grupo Opaxorô realizam no próximo sábado, Dia do Namorados,de 12h à 0:00, a sua primeira feijoada com um mega-show com o Rei do Pagode: “ Almir Guineto” que terá entrada grátis e a Camisa com direito a Feijoada custa R$ 10,00 reais. O evento que será realizado no CREIB de Padre Miguel terá doze horas de samba deverá ser o mais concorrido da Cidade. É esperado um público de 10 mil pessoas na melhor roda de samba de raiz .
Destacado violonista – comparado a Baden Powel por Beth Carvalho – e cavaquinista, Guineto frustrava-se por ser pouco ouvido, nas rodas de pagode do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, no final dos anos 70, em meio à alta sonoridade dos couros de tantãs e pandeiros da época. Foi aí que, acompanhado do músico e humorista Mussum, adaptou o banjo – instrumento utilizado na música country americana – ao samba. Cabe lembrar, inclusive, uma frase de Zeca Pagodinho: “Banjo no samba só existem dois: Almir Guineto e Arlindo Cruz”. Também é neste período que Guineto começa a se destacar, durante os pagodes, como versador imbatível, partideiro incontestável que, devido à sua criatividade e divisão de tempo na aplicação das rimas de improviso, ficaria conhecido como “Mestre do Partido-Alto”.
Apoiado por Beth Carvalho, Almir Guineto oficializaria em 1980 a fundação do Grupo Fundo de Quintal, ao lado dos parceiros Neoci, Jorge Aragão, Sombrinha, Bira, Ubirany e Sereno. Após a gravação do disco “Samba é no Fundo de Quintal”, Almir deixaria o conjunto para cantar, a partir de 1981, em carreira solo. Neste ano, inclusive, Guineto ganharia o Prêmio MPB-Shell de música, sendo agraciado pelo partido “Mordomia”.
Ao longo da década de 80, Guineto destacou-se cada vez mais no cenário musical brasileiro como intérprete e compositor, sendo gravado, além de todos os grandes sambistas do país, por artistas como Elba Ramalho, Nelson Gonçalves, Elymar Santos e muitos outros. De lá para cá, Guineto coleciona 13 discos próprios e outras tantas participações em CDs e DVDs de nomes como Chico Buarque, Beth Carvalho e Martinho da Vila.
Nos intervalos do Projeto Criolice rola um Charme e clássicos da Black Music sob o comando do DJ Henrick sempre com lançamentos que não deixam ninguém ficar parado. O evento tem entrada gratuita.
Serviço:
Projeto Criolice- Feijoada e show com Almir Guineto
Data: 12 de Junho Dia dos Namorados- Sábado.
Entrada: Grátis
Camisa do evento e Feijoada R$ 10,00
Inicio do evento: 12h
Horário do show: 21h
Local: CREIB de Padre Miguel
Endereço: Rua General Gomes de Castro, nº 300, em Padre Miguel
Classificação: Livre
Enildo do Rosário( Viola)
Assessoria de Imprensa