SALGUEIRO LEVARÁ PARA A SAPUCAÍ O PRIMEIRO PALHAÇO NEGRO DO BRASIL
SALGUEIRO LEVARÁ PARA A SAPUCAÍ O PRIMEIRO PALHAÇO NEGRO DO BRASIL
Benjamim Chaves, mais conhecido como Banjamim de Oliveira estará presente na Marquês de Sapucaí em 2020. A história do primeiro palhaço negro do Brasil será contada pelo Salgueiro em 2020 no enredo “O Rei negro do picadeiro” e terá o desenvolvimento do carnavalesco Alex de Souza.
Benjamim nasceu em 1870 na cidade de Pará de Minas, em Minas Gerais, e foi idealizador do primeiro circo-teatro do País. No circo Spinelli, onde misturava números circenses com dramaturgia, o palhaço negro viveu o período áureo no Rio de Janeiro onde apresentou, pela primeira vez em português, a opereta Viúva Alegre, de Franz Lehar. O artista também ficou famoso por interpretar Othelo de Sheaskpeare debaixo da lona circense, ganhando admiração de renomados teatrólogos.
Porém nem tudo foram flores na vida do palhaço! O preconceito racial era grande e fez com que ele afirmasse que seu destino era o destino dos negros: fugir!
Durante o lançamento na quadra na noite deste domingo, 05, o presidente André Vaz salientou que lançar o enredo cedo é a possibilidade de comprar materiais mais baratos no mercado. O evento contou ainda com a presença de bisnetos de Banjamim de Oliveira, presentes na quadra da Agremiação!
A sinopse será entregue aos compositores amanhã, 06 de maio, na quadra da Escola.