Sugestão para Domingo: Império da Fé: a carreata de São Jorge do Império Serrano
Império da Fé: a carreata de São Jorge do Império Serrano
Religião e Carnaval, pelo menos nos discursos oficiais, parecem separados por uma dicotomia que demarca o “sagrado” e o “profano”. Entretanto, quando se trata da relação entre as escolas de samba do Rio e o santo guerreiro, tal raciocínio não se aplica, e a fé assume sua própria coerência ao longo dos percursos das tradicionais carreatas.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano realizará no domingo, 26 de abril, a 45ª edição da Carreata de São Jorge. A concentração do evento, que é feito pela verde e branca em homenagem ao santo guerreiro, está marcada para 9h, na quadra da escola. A programação oficial terá início às 9h30, com celebração realizada pelo Diácono José Francisco. Após o ato religioso, os fiéis e devotos seguirão em carreata pelas ruas de Madureira. Como em todos os anos, o trajeto será feito com seis paradas: Igreja de São Jorge, em Quintino; Clube da Esquina e Centro Espírita Caminheiros da Verdade, no Engenho de Dentro, quadra da Imperatriz Leopoldinense, em Ramos; e Morro da Serrinha, berço do Império Serrano, onde a imagem de São Jorge recebida pela bateria da agremiação, a Sinfônica do Samba, voltando ao ponto de partida, a quadra da escola, na Av. Ministro Edgar Romero, 114. Lá a festa terá prosseguimento com roda de samba comandada pelo grupo Simples Diferença. E a entrada, vale destacar, será gratuita!
Este ano, uma novidade deverá animar ainda mais os sambistas devotos do santo guerreiro: o Ônibus do Samba. O objetivo é levar uma roda de samba itinerante a todos os locais de parada da carreata. A expectativa é reunir 5 mil pessoas ao longo de todo o percurso.
Um pouco da história de São Jorge:
Jorge foi soldado do Império Romano em época em que cristãos eram perseguidos. Jorge protestou e acabou sendo torturado pela insolência. Ele morreu decapitado em 23 de abril de 303, mas sua história foi contada em diversas cidades do Império Romano pelos soldados que estavam em missão. Foi assim que ele ganhou sua fama e virou São Jorge, o santo guerreiro. Essa é, em teoria, a história verdadeira, conforme é contada pela Igreja Católica. Mas o santo também está envolvido em algumas lendas. De luta com dragão até casa na Lua, as histórias com São Jorge acabaram gerando um folclore próprio.
Mais sobre São Jorge em: http://www.casadobruxo.com.br/textos/magia94.htm
Serviço e roteiro:
9 horas – Concentração na sede do GRES Império Serrano – Avenida Edgar Romero, 114 – Madureira
9h30 – Celebração na sede do GRES Império Serrano
10h30 – Início da Carreata
1° Parada – Igreja Matriz de São Jorge – Rua Clarimundo de Mello- Quintino
2° Parada – Clube da Esquina – Engenho de Dentro
3° Parada – Centro Espírita Caminheiros da Verdade – Engenho de Dentro
4° Parada – G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense – Ramos
5° Parada – Morro da Serrinha
O horário de retorno para a quadra do Império Serrano está previsto para às 17h.
Mais informações:2450-2711
FOTO: DIEGO MENDES / SETOR 1