RIO MARCHINHAS

photo (1)

 

RIO MARCHINHAS

Palco montado na Praça Tiradentes tem programação gratuita durante o carnaval. Casuarina, Teresa Cristina, Bangalafumenga, Cordão do Boitatá, Rio Maracatu e Orquestra Popular Céu na Terra, entre outras atrações, se apresentam de 1o a 4 de março.

 

Durante os quatro dias de carnaval, os foliões podem se esbaldar com a programação gratuita do palco RIO MARCHINHAS, na Praça Tiradentes. De 1a 4 de março passam por lá CasuarinaTeresa Cristina, Rio Maracatu, BangalafumengaCordão do Boitatá, Orquestra Popular Céu na TerraToca Rauuul e Banda Fundição. Nos intervalos, DJ Chicote comanda a festa todos os dias. O evento é uma realização da Prefeitura do Rio, Secretaria de Turismo, Riotur, Itaipava e Fundição Progresso.

 

Devido às alterações no trânsito da cidade, o palco RIO MARCHINHAS, tradicionalmente montado nos Arcos da Lapa, esse ano ergue suas estruturas na arborizada e aconchegante Praça Tiradentes, também no Centro. E, também pela primeira vez, o evento abre espaço para apresentação de grupos formados por alunos de três diferentes oficinas musicais: Tum Tá Que TáAfluente do Céu eBloco d’O Passo na Rua. O projeto é patrocinado pela Secretaria de Turismo, Riotur, Prefeitura do Rio de Janeiro, Itaipava e Fundição Progresso.

 

O Casuarina, vencedor em 2010 do Prêmio da Música Brasileira como melhor grupo de samba, é a principal atração da estreia, sábado, 1o de março. O quinteto sobe ao palco às 20h levando surpresas para o público. “Já virou tradição: tocaremos fantasiados e certamente faremos menção às fantasias, que só serão mostradas na hora”, adianta o vocalista João Cavalcanti.

 

Domingo, dia 2, é a vez da estrela Teresa Cristina ocupar o espaço e convidar Moyseis Marques para abrilhantar ainda mais os trabalhos. Cordão do Boitatá e Bangalafumenga encerram as noites de segunda (3) e terça (4), respectivamente, convidando o público a participar de uma típica folia carnavalesca.

 

PROGRAMAÇÃO

 

01/03 (sábado)

17h – Tum Tá Que Tá

Sob a batuta da cantora e pandeirista Clarice Magalhães, 50 alunos mostram a versatilidade do pandeiro em arranjos percussivos feitos para músicas de diferentes estilos, como samba, jongo, baião com maracatu, ijexá e pop. “Nas aulas eu procuro ensinar a tocar pandeiro através de qualquer ritmo”, conta Clarice.

 

18h – Rio Maracatu

“O maracatu é uma das primeiras manifestações afro-brasileiras de que se tem notícia”, explica Léo Araripe, um dos diretores do grupo que desde 1997 pinta a paisagem carioca com as cores do Recife e arrasta multidões em seus cortejos carnavalescos. O grupo é sediado na Fundição Progresso, onde ministra oficinas semanais para ensinar técnicas fundamentais da orquestra do Maracatu de Baque Virado e outros ritmos.

 

20h – Casuarina

“Já virou tradição: tocaremos fantasiados e certamente faremos menção às fantasias, que só serão mostradas na hora”, adianta João Cavalcanti, vocalista do grupo que está na estrada desde 2001. O repertório, baseado no DVD “Casuarina – 10 Anos de Lapa”, lançado em 2013, traz também clássicos do carnaval – como “Aquarela Brasileira” – e músicas autorais, como “Certidão”. O Casuarina foi eleito como o melhor grupo de samba do país em 2010 pelo Prêmio da Música Brasileira.

