Rio Imagem Baixada completa seis meses com mais de 55 mil pacientes atendidos e 122 mil exames de imagem realizados
Rio Imagem Baixada completa seis meses com mais de 55 mil pacientes atendidos e 122 mil exames de imagem realizados
Maior centro público de diagnóstico da América Latina, localizado em Nova Iguaçu, amplia oferta de serviços de saúde na Região Metropolitana e no interior do estado, além de gerar 350 empregos
Em duas semanas, a aposentada Juracir Pereira Nunes, 59, recebeu o pedido médico e realizou um ultrassom no Rio Imagem Baixada (RIB). O resultado da investigação sobre um nódulo na axila, felizmente, foi um grande alívio. Moradora de Belford Roxo, ela contou que também ficou satisfeita de poder fazer o exame em Nova Iguaçu, a 20 minutos de sua casa, sem ter que se deslocar até uma unidade da capital, como fazia anteriormente.
- Eu fiquei surpresa com a estrutura do lugar. Gostei muito. Peguei o ônibus em Belford Roxo e desci aqui, rapidinho. Antes, o dia do médico era um dia perdido. Se fosse no Rio, ia demorar umas duas horas só pra chegar ao hospital. Espero que o atendimento continue dessa maneira: organizado, rápido, preciso – elogiou Juracir.
Nesses seis primeiros meses de funcionamento, 55.831 pacientes fizeram 122.186 exames de diagnóstico por imagem Rio Imagem Baixada. Também foram realizadas 284.550 análises laboratoriais, desde a inauguração em 10 de julho de 2023. Com investimentos de R$ 90 milhões do programa Pacto RJ, a unidade desafogou o Rio Imagem da Capital, além de ter gerado 350 empregos. Juntos, eles vão responder por 60 mil exames por mês. Antes, a população da Baixada tinha que recorrer à rede particular para fazer determinados exames de imagens ou se deslocar até à capital em busca de atendimento.
- O Rio Imagem Baixada trouxe uma nova realidade para os moradores da Baixada e do interior do estado. Ele está suprindo uma carência histórica da saúde na região, possibilitando o tratamento e até mesmo prevenção de doenças. Estamos trabalhando dia e noite, fazendo investimentos estratégicos para entregar serviços de qualidade aos cidadãos de todo o estado – afirma o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
Ampliação em 2024
O centro de diagnóstico está ampliando os serviços e, este ano, deverá chegar à sua capacidade máxima prevista de 40 mil exames por mês. O horário de atendimento foi estendido, a unidade recebe pacientes diariamente, inclusive aos sábados e domingos, de 7h às 19h. A previsão é de que passe a realizar litotripsia, procedimento não-invasivo para fragmentação de cálculos renais, no próximo mês. No segundo semestre, o centro cirúrgico passará a funcionar, abrindo a agenda da regulação para colonoscopia, endoscopia, histeroscopia com indicação cirúrgica e laqueadura por vídeo.
As mulheres representam mais de 78% dos atendimentos e 75% dos procedimentos. A unidade oferta toda a linha de cuidado com a saúde da mulher. Uma vantagem do equipamento é que ele concentra diversos serviços num só lugar. As pacientes com nódulos suspeitos na mama, por exemplo, podem realizar a biópsia no mesmo dia em que fizerem a mamografia.
- É a saúde indo pra perto da população. A gente tem aqui um volume grande diário, as coisas acontecem com fluidez. É um orgulho muito grande ver o quanto já está acontecendo e o quanto pode crescer ainda mais. Para a saúde da mulher, por exemplo, conseguimos realizar desde a mamografia até uma estereotaxia, que é um agulhamento do tumor, um exame mais complexo e tecnológico. Tudo no mesmo dia – afirmou a secretária de Saúde do Estado, Cláudia Mello.
A costureira Ana Cláudia Moraes, 43, que mora em Vilar do Teles, em São João de Meriti, fez mamografia, ultrassonografia e pôde saber como anda a saúde do coração.
- Já fiz um ecocardiograma e o atendimento foi ótimo. Os exames estão perfeitos, graças a Deus. Estou aqui pela segunda vez. Hoje fiz uma mamografia e farei uma ultrassonografia também. A unidade fica a 15 minutos da minha casa. A gente estava precisando de um Rio Imagem porque havia muita dificuldade de fazer exame. O resultado foi bem rápido – contou Ana Cláudia.
O Rio Imagem Baixada funciona de segunda a domingo, de 7h às 19h. Os pacientes são encaminhados de postos de saúde ou clínicas da família, via Central Estadual de Regulação (CER).
Fotos :Carlos Magno
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro