Rio Innovation Week: Amy Webb Thrills Audience by Introducing Herself as an “Honorary Brazilian” Using Her Cloned Voice

Rio Innovation Week: Amy Webb leva plateia ao delírio ao se apresentar como “brasileira honorária” com a própria voz clonada
Em uma das palestras mais aguardadas do evento, CEO do Future Today Strategy Group diz que inventar o futuro exige “coragem, trabalho e inovação”
“Eu sou Amy Webb. Sua brasileira honorária favorita. Sinceramente, me sinto meio brasileira agora. Me sinto tão em casa aqui. Talvez seja o meu cabelo grande. Talvez seja minha personalidade forte. Eu me sinto brasileira, mas, infelizmente, não falo português, por isso clonei a minha voz”. Foi assim que a futurista Amy Webb começou sua palestra no Painel Tendências Emergentes de Tecnologia, no terceiro dia do Rio Innovation Week.

Animada, Amy usou a IA para se apresentar ao público: “meu português se tornou subitamente bom”, disse de forma descontraída, após afirmar que a língua é muito difícil. A fundadora e CEO do Future Today Strategy Group há 19 anos provocou o público logo no início: o que você espera ser mais importante – a mídia, o meio, quem está entregando a mensagem ou o que está sendo entregue?

A empresa da futurista é voltada para visão estratégica do futuro. “Começamos coletando sinais de milhões de locais diferentes, iniciamos manualmente e depois criamos um sistema de IA. Estamos sempre recebendo dados de curadoria, depois fazemos reconhecimento de padrões e utilizamos uma ferramenta que nos ajuda a encontrar as tendências a longo prazo”, explicou.

Mas, segundo Amy, é preciso ter alguns critérios: “uma tendência por si só não é suficiente. Você pode estar muito certo por um curto período de tempo”, alertou. Para ela, os cenários apresentados precisam estar baseados em dados matemáticos. “Os cenários por si só são interessantes, mas não ajudam as pessoas a tomarem decisões. Então é importante ter estratégia”.

A Future Today Strategy Group atende diversos setores em todas as indústrias, com clientes conhecidos como Globo e Dell. “Nossos clientes nos procuram quando não conseguem visualizar o futuro. Então, o meu trabalho é trazer clareza sobre o futuro”, comentou. Amy também é professora da New York University (NYU), onde ensina previsão estratégica em um MBA.

Ela citou a influenciadora Virginia Fonseca para se referir ao boom de influenciadores digitais atualmente. “Ela não é cantora, não é atriz, não é jogadora de futebol, então por que nós sabemos quem ela é?”, provocou o público.

Mas, segundo Amy, os influenciadores não são algo do século XXI. “Os influenciadores de hoje são influenciadores por causa da internet, ou seja, por causa do meio. Já existiam influenciadores antes da internet, porque sempre existiram meios, canais de mídia, o cinema. E mesmo antes do rádio ou televisão, o meio era, por exemplo, o palco teatral”, exemplificou.

“É difícil capturar a atenção das pessoas de forma abrangente à medida que a tecnologia evolui. Isso está resultando em novos meios e em novas mensagens”, comentou, ao explicar por que as marcas precisam do marketing.

Sobre os influenciadores do futuro, Amy aposta nos agentes de projetos avançados. Ela define como “marketing de influenciadores de agente”. “São agentes de IA como modelos autônomos de influenciadores, isto é, 3 milhões de versões diferentes da Virgínia. Precisamos pensar na IA como o meio criador da mensagem e o mensageiro. Influenciadores usando múltiplos sistemas de IA. Várias pessoas criando vários tipos de conteúdo em várias plataformas e em várias linguagens. Plataformas segmentadas por influenciadores e consumidores que querem determinado produto. Isso vai provocar um crescimento explosivo de micro marcas para micro segmentos de mercado”.

Outro ponto ressaltado pela futurista é que a internet, em pouco tempo, não terá pesquisa. “Teremos uma internet sem cliques, o que representa uma grande mudança do que temos agora. No lugar disso, teremos sistemas colaborativos de IA que farão pesquisa por nós”.