 

 

02/03 (domingo)

16h – Toca Rauuul

Com 15 componentes, o grupo apresenta releituras da obra do homenageado Raul Seixas em forma de ritmos carnavalescos como frevo, samba, marchinha e maracatu, sem perder de vista o rock. No repertório, estão confirmadas “PlunctPlact Zum”, “Metamorfose Ambulante”, “Não Pare na Pista” e “Tente Outra Vez”.

 

20h – Teresa Cristina com participação de Moyseis Marques

Considerada como uma das responsáveis pela revitalização da Lapa, a cantora é a vanguarda do samba novo aliada ao resgate do samba de raiz. Ela recebe no palco Moyseis Marques, outro importante nome do coração boêmio do Rio.

03/03 (segunda)

 

17h – Afluente do Céu

Com regência de Ignez Perdigão, desde 2005 o coral promove ensaios pré-carnavalescos abertos e faz apresentações de rua durante o carnaval, cantando em uníssono e incentivando a participação de todos os foliões. No repertório,marchinhas, marchas-rancho e frevos como “No Cordão da Saideira” (Edu Lobo), “Não Resta a Menor Dúvida” (Noel Rosa) e “Cidade Maravilhosa” (André Filho), acompanhadas de instrumentos.

 

18h – Banda Fundição

Criada especialmente para o primeiro Concurso Nacional de Marchinhas, em 2006, a banda nasceu para dar vida às canções finalistas da disputa. Sob o comando do maestro Marcelo Bernardes, reúne muitos dos melhores instrumentistas e intérpretes do carnaval brasileiro, como Alfredo Del Penho e Pedro Paulo Malta. O repertório traz também sucessos de Carmen Miranda, Braguinha, Emilinha Borba, Chiquinha Gonzaga, João Roberto Kelly, Lamartine Babo e Braguinha, entre outros.

 

20h – Cordão do Boitatá convida Luiza Dionísio e Aurea Martins

O repertório, inspirado no bailão que o bloco promove na Praça XV há 18 carnavais, é composto por marchinhas, samba, maxixe, frevo, choro e afoxé. Os integrantes se revezam entre violão, cavaquinho, acordeão, voz, percussão e sopros, o que possibilita diversas formações na busca de uma sonoridade específica de cada gênero.

 

 

04/03 (terça)

17h – Bloco d’O Passo na Rua

Dirigido por Lucas Ciavatta (criador do método “O Passo”) e Felipe Reznik (diretor do Bloco do Sargento Pimenta) e orientado pelo mestre Odilon Costa, o cortejo, com 30 integrantes, faz sua estreia no carnaval. O bloco promete animar a PraçaTiradentes com alguns dos sambas mais conhecidos pelos cariocas e, no final, uma imensa brincadeira de ritmo e movimento toma conta do lugar: Saltos no Tempo!

 

18h – Orquestra Popular Céu na Terra

A orquestra faz um espetáculo de grande impacto visual, com figurinos coloridos e intervenções de bonecos populares, e toca samba, maxixe, frevo, ciranda, maracatu e marchinha. Três percussionistas e um naipe de sopros completo com tuba, trompete, trombone, sax alto e sax tenor fazem a sonoridade do grupo. As vozes de Bianca Leão e Alan Rocha são harmonizadas também por cavaquinho e violão.

 

20h – Bangalafumenga

“A característica marcante do Banga é essa alma meio vira-lata, de sons impuros e com uma linguagem poética simples”, explica Rodrigo Maranhão, líder e principal compositor do grupo, que existe desde 1998. No repertório, além das canções autorais, há clássicos, por exemplo, de Gilberto Gil, Lenine e Alceu Valença.

 

SERVIÇO

RIO MARCHINHAS 2014 – PALCO PRAÇA TIRADENTES

01/03 (sábado) – Tum Tá Que Tá (17h) / Rio Maracatu (18h) / Casuarina (20h)

02/03 (domingo) – Toca Rauuul (16h) / Teresa Cristina com participação de Moyseis Marques (20h)

03/03 (segunda) – Afluente do Céu (17h) / Banda Fundição (18h) / Cordão do Boitatá (20h)

04/03 (terça) – Bloco d’O Passo na Rua (17h) / Orquestra Popular Céu na Terra (18h) / Bangalafumenga (20h)

DIARIAMENTE, NOS INTERVALOS, DJ CHICOTE.

