SORDHESERJ realizou primeira palestra com bambas do quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira
SORDHESERJ realizou primeira palestra com bambas do quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira
No último sábado, quem esteve presente na sede da AESCRJ, pode contemplar o início do ciclo de palestras que a SORDHESERJ, Sociedade Recreativa dos Diretores de Harmonia das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro irá realizar durante o ano de 2015.
Neste primeiro sábado (13), as palestras se dividiram entre nomes do samba que atuam efetivamente no quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira.
Mestre Manoel Dionísio e Magda Dionísio, do projeto Escola de Mestre-Sala e Porta-Bandeira; Fabrício e Denadir, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira do Gres. São Clemente e, o mestre de cerimônias e coreógrafo Bonifácio, que atualmente acompanha e apresenta o 1o casal da Mocidade Independente de Padre Miguel.
As palestras foram recheadas de dicas importantes, desde a forma correta de se conduzir um pavilhão até o desenvolvimento histórico do surgimento dos estandartes, aos dias de hoje, conduzido com muita maestria por Bonifácio.
Comentários e considerações sobre a maneira como o segmento é visto, administrado e montado nas agremiações, tambem foram pontos altos do debate que teve em alternância, os mediadores Beto Manfredo e Lourenço Lúcio, ambos representantes da SORDHESERJ.
A entidade que comemorou recentemente 18 anos está retomando sua história e consequentemente sua força, com o objetivo de auxiliar, orientar e multiplicar os conhecimentos técnicos sobre o segmento.
As palestras terão continuidade durante todo o ano. É aberta ao público em geral.
O próximo encontro será no dia 29 de junho às 20horas, a pedido da comissão de carnaval do GRES Paraíso do Tuiuti, aberto a todos e com palestra proferida pela diretoria da SORDHESERJ.
foto: Rodrigo Borges