Sobre a revolução da IA no mundo dos negócios, Amy disse que muitas empresas falam de IA, mas poucas estão de fato inovando. Ela também falou da importância dos modelos para personalizar aquilo que os consumidores querem.

“As simulações não serão feitas de forma genérica, mas sim alinhadas à pessoa, àquilo que o consumidor quer, à imagem de uma pessoa parecida com ele, usando, por exemplo, suas próprias medidas. A IA vai projetar, fabricar e enviar aquilo que o consumidor quer. Eu treinei um sistema, dei as minhas medidas, o sistema sabia o que eu gostava, encontrou um fabricante e projetou tudo. Não é um cenário fictício. No futuro, os modelos de IA serão as marcas. O que o meio é e como as mensagens são mostradas irão mudar drasticamente. Como e onde o valor será criado? Será que estamos inovando ou repetindo? Eu acredito que vocês possam ser as pessoas que inventarão o futuro, mas isso demanda coragem, trabalho e inovação. Sejam expansivos e estejam dispostos a assumir riscos”, afirmou.

Sobre o Rio Innovation Week

O Rio Innovation Week é o maior evento global de tecnologia e inovação. Em 2024, reuniu grandes nomes do ecossistema de tecnologia e inovação, além de membros dos diferentes setores da economia nas 37 conferências que fizeram parte do projeto. Em 2025, o evento acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, no Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro. Com 60 conferências e 40 palcos, o projeto promove uma grande oportunidade de negócios e experiências únicas pautadas pela inovação e tecnologia. Com o compromisso de gerar reflexão e impacto real para transformar realidades, o Rio Innovation Week é um evento que vai além do estímulo à inovação e ao empreendedorismo. O projeto tem atuação estratégica, pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, garantindo assim a responsabilidade na promoção de um futuro inclusivo e economicamente sustentável.

Promovemos um ambiente de oportunidades, negócios, experiências e conteúdos, pautados em: comprometimento com a diversidade, equidade e inclusão; valorização e incentivo à multiplicidade de ideias e opiniões; fomento ao pluralismo e diversidade nas palestras; busca por representatividade em termos de gênero, raça, cor, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, pessoas com deficiência, idades, classes sociais, entre outras características da sociedade atual; promoção de um ambiente inclusivo e com oportunidades iguais de fala para todos.

Serviço

RIO INNOVATION WEEK 2025

Quando: 12 a 15 de agosto de 2025

Onde: Pier Mauá- Rio de Janeiro- Brasil –

AV. RODRIGUES ALVES, 10 | PRAÇA MAUÁ, RIO DE JANEIRO | RJ, 20081-250

Ingressos: Sympla

Credito foto Ag. Enquadrar/ Divulgação RIW

Proibida a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor, conforme Lei 9.610 de Direitos de Autoria.
Rio Innovation Week: Amy Webb Thrills Audience by Introducing Herself as an “Honorary Brazilian” Using Her Cloned Voice

In one of the most anticipated talks of the event, the CEO of the Future Today Strategy Group says inventing the future requires “courage, work, and innovation.”

“I am Amy Webb. Your favorite honorary Brazilian. Honestly, I kind of feel Brazilian now. I feel so at home here. Maybe it’s my big hair. Maybe it’s my strong personality. I feel Brazilian, but unfortunately, I don’t speak Portuguese, so I cloned my voice.” This is how futurist Amy Webb began her presentation at the Emerging Technology Trends Panel on the third day of Rio Innovation Week.

Cheerfully, Amy used AI to introduce herself to the audience: “my Portuguese suddenly became good,” she joked after noting that the language is very difficult. The founder and CEO of the Future Today Strategy Group for 19 years opened with a provocation: what do you expect to be more important — the media, the medium, who is delivering the message, or what is being delivered?

Her company focuses on strategic vision for the future.

“We start by collecting signals from millions of different sources, initially manually, and then we created an AI system. We are constantly receiving curated data, then we do pattern recognition and use a tool that helps us identify long-term trends,” she explained.

But according to Amy, some criteria are essential:

“A trend by itself is not enough. You can be very right for a short period of time,” she warned.

For her, scenarios must be based on mathematical data:

“Scenarios alone are interesting, but they don’t help people make decisions. So it’s important to have strategy.”

The Future Today Strategy Group works with various sectors across all industries, with clients such as Globo and Dell.

“Our clients come to us when they can’t visualize the future. My job is to bring clarity about the future,” she said.

Amy also teaches strategic foresight in the MBA program at New York University (NYU).

She referenced influencer Virginia Fonseca to highlight the current boom of digital influencers.

“She’s not a singer, not an actress, not a soccer player, so why do we know who she is?”

According to Amy, influencers are not a 21st-century phenomenon.

“Today’s influencers exist because of the internet — that is, because of the medium. But there were influencers before the internet, because there have always been mediums, media channels, cinema. And even before radio or television, the medium was, for example, the theater stage.”

“It is difficult to capture people’s attention comprehensively as technology evolves. This is resulting in new mediums and new messages,” she said, explaining why brands need marketing.

On the influencers of the future, Amy bets on advanced project agents. She calls it “agent influencer marketing.”

“These are AI agents acting as autonomous influencer models — that is, three million different versions of Virginia. We need to think of AI as both the medium creating the message and the messenger. Influencers using multiple AI systems. Multiple people creating multiple types of content on multiple platforms in multiple languages. Platforms segmented by influencers and consumers who want a specific product. This will lead to explosive growth of micro-brands for micro-market segments.”

Another key point Amy raised is that, in a short time, the internet will have no search.

“We will have a clickless internet, which is a major change from what we have now. Instead, we will have collaborative AI systems that will search for us.”

On the AI revolution in business, Amy said that many companies talk about AI, but few are truly innovating. She also stressed the importance of models to personalize what consumers want.

“Simulations will not be generic, but aligned with the person — to what the consumer wants, to the image of someone like them, using, for example, their own measurements. AI will design, manufacture, and deliver exactly what the consumer wants. I trained a system, gave it my measurements, the system knew what I liked, found a manufacturer, and designed everything. This is not a fictional scenario. In the future, AI models will be the brands. What the medium is and how messages are displayed will change drastically. How and where will value be created? Are we innovating or repeating? I believe you can be the people who invent the future, but that requires courage, work, and innovation. Be expansive and willing to take risks,” she concluded.

About Rio Innovation Week

Rio Innovation Week is the largest global event in technology and innovation. In 2024, it brought together leading figures from the tech and innovation ecosystem, as well as members from various sectors of the economy, in 37 conferences that were part of the project. In 2025, the event will take place from August 12–15 at Píer Mauá, in Rio de Janeiro. With 60 conferences and 40 stages, the project promotes a major opportunity for business and unique experiences driven by innovation and technology.

Committed to generating reflection and real impact to transform realities, Rio Innovation Week goes beyond fostering innovation and entrepreneurship. The project operates strategically, guided by the United Nations Sustainable Development Goals (SDGs), ensuring responsibility in promoting an inclusive and economically sustainable future.

We foster an environment of opportunities, business, experiences, and content based on: commitment to diversity, equity, and inclusion; valuing and encouraging a multiplicity of ideas and opinions; promoting pluralism and diversity in talks; seeking representation in terms of gender, race, color, ethnicity, sexual orientation, gender identity, people with disabilities, ages, social classes, and other characteristics of contemporary society; and promoting an inclusive environment with equal opportunities for all voices.

Service

RIO INNOVATION WEEK 2025
When: August 12–15, 2025
Where: Pier Mauá – Rio de Janeiro – Brazil
AV. RODRIGUES ALVES, 10 | PRAÇA MAUÁ, RIO DE JANEIRO | RJ, 20081-250
Tickets: Sympla

Photo credit: Ag. Enquadrar / RIW Press

Reproduction of images without express authorization of the author is prohibited, in accordance with Law 9.610 on Copyright.