Local: Praça Tiradentes – Centro
Evento Gratuito
Classificação Etária: Livre

 

TERREIRÃO DO SAMBA

Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Pique Novo, Belo e Fundo de Quintal animam o Terreirão do Samba no carnaval

O Terreirão do Samba terá sete noites de shows populares durante o carnaval. Entre as atrações que se apresentam de 28/2 a 08/03 destacam-se Arlindo Cruz, Pique Novo, Imaginasamba, Nosso Sentimento, Tá na Mente, Clareou, Marquynhos Sensação, Reinaldo, Belo, Marquinho Osócio, Sambaí, Bom Gosto, Fundo de quintal e Dudu Nobre.

Berço do samba na Praça XI, o Terreirão do Samba é, durante o Carnaval, o “point” para quem gosta de samba e pagode de qualidade por um preço acessível. A capacidade de público é de 16 mil pessoas por noite de evento. O local conta com 35 quiosques de alimentação e uma estrutura fixa de 75 banheiros. As bilheterias abrem às 18h e os portões às 19h. Os shows têm início às 20h.

Confira a programação completa abaixo:

28/fev

DJ Daniela Fontenelle

Estilo de Ser

Stillo X

PIQUE NOVO

IMAGINASAMBA

Samba Legal

 

01/03

DJ Tannys Campbell

G5

Roda de Samba (Marquinhos de Oswaldo Cruz, Luiza Dionísio, Mauro Diniz, Monarco e Tia Surica)

NOSSO SENTIMENTO

TÁ NA MENTE

Firmamento

 

02/03

DJ Marcelo Lyrio

Estrelato

Roda de Samba (Wilson Moreira, Marquinho Diniz, Dorina, Tantinho da Mangueira e Baianinho)

CLAREOU

MARQUINHOS OSÓCIO

Louca Paixão

 

03/03

Dj Tannys Campbell

Nosso Brilho

Roda de Samba ( Marquinhos Sathan, Zé Luiz do Império, Fred
Camacho, Ana Costa e Toninho Nascimento)

REINALDO

Ta no Clima

 

04/03

DJ Tannys Campbelll

Voz Ativa

Roda de Samba (Ernesto Pires, Noca da Portela, Bruno Maia, Nilze Carvalho e Dunga)

MARQUYNHOS SENSAÇÃO

BELO

Grupo Raça

 

07/03

DJ Ailton Areas

Toda Magia

SAMBAÍ

ARLINDO CRUZ

BOM GOSTO

Rio Samba Show (Quinho, Ito Melodia e Emerson)

 

08/03

DJ Ailton Areas

Atração Surpresa

Roda de Samba (Ivan Milanes, Bianca Cardoso, Nelson Sargento e Toninho Geraes)

FUNDO DE QUINTAL

DUDU NOBRE

Fixa Samba

 

SERVIÇO:
Terreirão do Samba
28 de fevereiro e 1, 2, 3, 4, 7 e 8 de março.
Bilheteria a partir das 18h e abertura dos portões às 19h. Shows começam às 20h.
Rua Benedicto Hipólito, s/nº – Praça Onze
Ingressos a R$ 15
Censura: 18 anos

 

 

BLOCOS DE EMBALO E FREVO TOMAM CONTA DA AVENIDA RIO BRANCO

 

Os Blocos de Embalo animam o Centro do Rio a partir do sábado. Cacique de Ramos, Boêmios de Irajá e Bafo da Onça, entre tantos outros que representam o carnaval em sua essência, desfilam até terça-feira na Avenida RioBranco, no Centro do Rio. Tradicionais e de vários pontos da cidade, no ano passado eles atraíram 65 mil foliões que aproveitaram a folia nos mais de 40 grupos que se apresentam no local.

