VILA ISABEL: Confiança, competência e respeito regem a final da disputa de samba da escola
CONFIANÇA, COMPETÊNCIA E RESPEITO REGEM A FINAL DA DISPUTA DE SAMBA DA VILA ISABEL
Para definir a trilha sonora do desfile em que homenageará os agricultores, a querida Unidos de Vila Isabel contará com quatro concorrentes na final de sua disputa de samba, sábado, a partir das 22h. Apesar das muitas peculiaridades, algumas coisas as parcerias têm em comum. Recheadas por professores que convocaram seus alunos para agitar a torcida, estão empolgadas com a maneira como suas obras ecoaram dentro e fora da quadra e, portanto, com muita fé na vitória.
De acordo com Rafael Zimmermann, que escreveu o samba 04 junto a Paulinho Miranda, Turko, Renato Pellizari e Macaco Branco, o ponto forte de sua obra está no poder que ela tem de levantar a galera: “Estamos bem satisfeitos com o samba, que tem uma ‘pegada’ muito boa, além de qualidade na letra e uma certa leveza”, diz ele, que participa da quarta final consecutiva na azul e branca.
Com 70 mil acessos só no You Tube, o samba 01, de Martinho da Vila, André Diniz, Arlindo Cruz, Tunico da Vila e Leonel, já nasceu entre os favoritos. Nomes, no entanto, não garantem resultado, salienta André: “O que nos permite vencer um concurso de samba é ter um grande samba, o melhor. Martinho da Vila e Luiz Carlos da Vila, juntos, já perderam uma disputa. O que não posso esconder é que estou realizando um sonho que não é só meu. E o mais legal: fizemos um samba totalmente diferente do composto para o último carnaval e com cheiro de interior, tal qual o enredo”.
Ter tamanha constelação como concorrente, afirma Guilherme Salgueiro, não assusta: “As assinatura pesam, com certeza, numa análise de quem está de fora. Para nós, contudo, é um estímulo”, comenta ele, que aponta as qualidades da composição feita em parceria com Dalton Cunha e Wallace Professor. “Nosso samba é lírico, com momentos de explosão e se diferencia dos demais por estar em primeira pessoa. Afinal, ninguém melhor que o próprio agricultor para contar sua história na Avenida”.
“Vai ser muita bonita”, declara Ivanísia, uma das autoras do samba 08, em referência à finalíssima. Segundo ela, “as parcerias há muito vêm demonstrando competência, de modo que dispensam adjetivos”. Sua obra,
também escrita por Eduardo Katata, Alcir, Fininho e Ivan, está pronta para triunfar no que chamou de ‘guerra de paz’: “Estamos confiantes porque fizemos um samba moleque, com muito esmero, seguindo a sinopse. Para enriquecê-lo ainda mais, pesquisamos e demos a ele o linguajar do povo do campo”.
‘A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – “Água no feijão que chegou mais um…”‘ é o enredo da Unidos de Vila Isabel para o Carnaval 2013. A escola será a última a se apresentar, pelo Grupo Especial, desfilando na 2ª feira, 11 de fevereiro, entre 2h25 e 3h50.
8246 – Parceria do Zimmermann; 9422 – Parceira do Guilherme; 2200 – Parceria do André; e 1269 – Parceria da Ivanísia.
Créditos de Diego Mendes
Cássia Valadão – Ass. de Imprensa
Elloo Comunicação & Produção Artística