Blocos de rua animam mais de 4 milhões durante o carnaval carioca em 2012

Blocos de rua animam mais de 4 milhões durante o carnaval carioca em 2012

Festa ainda não terminou. Confira a programação no site http://www.rioguiaoficial.com.br ou no app Rio Guia Oficial

Durante os dias de Carnaval, a cidade do Rio de Janeiro foi palco de 372 desfiles, onde 316 blocos se apresentaram para mais de 4 milhões de foliões. Oficialmente o Carnaval de Rua carioca já é o maior do país. A festa que toma conta das ruas cariocas ainda segue até domingo, com mais 9 blocos realizando 9 desfiles. O destaque vai para o Quizomba, no próximo sábado, e para o Monobloco, no dia seguinte, domingo, dia 26. Toda a programação está nowww.rioguiaoficial.com.br/carnaval/blocosderua e no aplicativo Rio Guia Oficial, disponível gratuitamente para iPhone e Android.

O tradicional desfile do sábado de Carnaval do Cordão da Bola Preta, último representante dos antigos cordões carnavalescos, bateu mais um recorde: foram mais de dois milhões seguindo o cortejo pela Avenida Rio Branco. No domingo, dia 19, o Simpatia É Quase Amor arrastou 150 mil foliões pela Avenida Vieira Souto, em Ipanema. No mesmo dia, 60 mil foram ao Aterro do Flamengo atrás do Bangalafumenga, enquanto o tradicional Cordão do Boitatá recebia 40 mil pessoas na Praça XV.

O desfile do AfroReggae, na segunda-feira, dia 20, levou cerca de 400 mil pessoas à orla de Ipanema – o dobro do previsto. Já o Aterro do Flamengo, o bloco Sargento Pimenta consagrou-se como a maior festa Beatles do mundo, com mais de 60 mil pessoas curtindo o som do grupo londrino adaptado para o carnaval, feito por uma banda de 10 pessoas acompanhadas por uma bateria com 120 ritmistas.

A terça-feira gorda teve como destaque o bloco Carmelitas, que desfilou nas ladeiras de Santa Teresa com 10 mil foliões entusiasmados e muita gente fantasiada de freira. O Vagalume O Verde, que teve 20 mil pessoas cantando seu enredo pela Rua Jardim Botânico entre a Rua Pacheco Leão e a Praça Santos Dumont, na Gávea. O Rio Maracatu foi do Posto 8 ao 9, na Orla de Ipanema, e levou um pouquinho da cultura do Ceará para os cinco mil que agitaram o bairro pela manhã.

A Riotur coordenou uma estrutura que envolve diversos órgãos da Prefeitura do Rio, como Seop, Comlurb, Guarda Municipal e CET-Rio, além do apoio da Polícia Militar e dos Bombeiros Foram instalados quase cinco mil cabines de banheiros químicos distribuídas pelos trajetos dos blocos no período, com aproximadamente 1150 banheiros por dia.

– Estamos satisfeitos com o bom funcionamento do planejamento deste ano. Observamos que o impacto no trânsito tem sido menor e que os blocos que foram transferidos para o Centro e o Aterro ficaram satisfeitos com o novo lar. O carnaval de rua está no caminho certo, sendo cada vez mais animado para quem curte a festa, menos impactante para quem convive no entorno e mais organizado para a cidade – afirma o secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Secretaria Especial de Turismo|Riotur
Assessoria de Comunicação Social | Communication Department

Deixe um comentário