Troféu Conselheiro Ed Miranda – Homenagem às agremiações que abordaram a cultura negra no carnaval 2019

Troféu Conselheiro Ed Miranda Rosa vai homenagear agremiações que abordaram a cultura negra no carnaval 2019

O Troféu Conselheiro Ed Miranda Rosa de Cultura Negra no Carnaval, promovido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine), vai contemplar escolas de samba que abordaram a temática afro-brasileira em seus enredos no carnaval 2019. A cerimônia de entrega será no dia 19 de setembro, às 17h, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio.

Anualmente o troféu consagra agremiações e profissionais que levantaram questões sobre a origem, expressões e personalidades negras no carnaval carioca. Em sua 14ª edição, o evento vai homenagear 35 nomes de 14 categorias, como pesquisador, bloco, carnavalesco, passista e Velha-Guarda, além de representantes do poder público.

O Secretário Municipal de Cultura, Adolpho Konder, é um dos homenageados especiais. Ele destacou a importância do samba na formação da identidade cultural carioca. “O carnaval foi o pioneiro em dar visibilidade à cultura negra e também é um instrumento de resistência, reflete a cultura do povo. Precisamos valorizar os artistas que se empenham durante todo o ano pra construir a nossa grande manifestação cultural”.

Para a presidente do Comdedine-RJ, Fátima Malaquias, a premiação é uma maneira de reverenciar os profissionais que ajudam a perpetuar a cultura negra através da arte.

“O maior espetáculo da terra tem as raízes fincadas em solo africano. É no carnaval que essa cultura é vista pelo mundo inteiro, e isso é feito com muita luta e muito suor. Nada mais justo do que homenagear as pessoas que colocam a história do negro na passarela”, afirmou.

O universo dos livros vai abrir as portas para receber quem fez a diferença no carnaval 2019, como os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, da Acadêmicos de Vigário Geral, que falaram sobre os governantes do antigo Reino do Congo, além de Leandro Vieira, que tratou dos heróis nacionais marginalizados no carnaval da Estação Primeira de Mangueira. A lista ainda traz nomes como o mestre Manuel Dionísio, o comentarista Milton Cunha, e a rainha de bateria Evelyn Bastos.

A premiação conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Rio de Janeiro.

Serviço

O Troféu Conselheiro Ed Miranda Rosa de Cultura Negra no Carnaval

Biblioteca Parque Estadual

Endereço: Av. Presidente Vargas, 1.261, Centro

Horário: 19 de setembro, às 17h

Entrada gratuita

(Legenda da foto: Escolas de Samba Paraíso do Tuiuti e Portela no Troféu Conselheiro Ed Miranda Rosa 2018)

Mayara Barcellos:
Nathália Marsal

Deixe um comentário