Seminário “Retratos Carnavalescos da Independência” marcou o Dia Nacional da Cultura

Seminário “Retratos Carnavalescos da Independência” marcou o Dia Nacional da Cultura

O Dia Nacional da Cultura, comemorado no último sábado, dia 5 de novembro, foi de muita emoção e atividades para os participantes do Seminário “Retratos Carnavalescos da Independência”, realizado no barracão da Unidos da Viradouro. O evento, idealizado e organizado por MP Salles Arte no Carnaval, com os apoios da Unidos do Viradouro e Cria da Casa, e patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC/RJ), marcou a data festiva da Cultura com diversas palestras de profissionais do Carnaval, visitas ao barracão e produção de figurinos.
O seminário muito bem organizado, teve início às 8 horas, com o credenciamento dos participantes, que foram recebidos logo na entrada do barracão da Viradouro; seguido às 08h30, do coffee break; e às 09h30, da apresentação dos palestrantes.
O primeiro palestrante, o jornalista e pesquisador João Gustavo, abordou o tema “Como carnavalizar enredos históricos”, dando destaque ao trabalho que começa com a pesquisa histórica do enredo. Ele destacou que o carnaval carioca se cristalizou no século XIX e teve como modelo o carnaval de Paris. Do século XIX até os dias de hoje, a festa só cresceu e se tornou um grande espetáculo, esperado todos os anos pelo público.
O segundo palestrante, o diretor de Carnaval da Unidos do Viradouro, Alex Fab, explicou o tema “Como desenvolver harmonia e direção de carnaval em enredos históricos”. Ele destacou que o grande espetáculo surge com o trabalho de toda a equipe.
Márcio Moura, cuja palestra abordou sobre “Pesquisa e criação na elaboração coreográfica com os enredos de temática históricas”, explicou como foi desenvolvida a coreografia da Unidos de Vila Isabel no desfile de 2022. Ele destacou que acompanhou todo o trabalho de confecção do tripé que seria usado na comissão de frente, que ensaiava com e sem chuva na Cidade do Samba.
A chefe de atelier, Alessandra Reis, o figurinista Roberto Monteiro e o carnavalesco Tarcísio Zanon, falaram sobre o tema “Do enredo ao figurino”. Zanon destacou que os três trabalham juntos no enredo da Viradouro e que não há vaidade, eles sentam, conversam, desenham, discutem, produzem, e o resultado tem sido favorável ao trabalho do grupo. Eles apresentaram os figurinos confeccionados no desfile de 2022.
Após as palestras, foi feito intervalo para o lanche e, em seguida, a turma foi assim dividida: uma acompanhou o diretor Alex Fab para conhecer as alegorias que estão sendo elaboradas no barracão; outra turma seguiu com o aderecista Biano Ferraro; outra com o aderecista Rogério Sampaio; e a última, com o aderecista  Wladimir Viana. Os participantes confeccionaram dois figurinos, Dom Pedro e Maria Leopoldina, que ao final do evento, foram apresentados por dois figurantes.
O seminário foi composto de aulas teóricas e práticas e, ao final do dia, o diretor Alex Fab entregou um certificado aos participantes, agradecendo a participação de cada, ressaltando que a Viradouro estará sempre de portas abertas à cultura carnavalesca, e destacou aos organizadores que outros projetos como esse serão bem-vindos à escola.

Adriana Vieira
Assessoria de Imprensa
MP Salles Arte no Carnaval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + oito =