Unidos de Vila Isabel – Dona Beta recadastra componente
Conhecer o cotidiano de sua comunidade e o funcionamento de cada setor da agremiação é algo muito importante para aproximar a diretoria de uma escola de samba do componente. Nem sempre isso é possível. Seja pelos muitos afazeres que a parte administrativa da escola exige ou por qualquer outro motivo. Na Unidos de Vila Isabel, porém, Elizabeth Aquino, a Dona Beta, é parte integrante do ‘’Povo do Samba’’, apelido carinhoso da comunidade da azul e branca.
Quem chega ao barracão da escola, na Cidade do Samba, pode conferir quem está atrás da mesa e é responsável pelo recadastramento das alas de comunidade da agremiação, a própria presidente. Compenetrada nas muitas fichas e nos cadastros registrados em seu computador, a dirigente explica o motivo de ela mesmo pôr a mão na massa.
– Eu faço isso há mais de 20 anos! Tem gente pra fazer, mas não consigo abandonar minhas fichas e anotações. Já sei quais são as famílias que desfilam, quem precisa ficar em alas próximas, quem tá gordinho, magrinho(risos)… Minha cabeça já vai colocando um a um em seus lugares certos. Gosto muito e faço com imenso prazer. Sei os nomes do pessoal da comunidade e sei quem está atuante ou um pouco afastado da escola, até quem está na fila de espera – garante ela, que antes de vencer a última eleição presidencial foi passista, secretaria administrativa da escola e vice-presidente, totalizando mais de 50 anos de Vila Isabel.
Uma das agremiações que mais conta com a participação da comunidade, a Unidos de Vila Isabel manterá todas as suas alas de comunidade. Ou seja, 100% de suas fantasias serão doadas aos componentes que ensaiarem. Em 2015, o enredo da escola prestará homenagem ao maestro Isaac Karabtchevsky. ‘’O maestro brasileiro está na terra de Noel, a partitura é azul e branco, da nossa Vila Isabel’’ é o título do desfile que terá o desenvolvimento do carnavalesco Max Lopes. A escola será a quarta escola a desfilar no domingo de folia.