 

 

FREVOS – DIA 01/03/2014 (SÁBADO)

ORDEM

HORA

AGREMIAÇÃO

16H

B.C. CAMPEÕES DA VIDA

18H

O RIO FREVO CULTURA E DANÇAS DA ALEGRIA DO RIO

ASS. CARNAVALESCA CULTURAL DE FREVO E DANÇAS DE SANTA TEREZA

O RIO FREVO CULTURA E DANÇAS DA COMUNIDADE DA RAIA

CLUBE CULTURAL FLOR DO ESTÁCIO

BLOCOS DE ENREDO – GRUPO 1 – DIA 01/03/2014 (SÁBADO)

ORDEM

HORA

AGREMIAÇÃO

19H

G.R.B.C. COLIBRI DE MESQUITA

19:45

G.R.B.C. IMPÉRIO DO GRAMACHO

20:30

G.R.B.C. FLOR DA PRIMAVERA

21:15

G.R.B.C. UNIÃO DA PONTE

22H

G.R.B.C. COROADO DE JACAREPAGUÁ

22:45

G.R.B.C. TRADIÇÃO BARREIRENSE DE MESQUITA

BLOCOS DE EMBALO – DIA 02/03/2014 (DOMINGO)

ORDEM

HORA

AGREMIAÇÃO

14H

SEGURA A LINGUA FALADOR

14:30

ALEGRIA DO RIO

15H

ESTRELA D’OYA

15:30

AYMORÉ DA PENHA

16H

UNIDOS DA PAIXÃO

16:30

PAGODÃO DO BECO DE PILARES

17H

FOLIÕES DO RIO

17:30

PAGODÃO DE MADUREIRA

18H

BOÊMIOS DE IRAJÁ

10º

19H

BOCA NERVOSA DE CORDOVIL

11º

19:30

INSTITUTO CULTURAL BAFO DA ONÇA

12º

20H

FILHOS DE GANDHY

13º

20:30

CACIQUE DE RAMOS

14º

21H

ACADÊMICOS DOS ARCOS

BLOCOS DE EMBALO – DIA 03/03/2014 (SEGUNDA)

ORDEM

HORA

AGREMIAÇÃO

14H

COMUNIDADE EVANGÉLICA DA ZONA SUL

14:30

OLARIAS

15H

BALANÇO DE PILARES

15:30

CORAÇÕES DAS MENINAS

16H

TURMA DO GATO E SAMBA

16:30

VAI BARRA? NUNCA

17H

TURMA DO SERROTE

17:30

BOÊMIOS DE SÃO CRISTOVÃO

18H

BADALO DE SANTA TEREZA

10º

18:30

ALEGRIA DA MANGUEIRA

11º

19H

VAI QUEM QUER

12º

19:30

EMBALO DE SANTA TEREZA

13º

20H

DEIXA FALAR

14º

20:30

CACIQUE DE RAMOS

15º

21H

FILHOS DE GANDHY

16º

21:30

ALEGRIA DA INDIA

BLOCOS DE EMBALO – DIA 04/03/2014 (TERÇA)

ORDEM

HORA

AGREMIAÇÃO

14H

GUERREIROS DE SÃO JORGE

14:30

UNIÃO DE SÃO CRISTOVÃO

15H

XODÓ DA PIEDADE

15:30

TRIBO DA CACUIA DA ILHA DO GOVERNADOR

16H

IFÊ OMINARÁ

16:30

FILHOS E FILHAS DE GANDHI

17H

FILHOS DA PAZ / RAÍZES AFRICANAS

17:30

IMALE IFE

18H

URUN MILA / LEMI OTÓ

10º

18:30

ZIMBAWÊ

11º

19H

SACODE DA MANGUEIRA

12º

19:30

BERÇO DO SAMBA

13º

20H

EMBALO DO ENGENHO NOVO

14º

20:30

HORA CERTA

 
Secretaria Especial de Turismo|Riotur
Assessoria de Comunicação Social

Deixe um comentário