Roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe no proximo domingo(12), a União da Ilha do Governador, na Feira das Yabás .
Feira das Yabas – Marquinhos Oswaldo Cruz Medley
Roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe no proximo domingo(12), a União da Ilha do Governador, na Feira das Yabás .
Escola irá falar sobre a Culinaria Brasileira no carnaval 2018 , e a Feira das Yabás será uma das homenageadas dentro do enredo.
No próximo domingo, dia 12 de novembro , acontece uma edição especialissima da Feira das Yabás. A roda de samba do cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe a União da Ilha do Governador. A escola irá falar no carnaval do ano que vem, sobre Culinaria Brasileira, com o tema: “Brasil bom de boca”, e a Feira das Yabás será uma das homenageadas dentro do enredo que esta sendo desenvolvido pelo carnavalesco Severo Luzardo. Na avenida, o enredo será dividido em cinco partes: a comida dos índios, o que foi trazido de fora e introduzido na nossa alimentação, o que os negros adicionaram à culinária brasileira, o país como celeiro do mundo, e as iguarias que hoje só encontramos aqui.
De acordo com Severo, o tema é muito amplo e procuramos dividir dentro do nosso contexto.
Vamos abordar da antropologia à sociologia da nossa cultura alimentar, nossos costumes e peculiaridades, além dos locais sagrados do comer brasileiro, como os mercados, as feiras livres e os botequins.
No evento tera a bateria do mestre Ciça, sambas históricos da escola na voz marcante do intérprete oficial da Ilha, Ito Melodia , show de passistas, baianas, velha-guarda e apresentação de casal de mestre-sala e porta-bandeira. E o que é melhor. De de graça .
A Feira começa às 13h, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, zona norte da cidade e, esse ano, acontece de 2 em 2 meses..
Grandes nomes da MPB, como Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Danilo Caymmi, Fátima Guedes, Jongo da Serrinha, Guinga, dentre outros, já marcaram presença no evento Cultural. A festa tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, a realização da Merecita Promoções e assessoria de imprensa da Código Morse Assessoria de Imprensa e Comuninação.
Além da boa música, o público ainda pode aproveitar para experimentar a culinária típica do subúrbio carioca e pratos de origem africana, nas 16 barracas expositoras do evento, sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: um imenso restaurante a céu aberto. Entre as muitas opções estão o mocotó e o aipim com carne seca da Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela. A refeição mais concorrida é a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos que, além da rabada,também prepara angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Já na barraca da Jane Carla, é vendido cozido de peixe. A expositora Romana vai de carré com couve à mineira, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha. Bobó de camarão é o prato da Jussara, e Selma Candeia, filha do sambista Candeia, oferece abóbora com carne seca. A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Já Tia Edith apresenta macarrão com carne assada, enquanto Vera Caju, mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora. Rosimeri serve a deliciosa galinha com quiabo e Jane Pereira, mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e o bolinho de bacalhau para a Feira e Marlene apresenta roupa velha e feijoada. E se você ainda não estiver satisfeito, pode experimentar a vaca atolada, a carne com aipim e o croquete de carne seca, preparado com os mesmos ingredientes da vaca atolada, da Tia Natércia e da Sueli. Para arrematar, as expositoras Vera de Jesus e Janaina de Jesus preparam doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 30,00.
Sobre a Feira das Yabás:
A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes de todas as regiões do Rio.
Serviço:
Feira das Yabás – Música, Cultura e Gastronomia.
Atrações: Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe como convidada: União da Ilha do Governador.
Quando: Domingo, 12 de Novembro de 2017.
Hora: a partir das 13h.
Local: Praça Paulo da Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro
Evento gratuito.
Mais informações: 21- 97042-3110
Classificação: Livre
Enildo do Rosário( Viola)
Assessoria de Imprensa e Divulgação.
Celular: 97042-3109
e-mail:violaassessordeimprensa@gmail.com
Twitter:www.twitter.com/violaassessor
Facebook: Viola Assessor De Imprensa
Facebook: Enildo do Rosário
Facebook: Enildo Viola
Watsapp: 98478-3196
Instagram:violaassessor