REI DOS ASHANTI, DE GANA, ÁFRICA OCIDENTAL, VISITOU O CAIS DO VALONGO NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA
REI DOS ASHANTI, DE GANA, ÁFRICA OCIDENTAL, VISITOU O CAIS DO VALONGO NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA
O Cais do Valongo recebeu na manhã desta sexta-feira, 13 de outubro, a visita do Rei dos Ashanti, de Gana, Otumfuo Osei Tutu II. O monarca africano se encontrou com lideranças do movimento negro no Centro Cultural Municipal José Bonifácio, na Gamboa, e com representantes do grupo de trabalho do museu da escravidão e da liberdade (nome provisório), que está em fase de criação pela Secretaria Municipal de Cultura. O Rei dos Ashanti percorreu a pé o Circuito da Herança Africana, visitando locais como a Instituto dos Pretos Novos e a Pedra do Sal, encerrando seu roteiro no Museu do Amanhã.
No Valongo, o rei ganense assistiu a uma apresentação do Afoxé Filhos de Gandhi e conheceu um pouco da história do cais onde desembarcaram milhões de negros escravizados, e que recentemente foi eleito, pela Unesco, como Patrimônio Cultural da Humanidade. Otumfuo Osei Tutu II disse que estava muito feliz por estar em um lugar tão importante para a memória dos negros. Sobre o museu afirmou: “é importante um museu que testemunhe a emancipação do negro e a dignidade da história do negro”.
Otumfuo Osei Tutu II é o 16º Rei dos Ashanti e descendente direto do fundador do Império Asante, Osei Tutu I. Assumiu o trono em 26 de abril de 1999. Destaca-se como uma figura visionária, um grande líder dos Ashanti, compromissado com a preservação da herança cultural, ao mesmo tempo em que combina modernidade e tradição com vistas à promoção da paz e estabilidade, da educação, da saúde e do desenvolvimento econômico de seu povo.
Jean Claudio Santana
Coordenador de Comunicação
55 21 2293-4712
55 21 98121- 0089
http://www.rio.rj.gov.br/web/smc
www.facebook.com/SMCulturaRio