Unidos de Vila Isabel – Cine Debate “Kizomba, a Festa da Raça” relembrou o desfile histórico de 1988.
No último sábado (23), o Departamento Cultural da Vila Isabel realizou no Centro Cultural Cartola um Cine Debate em homenagem ao antológico Kizomba, desfile que deu o título de 1988 para azul e branca.
Compondo a mesa de debate, nomes como Leonardo Bruno, jornalista; Mestre Mug, histórico mestre de bateria; a ex-presidente Lícia Maria Maciel Canine, a Ruça, Carlinhos Brilhante, mestre-sala de 1988; par da já falecida; Mariazinha, o intérprete Gera e o atual diretor de harmonia, Décio Bastos, que foi um dos integrantes da comissão de frente de 88. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro, que além da homenagem, tinha como objetivo recordar o desfile na visão de seus participantes.
O diretor de harmonia da Vila Isabel, Décio Bastos, estava muito emocionado com as histórias e as recordações abordadas no encontro.
– Eu não podia imaginar que a participação há anos atrás na comissão de frente de “Kizomba”, fosse me trazer tantos frutos como me trouxe. Tantas portas foram abertas, amigos, família, muita copisa nasceu daquele momento. Tive um crescimento profissional e pessoal sem tamanho. Hoje estou na direção de harmonia da escola e esse trabalho começou ali. Na época, éramos 15 guerreiros compondo a comissão, hoje, comando mais de 1.000 pessoas com o mesmo embasamento, equilíbrio, determinado e com a mesma garra de antigamente. Fui convidado na época pelo próprio Martinho da Vila, que me via passear pelas ruas do Boulevard 28 de Setembro. Hoje, estou aqui e isso aqui é minha vida, meu coração! – declarou Décio.
Colunista do Jornal Extra e jurado do Estandarte de Ouro, Leonardo Bruno, lança no fim do ano o livro “Histórias da Vila Isabel”, na coleção “Cadernos de Samba”. Ele também falou da importância do debate.
– O Cine Debate nos fez voltar no tempo, com os depoimentos de personagens fundamentais na história do Carnaval. Feliz da escola que pode ter Mug, Ruça, Gera, Jaiminho, Décio Bastos e Carlinhos Brilhante em seus quadros. E ainda vimos na plateia nomes como Trambique, Bira, Olício e tantos outros sambistas importantíssimos. Como estou terminando de escrever um livro sobre a história da Unidos de Vila Isabel, esta tarde foi um mergulho delicioso na alma da escola. – disse Leonardo.
A iniciativa do encontro foi do novo Departamento Cultural da agremiação, composto por Dalton Cunha, Danilo Garcia, Thales Nunes, Rafael Arantes, Natalia Sarro, Ricardo Nicolay, Hugo de Oliveira e Vinicius Natal. Esse último ressaltou a importância deste tipo de evento para qualquer escola.
– Esse tipo de evento é realmente mais que necessário para qualquer escola de samba. A escola precisa valorizar sua própria história para saber onde quer caminhar, e hoje, fizemos esse primeiro encontro, essa primeira “Kizomba”. É uma honra participar deste momento, estou muito honrado. – revelou Vinícius.
O evento ainda contou com uma exposição de algumas fantasias originalmente usadas no desfile.
Tatiana Perrota
Assessora de Imprensa
Tel.: 21 3179- 0164
cels.:21 98372-8700
Elloo Comunicação & Produção Artística
Av. Franklin Roossevelt, 39, sala 601, Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20021-120
Foto: Divulgação.