Secretaria de Habitação acompanha evolução das obras do Alemão III
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 14 de março de 2024
Secretaria de Habitação acompanha evolução das obras do Alemão III
Equipe estadual fiscaliza os 11 blocos do empreendimento
Os técnicos da Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social acompanham e fiscalizam de perto as obras do Governo do Estado do RJ para a construção do Conjunto Habitacional Alemão III, condomínio que vai beneficiar 440 famílias do Complexo do Alemão, na Zona Norte da capital. Nesta quinta-feira (14/03), uma equipe vistoriou o canteiro na Avenida Itaoca para documentar a evolução das intervenções.
Para o governador Cláudio Castro, a obra no Alemão é uma conquista histórica para o estado do Rio de Janeiro.
– O trabalho na nossa gestão é todo dia, para todos, pelo benefício dos que mais precisam. Continuamos trabalhando para levar habitação de qualidade para os cidadãos fluminenses. As intervenções no Alemão III representam uma vitória para centenas de famílias – afirma Castro
O Conjunto Habitacional Alemão III terá 11 blocos, divididos em dois condomínios. Atualmente, são executados os serviços, em diversas frentes, de fundação, estrutura, alvenaria, reboco interno, reboco externo, gesso liso, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, rede externa de esgoto, rede externa de drenagem, guaritas do condomínios 01 e 02, lixeira do condomínio 01, centros de convivência dos condomínios 01 e 02, muro divisório e base dos reservatórios de água.
O secretário de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, destacou a importância das intervenções.
– Sabemos que este empreendimento representa a realização de um sonho para as pessoas da região do Complexo do Alemão. As obras estão avançando! A Sehis está acompanhando todas as etapas das intervenções com muita diligência e tenho certeza de que a qualidade de vida das famílias será transformada – conta Dauaire.
PRESENÇA FEMININA
Uma resolução publicada em março de 2023 garante que 5% das vagas nas obras e serviços de engenharia nos contratos da Sehis devem ser destinadas às mulheres. Na construção do Alemão III, as mulheres estão presentes em diferentes setores. Letícia Linhaus é diretora de Engenharia da Abre Engenharia, que é a empresa responsável pelas intervenções. Para ela, a participação feminina é fundamental.
– Entrei na área da construção civil em 2007 e nesta época a engenharia era um ambiente muito fechado para as mulheres. Eu fui a única mulher em muitas das obras que participei no início da minha carreira. Mas hoje a gente percebe a abertura que a Secretaria de Habitação está dando para que as mulheres possam trabalhar nos canteiros de obras. Ter um percentual mínimo para as mulheres representa a quebra de um preconceito! – comemorou a engenheira.
Foto Uanderson Fernandes
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Credito foto
Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito Autora