Tom Maior lança enredo “É coisa de preto” para o Carnaval 2020
Tom Maior lança enredo “É coisa de preto” para o Carnaval 2020
A Tom Maior apresentou, na noite desta quinta-feira (13), o enredo “É coisa de preto”, que vai defender no Carnaval 2020. O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo nas redes sociais da escola.
A proposta é enaltecer a negritude e os esforços de uma raça que participou intensamente da construção da identidade de nosso país, muito além de estereótipos. “Nosso desfile mostrará como os africanos se tornaram afro-brasileiros e contribuíram muito no desenvolvimento de nossa sociedade”, conta o carnavalesco André Marins. “São líderes, estudiosos, escritores, poetas, artistas populares e eruditos, transgressores sociais… Personagens que o preconceito insiste em ofuscar de nossa história”, completa.
Na avenida, estarão vitórias e conquistas dessa raça, assim como personalidades negras de destaque em nossa história. “Desde o enredo sobre Angola (2009), a comunidade pedia que a escola falasse sobre negros. E, felizmente, a gente conseguiu atender esse desejo”, destaca a presidente Luciana Silva.
O título “É coisa de preto” nasceu como uma provocação. “As pessoas se acostumaram a ouvir essa frase com um sentido pejorativo. Mas a Tom Maior vai mostrar que não, que coisa de preto é coisa boa”, completa a dirigente.
Na próxima segunda-feira (17), o carnavalesco André Marins e a direção da escola farão a explanação do enredo para os compositores. O encontro será às 21h, na Fábrica do Samba.
Crédito Foto e Divulgação