Vice-governador prestigia posse da nova defensora pública-geral do Estado

Vice-governador prestigia posse da nova defensora pública-geral do Estado

Thiago Pampolha destacou a representatividade feminina no cargo

O vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, representou o governador Cláudio Castro, na manhã desta terça-feira (10/01), na posse da nova defensora pública-geral, Patrícia Cardoso. A sessão solene de transmissão do cargo foi realizada na sede administrativa da Defensoria, no Centro do Rio. Nomeada pelo governador em 16 de dezembro, Cardoso foi a primeira colocada na eleição interna realizada em novembro do ano passado, com mais de 55% dos votos. Essa é a primeira vez que a chefia institucional será ocupada por uma mulher nos 68 anos de história da casa.

Durante o evento, Thiago falou sobre a relevância da instituição para a população fluminense, reforçou a importância da democracia e do diálogo e enalteceu o significado deste dia para a Defensoria e para o estado pelo pioneirismo de ter uma mulher à frente desta gestão.

  • A representatividade feminina neste cargo é algo muito emblemático. A promoção de direitos humanos exige proatividade, firmeza e sensibilidade acima de tudo, o que estou certo de que não vão lhe faltar na condução das ações desta casa. Estou motivado e muito orgulhoso, sempre à disposição para seguirmos juntos com toda a estrutura do Estado na árdua e difícil, mas sublime missão de levar dignidade e cidadania, principalmente para a população mais vulnerável. Tenho certeza de que o Estado do Rio de Janeiro e as instituições aqui representadas, por meio do diálogo e do equilíbrio preconizados pelo governador Claudio Castro à sua equipe, vão se estabelecer como a marca da justiça e da democracia – disse Pampolha, parabenizando e desejando boa sorte à nova defensora na caminhada.

Em sua gestão, Patrícia Cardoso pretende dar continuidade às políticas atuais, ligadas à pautas sociais, que vêm sendo implementadas na DPRJ nos últimos anos, para garantir o modelo público de assistência jurídica integral e gratuita para toda a sociedade fluminense, como está na Constituição Federal, a partir da autonomia e independência da instituição. Além disso, a nova defensora pública-geral destacou a defesa dos direitos das mulheres como ponto fundamental das diretrizes de sua liderança.

Em seu discurso, agradeceu a cada um dos presentes com uma mensagem de carinho, especialmente ao vice-governador, que foi seu estagiário, e reafirmou seu compromisso com uma gestão responsável, focada no desenvolvimento interno, nas pautas sobre direitos da mulher e no reforço das parcerias institucionais.

  • Somos uma grande agência nacional da promoção da cidadania. É com muita honra, coragem, altivez e propósito institucional, que assumo este cargo. Quero estruturar cada vez mais nossa pauta de direitos da mulher. Cada minuto da minha gestão será transformadora sob a perspectiva de gênero, dentro e fora da instituição. A gente tem potencial para mudar ainda mais. Com transparência, independência e equilíbrio podemos fazer história e transformar vidas – reiterou Patrícia.

Além do vice-governador do estado, estiveram presentes no encontro o procurador-geral de justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos; o conselheiro vice-presidente, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Márcio Pacheco; a corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Kátia Varela Mello; o procurador-geral do estado, Bruno Dubeux; o defensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, que deixou o cargo, Rodrigo Pacheco, entre outras autoridades.

Deixe um comentário