Sylvio Lanna e Geneton Moraes Neto são homenageados na 18ª Mostra do Filme Livre (CCBB_SP) – 27/3 a 22/4
SYLVIO LANNA E GENETON MORAES NETO SÃO HOMENAGEADOS NA 18ª EDIÇÃO DA MOSTRA DO FILME LIVRE
* dia 28/03, sexta, às 19h, sessão especial + debate com a presença de Sylvio Lanna
* dia 19/04, às 18h30, debate sobre a obra de Geneton Moraes Neto
* Centro Cultural Banco do Brasil Sã Paulo | Entrada gratuita
O cineasta mineiro Sylvio Lanna e o jornalista e superoitista pernambucano Geneton Moraes Neto são homenageados na 18ª edição da Mostra do Filme Livre, conhecida por evidenciar a produção independente, sem verbas públicas ou sem grandes patrocínios, e de viés mais autoral.
O evento, que acontece de 27/03 a 22/04, no CCBB São Paulo (depois segue para Brasília e RJ) , exibirá 155 filmes de todo o Brasil. A programação inclui, além das sessões especiais sobre os homenageados, estreias de filmes , oficina de super-8 e debates.
No dia 29/03, sexta, às 19h, acontece a sessão especial, seguida de debate com a presença de Sylvio Lanna. Já no dia 19/04, às 18h30, acontece a sessão especial Geneton Moraes Neto e debate sobre sua obra, ambos no CCBB SP, com entrada gratuita.
Homenagem a Sylvio Lanna – Mineiro de Ponte Nova, Sylvio Lanna entrou para a história da cinematografia brasileira e mundial em 1970, quando finalizou seu primeiro e único longa: “Sagrada Família”. Considerado um marco do “Cinema Marginal”, o filme é um radical experimento narrativo e técnico, com uma desconstrução sonora poucas vezes vista em película. Embora tenha vivido um grande hiato cinematográfico desde então, Sylvio quer deixar a fama de artista bissexto e acaba de realizar duas novas produções: o média “? In Memoriam – O Roteiro do Gravador” e o curta “Um Cinema Caligráfico”, que estrearão na mostra. Outro quitute que será saboreado pelos expectadores é a raridade “Malandro, Termo Civilizado (ou Malandrando)”, média realizado em 1986 com participações de Moreira da Silva, Wilson Grey e Luís Melodia, que é praticamente inédito em tela grande.
Homenagem a Geneton Moraes Neto – Jornalista e cineasta pernambucano, Geneton Moraes Neto começa a realizar curtas experimentais por incentivo e influência do crítico Fernando Spencer no início dos anos 70, período que coincide com a popularização do super-8 sonoro, permitindo um cinema com total liberdade e pouquíssimos recursos. A filmografia de Geneton possui mais de uma dezena de curtas, documentários, ensaios e manifestos audiovisuais realizados em paralelo ao seu trabalho jornalístico. A Mostra do Filme Livre vai exibir 9 filmes restaurados pela Cinemateca Pernambucana, realizados por Geneton entre 1973 e 1983 e a programação em sua homenagem tem a curadoria da Coordenadora de Cinema da Fundação Joaquim Nabuco e da Cinemateca Pernambucana Ana Farache e do cineasta e professor da UFPE Paulo Cunha, codiretor dos curtas “Coração do Cinema” e “Esses Onze Aí”, que também serão exibidos na Mostra. As sessões dos curtas serão seguidas de debates e ambos os curadores estarão presentes para conversar com o público nos CCBBs de São Paulo, Brasília e Rio sobre a importante produção de Geneton no campo do audiovisual e sobre o legado de seus filmes.
A programação paralela contará com uma oficina de Super 8 e 3 Debates no CCBB SP:
29/03, às 19h – Sessão e debate com a presença de Sylvio Lanna
19/04, às 18h30 – Sessão Geneton Moraes Neto e debate sobre sua obra
22/04, às 19h – Sessão com os curtas feitos na oficina de Super 8, com o filme premiado e debate com a direção do filme premiado e os professores da oficina
Programação completa: http://mostradofilmelivre.com/19/
Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1nvRUTnrWojLRCjBzEBEpaYdoIWj62Ef_
Homenagem a Sylvio Lanna: https://www.youtube.com/watch?v=eMoFz5P3A34
Homenagem a Geneton Moraes Neto: https://www.youtube.com/watch?v=QSTrIojbhLk
Serviço:
18ª Mostra do Filme Livre
de 27/03 a 22/04, no CCBB São Paulo
de 16/04 a 12/05, no CCBB Brasília
de 08/05 a 03/06, no CCBB Rio de Janeiro
de 24 a 29/05, no Cine Arte UFF, em Niterói
Entrada Gratuita
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro | São Paulo – SP
Capacidade Cinema: 70 lugares
Ingressos: serão distribuídos a partir de uma hora antes de cada sessão, na
bilheteria do local
Funcionamento da bilheteria: todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças.
Informações: (11)3113-3651 | (11) 3113-3652
ccbbsp@bb.com.br | bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp |
facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp
Assessoria de imprensa do CCBB:
Leonardo Guarniero
(11) 4298-1279/1282 | leoguarniero@bb.com.br
Atendimento à Imprensa – São Paulo
ATTi Comunicação e Ideias
Eliz Ferreira e Valéria Blanco